O desafio de ensinar adultos



O processo de aprendizagem do adulto pauta-se em propostas que devem ser construídas ao longo do processo de ensino. O adulto quando se encontra na condição de aluno torna-se geralmente o sujeito da sua própria vida, sendo, assim o protagonista da sua história.

Portanto, o modelo de educação deve pautar-se na aproximação máxima da realidade desse aluno inquirindo sempre perguntas, mesmo que incansáveis, como propostas iniciais para a aprendizagem. A massificação das informações e o fácil acesso ao conhecimento são, portanto, o grande desafio da educação. As relações entre professor e aluno adulto devem ser extremamente elaboradas e espontâneas.

Como esse aluno adulto possui limitações todas as ações devem buscar sempre uma reflexão, uma vez que se trata de uma pessoa madura, devemos internalizar as reflexões contidas em cada ser, afim de que possamos alcançar essa reflexão almejada, ou seja, o aluno é deste modo um ser que se considera imperfeito em busca da tão sonhada perfeição, fato importante que deve ser considerado.

O saber prévio do aluno adulto é fundamental para que ele aprenda muito mais rápido e melhor. É quando se diz que quem melhor pergunta, mais perfeitamente se aprende. Debate-se muito atualmente sobre a qualidade do ensino, colocando esta situação intimamente relacionada à qualificação do professor. Essa planificação de estratégias na operacionalização do ensino para adultos deve proporcionar a ultrapassagem da chamada fronteira chegando à madurez. Entenda-se por adulto, o indivíduo que dispõe de sabedoria para lidar com situações adversas no seu cotidiano, ou seja, é quando alguém se emancipa paulatinamente e responsabiliza-se por seus atos. Os estudos atuais sobre o en­sino de adultos induzem á desafios cada vez maiores.

Ao professor resta harmonizar as possibilidades de ensino, proporcionando instrução a todos, averiguando se ele está estudando sempre. Segundo Ranciere “Quem busca, sempre encontra. Não encontra necessariamente aquilo que buscava, menos ainda aquilo que é preciso encontrar. Mas encontra alguma coisa nova, a relacionar à coisa que já conhece”.

É inegável a importância das relações  interpessoais entre professor e aluno, pleiteando a consciência crítica do adulto. Assim, torna-se veemente determinar claramente quais são os objetivos desse processo de aprendizagem. Considerando-se que os adultos são mais ávidos e questionadores, resta ao professor a utilização de estratégias apropriadas  para que esse aluno perceba que nada é verdade e sim um método para a construção de seus próprios valores.

O professor é sim um mediador do conhecimento em busca constante da sintonia de conhecimentos.  A título de exemplo tem-se um adulto que gosta de leitura e descrição de histórias, este, deve ter um cuidado redobrado e mais elaborado com as palavras com as quais vai utilizar. Então o professor deve estar atento a este momento, aproveitando para promover situações de aprendizagem. É inegável que o potencial de liderança e mediação favorece sobremaneira na aprendizagem, pois em qualquer idade o aluno tanto aprende quanto ensina.

Então cabe aqui questionar quais atributos deve ter um educador de adultos?

 Deve antes de tudo ter uma aproximação com seu aluno, ou seja, conhecê-lo, valorizando suas experiências prévias e afeições para a aprendizagem, bem como deve diferenciar cada sujeito em sala de aula, respeitando as particularidades cognitivas e culturais. Assim o planejamento de ações deve ser voltado exclusivamente para a conquista de aptidões baseadas principalmente na astúcia do sujeito quando posto diante dos problemas de aprendizagem.

A afetividade deve permanecer presente na medida em que proporciona ao professor de adultos situações de ternura equilibrada e madura através de métodos mais eficazes na produção de conhecimento. 

 

 REFERÊNCIAS

RANCIERE, Jacques. O mestre Ignorante: Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Autentica :Belo Horizonte,2002.

 

  

 


Autor:


Artigos Relacionados


''a Importância Do Relacionamento Entre Professor E Aluno No Processo De Aprendizagem''

Relação Professor-aluno Na Sala De Aula

"ten Ways To Build Rapport With Your Students"

O Professor Como Mediador

AvaliaÇÃo

MediaÇÃo De Conflitos Professor Aluno: Uma Perspectiva Da PsicanÁlise

O Processo Avaliativo Do Ensino E Aprendiz EducaÇÃo Infantil