Estomatologia Bucal



Estomatologia Bucal

Em outros países como Portugal, a Estomatologia é uma especialidade exercida pelos Médicos Estomatologistas e Médicos Dentistas.

  • Médicos estomatologistas são profissionais graduados em Medicina que se especializam posteriormente em Estomatologia, com campo de atuação em ambientes hospitalares públicos/privados e clínicas particulares.
  • Médicos Dentistas são profissionais graduados em Medicina Dentária exercendo suas funções exclusivamente em clínicas, sendo esta graduação algo recente no panorama português, ao passo que há uma tendência de menor formação de Médicos Estomatologistas.

Identificar, diagnosticar e tratar todas as patologias orais e maxilares, bem como as estruturas anexas a estas, quer de forma médica ou cirúrgica são os campos de atuação de ambas especialidades pré-mencionadas. Devemos salientar que esse panorama da especialidade estomatologia de médicos estomatologistas e dentistas existem apenas em Portugal, sendo que a especialidade exercida pelos médicos está vinculada a carreira médico-hospitalar, enquanto a médico-dentista não estar associada à carreira alguma. No que diz ao campo de atuação: sub-especialidades estomatológicas ainda não estão completamente definidas, sendo que a Ordem dos Médicos Dentistas tem duas especialidades reconhecidas: Cirurgia Oral e Ortodontia.

A Sociedade Brasileira de Estomatologia reuniu profissionais de vínculo acadêmicos e profissionais desvinculados "particulares" paralelos ao VI Congresso Paulista de Odontologia em 1974, no intuito de fortalecer as diretrizes programáticas da especialidade, fundamentando enfoques no binômio Saúde e Doença destacando aspectos biológicos, ambientais, socioculturais e políticos. Portanto, a Estomatologia foi criada para substituir a extinta Disciplina de Patologia e Terapêutica Aplicadas.

A estomatologia no Brasil é uma especialidade da odontologia aprovada, regulamentada, registrada e reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia do Brasil desde 1992 (CFO-185/92, de 23 de abril de 1993).

Nas faculdades de graduações odontológicas, a especialidade apresentou diversas denominações como Diagnóstico Bucal, Diagnóstico Oral, Medicina Bucal e Semiologia Bucal, sendo que tantas denominações abrangessem um único enfoque programático, atualmente a denominação de estomatologia que é a da especialidade reconhecida.

O cirurgião-dentista que atua na especialidade de estomatologia "Estomatologistas" tem o objetivo de tratar não apenas a cavidade oral, e sim de estruturas como a pele, pois existem diversas patologias que apresentam repercussões tanto no sistema estomatognático como nas superfícies cutâneas.

O especialista está apto a diagnosticar lesões dentro e fora da cavidade bucal, podendo tratá-las individualmente, ou trabalhar conjuntamente/ encaminhar a outras especialidades médicas "dermatologia, cirurgia plástica, oncologia, cirurgia de cabeça e pescoço entre outros".

O especialista em estomatologia atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de todas enfermidades "patologias" na cavidade bucal (aparelho estomatognático).

O que é aparelho estomatognático (sistema estomatognático)?

É todo complexo bucal constituído pelos lábios, elementos dentários, língua, palato mole/ duro, mucosa mastigatória (oral), glândulas salivares maiores/ menores, tonsilas "palatinas e faríngeas" e orofaringe.

O diagnóstico precoce é a principal aliada ao odontólogo estomatologista que além de cuidar de lesões de maior freqüência como hiperplasias, leucoplasias, papilomas, nevus pigmentado, aftas recorrentes, herpes, candidoses, cistos entre outros, diagnosticam e tratam de lesões de maior gravidades como "carcinomas bucais".


Autor: Helton Miyoshi


Artigos Relacionados


Métodos Auxiliares De Diagnóstico Por Imagem

Leucoplasias Bucais

Melanoma

Infecções Focais (focus Infecciosos)

Hemangiomas

Cisto ósseo Traumático (traumatic Bone Cyst)

Intervenção Odontológica Na Redução Do Helicobacter Pylori Do Biofilme Dental Em Gastropatas