Globalização no mercado financeiro



Devido à globalização e a necessidade de um cliente ser atendido em diversos locais diferentes, o antigo cenário das instituições financeiras foi alterado. Algumas décadas atrás existiam instituições que montavam sua estrutura localmente sem a preocupação com a expansão para outros países ou o atendimento a seus clientes em outras localidades, pois o cenário financeiro permitia essa realidade já que a globalização não era um assunto comentado ou sequer existia. Com os serviços bancários praticamente idênticos em todas as instituições, o mínimo fator que encante o cliente vai fazer diferença na conquista do mercado e será lembrado quando o cliente tiver de escolher o seu principal banco ou parceiro financeiro.

A globalização e a facilidade das pessoas em se deslocar para outros lugares foram pontos cruciais para que os bancos voltassem sua estratégia para o crescimento e o atendimento a seus clientes, mesmo que estes estejam do outro lado do planeta. Atender as necessidades dos clientes e deixa-los ciente que o seu banco não vai o deixar ficar desprovido é uma realidade nos dias atuais que foi identificada pelas instituições e está sendo trabalhada de forma a conquistar mercado.

Os bancos menores que não possuíam a capacidade de expansão ou que não se preocuparam com o novo cenário financeiro, foram perdendo espaço e sendo comprados pelos maiores ou então fechando suas portas. Essa nova realidade enxugou as instituições financeiras e ocasionou que perdurassem algumas poucas nos dias de hoje que brigam entre si pelo mercado. Podemos vislumbrar que entre os bancos privados, existem cinco ou seis no mercado de varejo que buscam seu espaço em contrapartida com os mais de dez que existiam outrora. Não à toa, os que encabeçam o ranking desse mercado são os que possuem maior número de agências no Brasil, e conseguem atender sua demanda também em outros países.

            Diante da globalização e do novo cenário do mercado financeiro, fica claro que o atendimento aos clientes e a prestação dos serviços bancários, necessita ser preocupação constante entre os bancos que desejam conquistar sua fatia de mercado ou ser líder no segmento em que está inserido, mas não somente localmente. Os fatores maior número de agências ou agências no exterior pode ser ponto crucial na determinação da instituição que o cliente vai escolher como sua parceira já que a necessidade de um ponto de atendimento é uma realidade nesse mercado que possui menos concorrentes com o passar dos anos. 


Autor: Dijuan Fernandes Costa


Artigos Relacionados


A Evolução Da Indústria Bancária

A Importância Do Marketing No Mercado Financeiro

O Crédito Consignado No Mercado.

O Mercado Automotivo E A Mudança De Valores

Você Já Foi Bem Atendido Hoje?

Crm Como Ferramenta De [in]fidelização De Clientes

Será O Fim Do Marketing De Relacionamento?