Divagações do gelo ao fogo ( luz) essencial em tempo de Natal



 

alt

Imaginemos o que significava o fogo para os Cro-Magnon, homens da era do gelo que  moravamem cavernas. Alémda pedra lascada produziam utensílios com chifres de renas e marfim, inventaram agulhas de ossos com as quais costuravam vestimentas com peles de animais, não conheciam a tecelagem , supõe-se comiam alimentos cozidos... Durante os últimos milhões de anos houve várias eras glaciares, ocorrendo com freqüências de40.000 a100.000 anos. Podemos de longe conceber o quão valioso era o sol...assim como para os povos das calotas polares, é mais fácil considerarmos os Alpes,onde  muitos de nós possuímos parentes. Os povos Celtas reverenciavam o Sol, assim como os Incas e nossos indígenas.  

Prometeu teu o titã, na mitologia grega, roubou o fogo de Zeus e o de aos homens,sofreu sérias conseqüências; acorrentado a pedra por toda eternidade, enquanto seu fígado era devorado pela grande águia.

Porque faço este retrocesso breve na história? Para falar do astro rei, nossa estrela de quinta grandeza que possibilita a vida neste maravilhoso e incomparável, ainda planeta que temos o privilégio de pertencer. A adoração ao sol deu origem ao Natal. Jesus Cristo disse Eu sou a Luz do mundo, ou seja sem a luminosidade do dia não podemos ver, com fogueiras os homens das cavernas viam e viviam nas sombras, relembrando mito da Caverna de Platão e eram povoados por diversos temores, pois fora deste abrigos animais ferozes também os viam como presa, caça.

Simbolicamente referimo-nos a luz para falarmos da capacidade racional humana.

É compreensível  que os festejos natalinos como os conhecemos hoje, tiveram início no hemisfério norte é bastante compreensível fazendo este retrocesso, solo propício para a fantasia sobre renas que transitam sob a terra e nela “pousam” carregando trenós e um homem bom que a todos presenteia. Entretanto aqui no hemisfério sul, apesar do saudosismo e melancolia dos colonizadores europeus não tem sentido, adornarmos árvores de origem alemã, o pinheiro, espinhento e resistente, com falsa neve e adorarmos o bom velhinho de barbas brancas como a neve...

O  Natal Cristão foi habilmente uma apropriação da Igreja Católica dos cultos pagãos ao Sol. Não há certeza de que Jesus tenha nascido em 25 de dezembro, época do solstício de verão, aqui no nosso hemisfério, quando no outro ocorre o oposto, solstício de inverno, dia mais curto do ano e marco de que após este os dias passam a aumentar e as noites diminuindo a época da claridade aproxima-se vigorosamente, o pior passou, ou seja há grande chance de continuarem vivos os sobreviventes ao rigor do inverno no norte do planeta azul .   

Racionalismo à parte a festa Cristã globalizou-se e comemoramos em todo globo terrestre a data de saudação ao astro rei, anteriormente e agora o nascimento do menino que nasceu numa gruta ( casa de pedras), abrigo achado por seus pais que fugiam das perseguições, alguma semelhança com o mito de Prometeu? Mera coincidência...  Jesus teria roubado o fogo simbólico, racionalidade, sabedoria dos deuses de sua época e dado ao povo pra salva-los do jugo dos  superiores , soberbos, hipócritas governantes; Imperador e Sacerdotes que detinham o poder; conhecimento e desta forma manipulavam as massas destituídas de conhecimento de suas próprias capacidades, distantes dos livros que os nobres consultavam, privados de conhecimentos gerais e históricos, incapazes de galgar melhores posições sociais, empregos, etc...Pois eram  humildes, iletrados e presos a superstições? Seria este o motivo de Jesus ter sido perseguido até , pelo que se sabe, a sua idade adulta? Teriam os videntes, pois que los hay, los hay, previsto o nascimento de um menino dotado de grande inteligência mental e emocional, curioso, rebelde e carismático, capaz de ganhar uma legião de seguidores, que ameaçaria o poder vigente?

Bem é tempo de Natal , de encanto e esperanças, e eu sinceramente espero que a luz seja reverenciada, que tenhamos inteligência e a utilizemos para criar novas tecnologias e poupemos os recursos naturais, para que enquanto um líder não surja "renasça"( segundo a crença Jesus retornará) entre nós, e afronte o poder econômico, juntando em torno de si multidões de adeptos, que se oponham aos valores escravizantes;  incentivo ao consumo desenfreado, e comecem a usar  racionalmente o seu fogo, metaforicamente falando, e de todas criaturas , incluindo manancial de águas e vegetação ,para a continuidade da espécie humana sob este solo em constante transformação, possamos apossarmo-nos de Sua palavra e ensinamentos sobre igualdade , fraternidade e, lutemos para que realmente haja saúde, energia , e educação que liberte-nos da escravidão, servidão voluntária aos poderes que já não nos  servem..   

 ilustração - William Blak -ancient of days


Autor: Virginia Fulber


Artigos Relacionados


Hoje é Natal.

É Tempo De Natal!

A História Do Natal

Os Presentes De Natal

Decoração De Natal

Feliz Natal

O Que Representa O Natal?