Experiência enquanto professora



Tendo como o texto “Como me construo professora na minha trajetória profissional”, de Maria Marina Dias Cavalcante e Maria Socorro Lucena Lima, irei expor a minha construção como professora, há dois anos, no Colégio Coração de Jesus.

            Ser professora não é tarefa fácil diante da realidade do nosso país e frente às dificuldades encontradas no nosso atual sistema de ensino. Nossos alunos já não têm o espírito competitivo e a ânsia de alcançar o melhor para si através do conhecimento. Nós, professores, ficamos à mercê de resultados pouco esperados, “vendendo um produto que poucos se interessam em comprar.”

            Então, como agir frente a essa realidade? A busca pela lapidação da qualidade do que fazemos tem tornado-se o principal foco para sobrevivência da nossa profissão. É necessário que estejamos dispostos, se pretendemos realmente ensinar, a prosseguir aprendendo ao longo de toda a nossa vida.

            Não é o suficiente a nossa disposição em aprender mais, é necessário também estarmos abertos a mudanças nos nossos paradigmas. O ideal é que cada docente desenvolva suas habilidades, estando sempre aberto para novos conceitos e modelos, desenvolvendo, assim, sua ação educativa, que está fortemente relacionada com as relações existentes no ambiente escolar, seja com o aluno, seja com colegas. Se a relação na escola não for bem resolvida e encaminhada, a própria transmissão dos conteúdos acaba sendo gravemente afetada.

            Fica mais do que claro que o papel do professor vai bem além da docência e das paredes da sala de aula. Este deverá ser reflexivo, influenciando, de forma construtivista, o exercício das práticas e vivências do educando, fazendo-os aprenderem também pelo curso dos acontecimentos e não apenas pelo discurso programado das palavras.

            A escola não deve ser vista apenas como espaço físico para os alunos, ela deve ser, mais do que nunca, agente comprometido com o desenvolvimento pessoal e social dos seus educandos. Cabe ao professor explorar essas habilidades, explorando as riquezas culturais, sociais e a essência de cada ser em formação.

            O professor é a ponte entre as diferentes relações existentes na escola, ele se relaciona com seus alunos e familiares, com a direção e sistema de ensino escolar. Em cada uma destas relações há coisas importantes envolvidas. Para tanto, o professor deve exercer seu papel indagando acerca de sua responsabilidade enquanto profissional e cidadão.

            E é na sala de aula que muitos desses projetos tomam forma, pois é lá que os alunos e professores passam a maior parte de seu tempo, e os limites deste espaço devem ser respeitados, sendo utilizado como lugar educativo, no qual o professor terá a missão de expor suas aulas de forma criativa, utilizando equipamentos e fazendo abordagens críticas e interessantes com os conteúdos em curso, estimulando o aluno a ser um ser ativo, e não mais passivo, nas discussões focadas.

            O aluno do futuro terá que, hoje, ser modificador e atuador da sua própria realidade, dentro da sociedade em que está inserido!


Autor: Mara Rogelma Soares Torres Frazão


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