Trade Marketing



Trade Marketing

 

Para começar este artigo vamos comentar e tentar ilustrar as principais diretrizes do trade marketing, bem como sua definição e utilidade.

O trade marketing ainda é uma ferramenta nova de marketing no Brasil, e sua popularidade tem pouco mais de duas décadas. É possível, que isto seja um dos motivos de algumas distorções para melhor defini-lo.

Geralmente o trade marketing é confundido como apenas um canal de vendas ou de formatação do merchandising - que é outro braço do marketing. Isto pode levar a um equívoco de sentido, pois simplificando, o trade deveria ser considerado uma inserção de uma estratégia bem definida de marketing através dos canais de venda. O seu foco central de trabalho é entender as decisões do consumidor final e o que ocorre no ponto de venda.

A partir destas considerações são realizadas as estratégias operacionais visando melhor atender este consumidor, já que o trade através das suas ferramentas de trabalho sabe que a decisão do consumidor está diretamente ligada a uma correta estratégia de marketing também no ponto de venda.

A demanda de trabalho do trade consiste em muitas análises, dentre elas está a verificação da rentabilidade, estoque e giro dos produtos; campanhas e promoções de vendas; além do acompanhamento das equipes de venda dos clientes do varejo. 

O alcance do trade marketing é complexo se pensamos no sucesso de uma marca ou produto. Podemos resumir da seguinte forma:

- Percorre o acompanhamento de campanhas de promoção;

- Verifica e cria situações a médio e longo prazo para as vendas através do ponto de vendas, verificando criteriosamente a analogia entre o ponto venda e o consumidor final.

- Procura oferecer um serviço adequado que atenda a necessidade do cliente. Muitas vezes o bom atendimento é o diferencial para o sucesso nas vendas.

- O trade é responsável por aperfeiçoar o mix ideal de produtos para os diferentes clientes do varejo.

- Acompanha constantemente o resultado do negócio. Para isso, analisa a rentabilidade, margem de lucro, volume de vendas.

- Analisa a presença de seus produtos no ponto de venda pelas leituras próprias e de mercado, procurando destinar a atenção e recursos necessários aos seus clientes a fim de ampliar seu market share.

- Faz a relação ideal de preço de seus produtos.

As atividades do trade marketing são diretamente ligadas ao Merchandising, a Propaganda e a promoção, mas necessitam estar conectadas a outros setores para o seu sucesso. O profissional de trade muitas vezes também é responsável pelo acompanhamento de logística, material promocional e promoções de produto, além do preço, atendimento e abastecimento correto do ponto de venda.

Ou seja, o trade é espontaneamente ligado as atividades de marketing e administração, e, portanto o conhecimento e interação destes setores são imprescindíveis. Se a estratégia de marketing é bem definida, os resultados do trade marketing têm grandes possibilidades de alcançar seus objetivos.

    

         

 

 

 

 


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