Paper sobre sistema hoteleiro de Maceió



ANALISE DO TEXTO: Estudo Da Viabilidade Da Utilização De Marketing Na Internet No Setor Hoteleiro De Maceió

 

 

Kayve de Sousa Assunção[1]

Terciane de Araújo Oliveira[2]

 

INTRODUÇÃO

Este paper tem como objetivo analisar o  texto “estudo da viabilidade da utilização de marketing na internet no setor hoteleiro de maceió”, do autore Nelsio Rodrigues de Abreu, escrito em 1993 e publicado no site “www.angrad.org.br” onde o autor se une ao autor Evandro de Barros Costa em sua organização, ficando a Editora Atlas S.A. responsável por sua reprodução.

Os autores busca com este texto o objetivo de apresentar uma estratégia metodológica que facilite o planejamento e a gestão turística tendo como suporte os sistemas de informação, onde a Internet aparece como ferramenta impulsionadora do comércio eletrônico em pontos turísticos e que serve de introdução à adaptação de uma estratégia empresarial.

Levantar o perfil das pessoas que utilizam a Internet para obter informações sobre o turismo, e também coletar informações dos empresários do setor de turismo que utilizam a Internet como ferramenta de marketing.

Foi observado que pela crescente utilização de forma mundial da internet, a simplicidade e as vantagens indiscutíveis os empresários do setor poderiam utilizar a Internet como uma importante ferramenta para suas vendas no setor de turísmo. Sites que podem informar valores de hospedagem, disponibilidade de quartos, serviços e etc. Favorecem internet como uma ferramenta de trabalho, marketing e retorno de lucro no setor de turismo.

No setor hoteleiro de Maceió eles usam ferramentas e opções que a rede disponibiliza ao marketing e às empresas, usam passos para formular e operacionalizar uma estratégia de marketing aproveitando estas ferramentas e opções.

Os tópicos usados de marketing da internet no setor hoteleiro são: comunicação/informação, serviços, aspectos de marketing e vendas, interface e segurança. Os principais objetivos a ser estudado no setor hoteleiro são as viabilidade do uso da utilização de marketing na Internet pelos empresários como instrumento estratégico e de competitividade.

CONCEITOS DE MARKETING

Os consagrados autores Kotler e Armstrong (1993) definem  marketing como o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores. Descrevem também o conceito de marketing, afirmando que, para alcançar os objetivos organizacionais, é necessário determinar as necessidades e desejos dos mercados-alvo e proporcionar satisfações desejadas de maneira mais efetiva e eficiente do que seus concorrentes.

Muitas pessoas confundem  marketing como uma expressão qualquer, relacionando-o exclusivamente com propaganda ou com venda. Na verdade para Cobra (1993) o marketing é mais do que propaganda ou venda simplesmente. O marketing, ao integrar forças para colocar o produto certo no local certo, é mais do que um exercício de negociação entre produtores e distribuidores. É sobretudo uma filosofia de trabalho, em que todos na organização devem pensar e agir sob a égide do marketing.

PRINCIPAIS CONCEITOS MARKETING E INTERNET

Ambos possuem origens na cultura americana e utilizam termos da língua inglesa; Marketing é mais que propaganda e venda, é a integração de forças para colocar o produto certo no local certo; Internet é considerada a maior rede de computadores interligados do mundo; Marketing + Internet= Potencial de sucesso no mercado em produtos, serviços etc.

O Principal papel da internet é que funciona como um quarto canal para a efetivação do comércio, sendo que os três primeiros são o pessoal, o correio e o telefone. E este quarto canal abre uma série de oportunidades inexistentes anteriormente e que não significarão a eliminação dos canais antigos e muito menos dos negócios baseados nos modelos existentes.

As vantagens de trabalhar com marketing na internet são: Atendimento totalmente personalizado a um custo de atendimento de massa; Substituição de catálogos e manuais; Complexibilidade e economia tanto para quem produz como para quem utiliza.

COMÉRCIO ELETRÔNICO

            Como em todo setor, a Internet também ter seus problemas e devem ser analisados e solucionados. Para Santos & Gimenez (1999), o principal foco de preocupação atual diz respeito à segurança das transações comerciais realizadas pela Internet, pois inibe as transações comerciais de usuários já dispostos a efetuá-las.

            Segundo os autores, a questão da segurança vai desde a garantia da integridade contra vírus e intrusos até a privacidade dos consumidores, mas refere-se, principalmente, à segurança das transações financeiras eletrônicas.

            A falta de segurança na Internet é uma realidade inegável, contudo, um dos grandes problemas para o deslanchamento do comércio eletrônico é a tecnologia.

No comércio eletrônico do setor as principais preocupações são: Segurança das transações comerciais realizadas na internet; Segurança das transações financeiras eletrônicas; Garantia da integridade contra vírus e intrusos; Privacidade dos consumidores.

O TURISMO

            “A Indústria sem chaminés” é como é citado o grande crescimento do turismo, por ser basicamente internacional quando associado a Internet, vantagens não lhes faltam para uma crescente decolagem deste setor pois dentre o inúmeros benefícios Empresário x Cliente podemos citar: Reserva de hospedagens; Locação de Veículos; Facilidade em pagamentos online; Visão de quarto e escolha dos mesmo; Privacidade; etc.

No estudo foi utilizada a seguinte metodologia pelos autores, Todo o trabalho foi realizado por meio de visitas à Hotéis e Pousadas, indicados pela EMATUR (1998/99) da cidade de Maceió – AL; Foi verificado quais empresas tinham home page; Foram coletados dados com os empresários que utilizavam marketing nas suas home pages ou não; Também foi levantado o perfil das pessoas que utilizam a informações turísticas através da internet; A pesquisa foi realizada através de enquete e survey.

A coleta de dados foi realizada paralelamente no setor hoteleiro entrevistaram 50 representantes dentro de 73 dias, e com os internautas fizeram um questionario online com 393 participantes em 38 dias.

Foram rementidos 7.624 emails aleatórios buscados na internet, sendo que 2.424 retornaram como usuário desconhecido (returned mail) e 5.200 foram aproveitados

            Das 32 empresas que não tem home page apenas 6 tem conexão a internet, o restante não tem acesso a internet. De 50 empresas pesquisadas 32 não tem home page.

            Verifica-se que a Internet está sendo utilizada de forma geral como instrumento de segundo plano pelos empresários e que eles não tem conhecimento de todas as potencialidades da ferramenta e não estão despendendo nem tempo e nem recursos financeiros no uso da internet como ferramenta estratégica para o e-commerce

            Os internautas típicos são homens (69%), mas a participação feminina vem aumentando, conforme demonstra a pesquisa da Frontier, citada por Fuoco (1999). A faixa etária encontrada se concentra entre 20 a 30 anos (44,3%). 60,6% dos participantes são solteiros e 33,3% casados. As maiorias dos respondentes possuem um grau de instrução elevado (superior incompleto – 32,3%; superior completo – 27,2%). A maioria possui casa própria paga (66,2%), com renda familiar mensal elevada, visto que 56% dos participantes possuem renda acima de 21 salários mínimos. A principal ocupação dos participantes identificada é bastante diversificada, com destaque para estudantes (29,4%), seguido por profissionais liberais (14,6%) e empresários (13,2%) e demais profissionais, como: professores, consultores, engenheiros, vendedores etc.

            Com referência o uso da Internet pelos participantes, verifica-se que as maiorias dos internautas possuem experiência na Web, visto que 43,8% deles utilizam a Internet há mais de 3 anos e o uso da Internet faz parte do cotidiano dos respondentes, pois 72,8% são os heavy users, ou seja, conectam-se todos os dias. O principal local de acesso a Internet é a sua própria residência (50,9%), seguido no trabalho (41,7%). O principal motivo de acesso é o envio e recebimento de e-mails (50,4%). A língua inglesa é falada pela maioria dos participantes, além do português.

            As compras on-line são consideradas inseguras pelos participantes e 52,9% afirmaram que nunca compraram através da Internet. Entretanto, verifica-se um percentual favorável, 47,1% já compraram via Internet. Dos usuários que declararam que nunca compraram através da Internet, 52,5% declararam que o principal motivo é a falta de segurança. Que hoje em nossa opinião essa pesquisa mudou completamente, pois hoje os usuários de internet compram muito através da internet.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

            Os resultados obtidos tanto juntos aos empresários e turistas, verifica-se que o uso do marketing na Internet no setor hoteleiro é viável por interesse, visto que ambos participantes declararam que na maioria dos itens modelo apresentado, são totalmente necessários.

            Conclui-se, que de modo geral, os empresários do setor hoteleiro de Maceió que ainda não estão online, alegam a falta de recursos financeiros para a conexão, mas também observa-se a falta de recursos humanos experientes nas empresas que já estão conectadas.

Diante dos resultados obtidos foi orientado aos empresários a utilização de um site modelo e viabilidade de custo, neste site contém: Fotos do hotel ou pousada; Fotos do restaurante; Quadro de tarifas; Roteiro turístico oficial e opcional; Promoções online; Mapas da cidade; Fotos de praias; Roteiro de compras e etc

 

BIBLIOGRAFIA

KOTLER, P. & ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. Rio de Janeiro: Prentice-Hall, 1993. Disponivel em: . Acessado: 5/12/2011.

COBRA, M. Marketing essencial: conceitos, estratégias e controle. São Paulo: Atlas, 1986. Verirficado em: 5/12/2011

SANTOS, A. M. M. M. & GIMENEZ, L. C. P. O comércio eletrônico através da Internet. [online] Disponível na Internet via WWW. Disponivel em: <http://www.bndes.gov.br/publica/setorial.htm>. Acessado: 5/12/2011.

EMATUR. Guia de serviços e atrativos turísticos de Maceió - AL. Secretaria de Turismo de Alagoas. Acessado: 5/12/2011.


[1] Aluna do Curso de Analise de Sistemas Web da Faculdade Tecnológica do Nordeste (FATENE)

E-mail: [email protected]

 

[2] Aluna do Curso de Analise de Sistemas Web da Faculdade Tecnológica do Nordeste (FATENE)

E-mail: [email protected]


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