Interação escolar



Como percebemos, estamos vivendo numa época na qual os principais valores estão sofrendo desintegração. A cidadania e a ética estão sendo deixadas de fora da formação dos indivíduos. Dessa forma, a família e a escola têm a importante função de não deixarem que isso continue a acontecer sem fazer nada para mudar a situação. Para isso, é necessária uma integração de ambas com objetivos em comum: tentarem resgatar esses valores para todos envolvidos no processo de formação.

            Não é fácil tarefa promover a participação dos pais na escola. Muitos educadores não medem esforços para conseguirem essa integração, mas alegam baixos, fazendo com que muitos desistam deste projeto.

            A presença dos pais nas reuniões promovidas pela escola é uma questão de interesse por todas as partes envolvidas, pois serão oportunidades únicas de discutirem assuntos ligados à escola e aos alunos (filhos). E hoje, diante da dura realidade que nos deparamos, é mais do que necessária a integração dos pais na vida escolar. E o benefício é duplo! Os pais poderão acompanhar melhor a atuação dos filhos, tanto no que diz respeito à aprendizagem, como sobre a conduta deles frente a colegas, professores e funcionários da escola.

            Desta forma, os pais serão participes da educação dos filhos, no que diz respeito às atitudes deles enquanto estudantes, o que não vem acontecendo, até por ignorarem muitos pais o que se passa com seus filhos na escola.

            A educação não pode ter seu papel apenas na teoria, ela precisa também estar envolvida com a realidade, com o mundo, com as estratégias que fazem parte do universo de cada um que faz parte dela, possibilitando a estes indivíduos agirem na transformação dessa realidade.          

            Essas instituições escolares possuem essa grande tarefa: não deixar que o ambiente escolar seja meramente espectador dos problemas sociais. O exercício da cidadania inclui a prática educativa e carece da participação compromissada dos cidadãos.

            Os pais, em parceria com diretores, professores e funcionários da escola, devem não medir esforços para contribuírem na melhor aprendizagem dos filhos, elevando, assim, a qualidade de ensino e os frutos que surgirão desse processo de acessibilidade. Dessa forma é que conheceremos uma verdadeira e progressiva comunidade escolar, na qual todos são formadores e contribuintes na formação e identidade do aluno (filhos), buscando sempre soluções para os problemas materiais e humanos que interferem no difícil processo pedagógico


Autor: Mara Rogelma Soares Torres Frazão


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