O perfil do docente universitário no século xxi: tendências e desafios



Erica Aparecida da Silva Lemes[1]

Resumo

O presente artigo discute os fenômenos da sociedade atual e suas influencias na inserção de profissionais diversos no campo educacional, bem como, os fatores que levaram ao repensar da prática dos docentes universitários na condução do processo de ensino aprendizagem na sociedade contemporânea. Para esse intento, teci um breve percurso das influências existentes na formação do profissional docente, mostrando que a complexidade do ensinar no século XXI, tem levado o educador a uma busca incessante de alternativas para aprimorar a prática propedêutica. Este trabalho resulta-se então, na importância de se encarar o conhecimento técnico profissional como a primeira etapa da vida docente, onde a prática do lecionar deve ser aperfeiçoada através de uma didática de ensino moderna que acompanhe a evolução social, oportunizando novos formatos de ensino aprendizagem no contexto universitário.

Palavras-chave: Sociedade Contemporânea, Educação Superior, Docência Universitária.


[1]Graduação em Serviço Social / FAPSS São Paulo, professora da Unincor.([email protected])

 


Autor:


Artigos Relacionados


Roteiro De Relatório De Estágio Curricular

Transposição Didática: Divergências De Metodologia

Docência Do Ensino Superior E A Educação à Distância

Avaliação Da Aprendizagem No Ensino Superior

Educação De Jovens, Adultos E Idosos: Uma Busca Por Novas Práticas De Ensino

A Contribuição Do Professor Universitário Na Sensibilização E Formação De Valores Morais E éticos No Processo De Ensino Aprendizagem Dos Estudantes Do Isced Instituto Superior De Ciências De Educação De Benguela – Angola

Tecendo Saberes E Fazeres - Desafios Para Uma Prática Educacional Inclusiva