A missão pedagógica no ensino superior



A MISSÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR

 

 

                                        Abdias Vieira de Mélo Figueredo                          Pós-Graduação Docência no Ensino Superior - IV                                                Faculdade Joaquim Nabuco                                                     Recife - Pernambuco                                                           Dezembro-2011

 

INTRODUÇÃO

 

Na nova sociedade alicerçada pela globalização, o maior investimento que se pode fazer na humanidade é na educação, daí surge a necessidade de repensar o ensino. No ensino superior especificamente, deve ter como missão, a formação da cidadania onde o desafio é reencantar a educação com a socialização do conhecimento.

O ensino superior tem sido questionado sobre o papel social. Não se pode esquecer que o avanço nas ciências tecnológicas tem contribuído muito para disseminação da informação e a descentralização da formação do conhecimento.

Embora podemos observar o magnífico desenvolvimento científico e tecnológico, nunca se observou tamanhas ameças da continuidade da vida no planeta, como o desequilíbrio ecológico, o armazenamento do lixo, a poluição, a escassez da água.

Embora o avanço tecnológico tenha proporcionado o rompimento de fronteiras, ainda cresce a intolerância, o desrespeito aos direitos humanos, racismo, a violência, a homofobia, a exploração sexual de nossas crianças.

A educação tem compromissos com a paz, com a formação de cidadãos voltados para uma conscientização dos valores humanos, o ensino superior não pode fechar os olhos para essa realidade. A sociedade tem exigido cada vez mais cidadãos capacitados, qualificados, com habilidades de repensar o amanhã.

 

Ser Professor

 

Para ser professor se faz necessário pensar no perfil do alunado, principalmente o alunado do ensino superior.

Conforme pesquisa feita pelo IBGE em 2003 e pela UNB em 2004, os alunos que ingressam nas universidades públicas tem melhor formação educacional, porque esses dispõem de mais tempo para estudar, se dedicar a pesquisa. Os alunos que ingressam nas IES particulares já não dispõem desse tempo, pois, geralmente trabalham durante o dia e estudam a noite. Ao professor é exigido domínio da matéria lecionada e muitas ação dirigida para tentar equilibrar o emocional do alunado e assim promover o desenvolvimento da aprendizagem.

Os alunos necessitam de motivação para que o interesse pela aprendizagem seja despertada, e para isso é fundamental que o professor domine a matéria, tenha uma boa postura, boa entonação de voz, didática de um pouco de dramaticidade.

Alguns alunos, principalmente os filhos de pais separados, não recebem apoio necessário no processo educacional que deveria ser compartilhado pela família. Esses alunos muitas vezes se veem abandonados por seus pais. A escola assume o papel de condução única na transmissão de educação e formação da cidadania. Por outro lado, muitas vezes esses alunos encontram um corpo docente despreparado, professores arrogantes, sem capacidade de afetividade - afetividade não pode ser confundida com "sedução" - de diálogo, de orientação moral e educacional, que com suas atitudes em sala de aula, ridicularizam e humilham outros seres humanos. Aqui, se faz necessário lembrar que o papel principal do professor é proporcionar e ajudar o estudante a aprender.

Em sala de aula, os protagonistas do processo de aprendizagem é o professor e o aluno. Deve o professor procurar ouvir as necessidades dos alunos, manter o diálogo, criar vínculos para proporcionar uma aprendizagem eficaz.

O professor através do seu vínculo com o alunado, deve estabelecer o respeito, no exercício de sua autoridade que não deve exceder a competência de técnico-pedagógica. Essa autoridade é exercida com estabelecimentos de regras e critérios no processo do desenvolvimento da aprendizagem em sala de aula, devendo mostra-se atento aos questionamentos feitos pelo alunado.

O professor deve manter em sala de aula uma atitude respeitosa com seu alunado, mostrando postura neutra, pautado nos fundamentamentos da ética e da moral. Conduzindo o diálogo de forma positiva e construtiva, evitando posturas negativas de prepotência do "não ouvir".

O diálogo em sala de aula proporciona aos envolvidos a compreensão das regras e parâmetros estabelecidos por ambas as partes no processo de aprendizagem, estabelecendo clareza entre os alunos dos comprometimentos assumidos para o desenvolvimento da aprendizagem.

Independentemente da etnia e diversidades, através do diálogo promovido com participação, com respeito, com receptividade e afetividade do professor, o alunado tem capacidade de se tornar um profissional especializado e de alto nível em sua área. Essa formação deve ser voltada para conhecimentos gerais e específicos de forma humanística com vistas a uma atuação ético-social.

Esses parâmetros é que fundamentam a missão pedagógica da educação para a cidadania.

É função do bom professor estimular, motivar o alunado a pensar e agir de forma consciente e responsável, assumindo o peso de suas responsabilidades em todas as suas decisões, preparando-o para enfrentar as barreiras da vida e enfrentar uma realidade em constante mutação, não perdendo os valores éticos-sociais.

O alunado deve ser preparado pelo professor de forma que possa receber as informações, processá-las e aplicá-las em sua experiências do cotidiano e daí gerar um conhecimento que possa ser executado em seu planejamento de vida.

Embora no curso superior a preocupação tenha sido a disseminação do conhecimento, se faz necessário e urgente, a busca do resgate de uma educação à cidadania, o que não deve ser apenas função da família e da igreja, mais sim de uma educação voltada para ressignificação dos direitos da dignidade humana, e que deva contribuir para o crescimento humano. A educação à cidadania deve ser fundamentada no respeito a livre escolha e com responsabilidade.

Hoje, a população está cada dia mais informada, e exige a cada momento mais conhecimentos, tornando-a cada vez mais exigente e crítica. Com a informação e tecnologia não basta apenas saber, é preciso colocar em prática, daí se tem os três níveis da dimensão educativa: saber, saber-fazer e saber-ser.

 

A Missão Pedagógica

 

A missão pedagógica enquanto ensino e pesquisa, deve ser fundamentada na ética, com a função de preparar os estudantes para o mercado de trabalho, através de um processo de aprendizagem voltado para a cidadania. Especialmente o ensino superior, tem a missão de preparar cidadãos bem informados, motivados, capazes de pensar criticamente, capaz de analisar o seu meio, buscando soluções para os seus problemas de forma ética e responsável.

A sociedade moderna exige uma educação contínua. A informação, o conhecimento é mutante. Não se admite mais um ensino conteudista, que transmite uma cultura adquirida, pronta acabada. O professor deve ensinar a aprender pesquisando, trabalhando as habilidades do aluno, provocando, interagindo, discutindo, criticando, analisando, estimulando o alundo a desenvolver suas potencialidade e compreensão do mundo, contribuir para a formação profissional que tenha capacidade de identificar os problemas e solucioná-los.

O mercado de trabalho a cada dia, requer novas competências e habilidades, fazendo com que as pessoas tenham que se manterem em constante formação, em conhecimentos e conceitos. É função da comunidade acadêmica buscar novos caminhos na área do saber, que se materializem em projetos pedagógicos para ofertar a sociedade democrática, novas áreas de conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento da sociedade.

 

Considerações Finais

 

É preciso conscientizar-se que a questão de uma educação de qualidade passa pelo viés pedagógico e que a educação ultrapassa a sala de aula. A educação é parte estrutural e pode contribuir para a mudança e crescimento social. O reencanto da educação surge no processo de produção de experiências na construção da aprendizagem, na promoção de vivências do processo de formatação do conhecimento. O verdadeiro professor é aquele que consegue quebrar as resistências e fazer o alunado aprender com prazer sem sofrimentos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


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