Usabilidade da interface de sites e-commerce



           ANÁLISE DO TEXTO: Usabilidade da interface de sites e-commerce Hermano Julio Nascimento Pinheiro[1]
Priscila Barbosa de Paula[2] 

1.    INTRODUÇÃO

         Este paper tem como objetivo analisar o texto “Usabilidade da interface de sites e-comerce”, das autoras Simone Azevedo Bandeira de Melo Aquino e Ana Jéssica Souza Campos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, escrito em 2010 e publicado na “Revista Eletrônica Multidisciplinar Pindorama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA”.        As autoras fazem uma análise sobre a evolução dos websites e as necessidades, tendo em vista a USABILIDADE.        Os Websites vêm progredindo de maneira perceptível e bem observada pelos usuários. Uma das aplicações mais utilizadas nos últimos anos vem sendo o e-comerce. Conhecido também como Comércio Eletrônico e hoje de grande importância e utilização para a maioria dos usuários. É uma das formas mais modernas e para alguns usuários até mais segura de fazer uma venda.        Neste projeto salientamos a questão da usabilidade em relação aos websites de e-comerce, pois muitos ainda apresentam grandes problemas. Observando que essa deficiência não se dar apenas em sites de e-commerce, mas também em outros tipos de websites.  

2.    USABILIDADE       

Neste tópico do texto a autora debate a diferença entre empreendedor e empresário, concluindo que ser empresário não significa necessariamente ser um  empreendedor, já que este se preocupa fortemente com a inovação, enquanto o empresário tem seu foco nos aspectos operacionais da empresa. O empreendedor é visualizado como  aquele que busca a melhor combinação possível de diferentes recursos produtivos, situados dentro ou fora da empresa, criando uma empresa com melhores condições de negociar no mercado. Contudo é difícil não encontrarmos num empresário de pequena empresa alguma característica de um empreendedor. Segundo Carland (Caland, 1992) o que varia é o grau da tendência  empreendedora do indivíduo.        Segundo a ISO 9241[3], usabilidade mede a eficiência, eficácia e satisfação com o qual usuários podem atingir objetivos específicos em um ambiente particular.        O sistema deve disponibilizar os usuários experientes as operações de atalho como: abreviações, teclas de função, duplo clique no mouse, linguagem clara e sem códigos para informar erros e ajudar o usuário a entender o problema.        Alterações para uma boa Usabilidade:

  • Apresentar exatamente a informação que o usuário precisa no momento, nem mais nem menos;
  • A terminologia de ser baseada na linguagem do usuário e não orientada ao sistema;
  • O sistema deve mostrar os elementos de diálogo e permitir que o usuário faça suas escolhas, sem necessidade de lembrar um comando um específico;
  • Um comando ou ação deve ter sempre o mesmo efeito;
  • A mesma operação deve ser apresentada na mesma localização;
  • O sistema deve informar continuamente ao usuário sobre o que está fazendo.

   2.1.  Heurísticas de Jakob Nielsen

 

 

        Considerado o “pai da usabilidade”, Jakob Nielsen divide a usabilidade em cinco critérios básicos: a intuitividade, a eficiência, a memorização, o erro e a satisfação.

         As Heurísticas de Nielsen (Jakob Nielsen, cientista da computação com Ph.D. em interação homem-máquina) descrevem propriedades que devem ocorrer em um sistema Web de alta usabilidade.

  1. Visibilidade do estado do sistema

  2. Compatibilidade do sistema com o mundo real
  3. Controlo e liberdade do usuário
  4. Consistência e padrões
  5. Prevenção de erros
  6. Reconhecimento ao invés de lembrança
  7. Flexibilidade e eficiência de uso
  8. Estética e design minimalista
  9. Ajudar os usuários a reconhecer, diagnosticar e corrigir erros

10. Ajudas (Help) e documentação. 

3.    COMÉRCIO ELETRÔNICO

        Em relação às empresas, as autoras concluíram que a venda de seus produtos pela web, funciona de forma eficiente. Desta forma estão cada vez mais precisando de boa qualidade em seus websites, em relação a usabilidade, tentando desta forma otimizar a interação com o consumidor.

        O Comércio eletrônico tem um grande papel em qualquer empresa na internet. A empresa tem apenas que saber que tipo de usuário ele pretende atrair. Depois disso deverá saber passar as informações necessárias para os seus clientes. O site deverá passar para o usuário, confiabilidade, segurança e facilidade de navegação, ou seja, USABILIDADE.

        Os sites deverão passar por um processo de testes de usabilidade desde o início do acesso a este. Pois o usuário já poderá aprovar ou desaprovar o site na busca dos produtos e início da compra.

4.    TESTES DE USABILIDADE

        No projeto foi feitos o teste de usabilidade com três sites.

Site: www.americanas.com.br

Apresenta menu superior e lateral, logotipo no cabeçalho com atalho para página inicial, campo de busca e conteúdo no centro da página.Já no cadastro de compra existe fala ao desaparecer os menus e o logotipo não exercer função alguma. Outro problema são o Pop Up que  muitas vezes o usuário não consegue fechar.

Site: www.pontofrio.com.br

Tem uma boa estrutura, mas exagera na forma de expor suas promoções.

Já na escolha dos produtos aparecem alguns problemas  como textos enormes e fontes muito pequenas.

Pop Up e lentidão ao carregar as páginas também foram motivos de reclamações.

Site: www.mercadolivre.com.br

Não passa confiabilidade para os usuários, pois qualquer pessoa pode se passar como vendedor no site. Não possui também carrinho, pois não se pode fazer varias compras ao mesmo tempo e os produtos já têm vendedores distintos

.5.    RESULTADOS DE PESQUISA

           A freqüência de usuários que acessam a internet é bem variada, mas a maioria, chegando a 50% dos usuários utilizam todos os dias. Isso diversifica as opiniões dos entrevistados em relação aos sites e-comerce

           O www.americanas.com.br se saiu muito bem, pois foi o que facilitou mais a navegabilidade dos usuários, independente da experiência.

           O www.pontofrio.com.br apesar de apresentar os problemas citados, se saiu como um excelente site de e-comerce.

           Já o www.mercadolivre.com.br causou grande impacto, mesmo não seguindo o padrão de usabilidade e não passando confiabilidade. Neste site existem vários vendedores, produtos usados, a busca é mais cansativa, porém passa mais confiança apenas para os mais experientes.

 6.    CONSIDERAÇÕES FINAIS

           Os usuários responderam a um questionário relacionando suas preferências  em uma relação sobre características sobre usabilidade  nos sites testados, se baseando nas heurísticas de Jakob Nielsen.

           Concluiu-se que apesar de termos excelentes sites de e-comerce, muitos ainda apresentam problemas de usabilidade. Os três citados no projeto todos tiveram vantagens, mas todos apresentaram problemas com usabilidade, principalmente o Mercado Livre, que fugiu do padrão

           E de acordo com o que informamos sobre as heurísticas de Jakob Nielsen podemos concluir com os seguintes  resumos: 

  • O sistema deve informar continuamente o utilizador sobre o que está fazendo.

  • A terminologia deve ser baseada na linguagem do utilizador e não orientada ao sistema.
  • O utilizador controla o sistema, ele pode, a qualquer momento, abortar uma tarefa, ou desfazer uma operação e retornar ao estado anterior
  • Um mesmo comando ou ação deve ter sempre o mesmo efeito
  • Evitar situações de erro.
  • O sistema deve mostrar os elementos de diálogo e permitir que o utilizador faça suas escolhas, sem a necessidade de lembrar um comando específico
  • Atalho para usuários experientes executarem as operações mais rapidamente.
  • Deve-se apresentar exatamente a informação que utilizador precisa no momento, nem mais nem menos.
  • Não devem culpar ou intimidar o usuário
  • Se for necessária a ajuda deve estar facilmente acessível on-line

7.    BIBLIOGRAFIA 

Caland, 1992, Jim Carland : Doutor altamente respeitado e conhecido internacionalmente nos campos de tipo psicológico e empreendedorismo. 

O Índice de Empreendedorismo Carland é o resultado de anos de extensa pesquisa em empreendedorismo pelos drs. Jim e JoAnn Carland, internacionalmente reconhecidos especialistas nesta área. Cada item nesta avaliação tem sido cientificamente validados como uma medida precisa da unidade empresarial. O teste é baseado na premissa de que um empreendedor é uma pessoa que está buscando uma empresa que leva à realização de algum objetivo pessoal, quer se trate de auto-satisfação, recompensa financeira, ou alguma combinação destes.

 O Índice de Carland Empresarial é a única medida validados de seu tipo que avalia e classifica potencial empreendedor. Ele irá prever com precisão, baseado em sua personalidade, capacidades e tolerância ao risco, onde você seria mais confortável como um empreendedor. Todos os empresários têm uma vida de negócios e uma vida pessoal, o que faz com que empresários diferente é onde se equilibrar estas duas vidas. Alguns empresários colocar o valor de sua existência inteiramente no sucesso da sua empresa. Outros colocam um grande respeito em suas vidas pessoais e familiares sobre seus negócios. Todos os empresários estão em algum lugar entre esses dois extremos, e sabendo que a informação vai ajudar você a entender exatamente qual o nível de envolvimento das empresas que você precisa para ter sucesso na sua oportunidade de negócio.

 Jakob Nielsen, Consultor respeitado, o guru da usabilidade, Famoso por muitos de seus conceitos de usabilidade. Muitos discutem a ótica de Jakob Nielsen, o "defensor do usuário".

 

[1] Aluno do Curso de Análise de Sistemas Web - Fatene - [email protected].

[2] Aluna do Curso de Análise de Sistemas Web - Fatene - [email protected]

[3] ISO 9241 - Especifica a usabilidade como de fácil aprendizado, fácil memorização e baixa taxa de erros.

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