Talento E Desempenho



Todos os profissionais são cobrados por resultados. Isso faz parte do processo de gestão e melhoria contínua.

Porém, o que se observa com extrema freqüência, é que a análise de desempenho fique distorcida ao focar apenas as características do indivíduo. Como se o desempenho de alguém dependesse única e exclusivamente de si e pudesse desconsiderar todas as relações, processos e conseqüências oriundas do modelo estratégico sob o qual trabalha este profissional.

Fazendo uma analogia simples:

1) Se você der um violão ruim para um gênio da música ele vai conseguir tirar do instrumento o máximo que ele pode dar, mas nunca produzirá com o violão ruim o mesmo que produziria com um violão de qualidade.

2) Se você der um excelente violão para um músico medíocre ele não vai produzir música além da sua competência, para poder utilizar todo o potencial do violão ele vai ter que se dedicar mais, estudar mais...

3) Um bom músico com um instrumento regular produz música de muito maior qualidade que um músico regular com um instrumento bom!

4) O resultado ideal é alcançado quando você tem um excelente músico e um excelente instrumento!

Fica claro que o papel do talento e da competência são fortíssimos, mas fica igualmente nítido que as condições que você oferece para que o desempenho se materialize são fundamentais!

Muitas discrepâncias de desempenho são oriundas de processos ruins e estratégias equivocadas, e não como pode parecer, da falta de talento e competência dos profissionais.

Claro que não devemos esperar por condições ideais porque elas raramente existem, porém ignorar as relações de liderança, o estilo de trabalho das equipes, o perfil da gerência, como são desenhados os processos e a qualidade global da estratégia, distorcerá totalmente qualquer análise de desempenho.

Por isso, profissionais de todas as áreas devem utilizar senso crítico e razão apurada quando lhes apresentarem uma análise de desempenho, tanto em casos positivos, quanto negativos.

Um resultado excelente pode fazer com que você se iluda se achando superior ao que verdadeiramente é. Um resultado desfavorável pode atingir sua auto-estima quando as verdadeiras causas podem não dizer respeito ao seu talento e à sua competência, mas ao estilo de gestão, modelo estratégico e, não raro, à própria aplicação da metodologia na análise de desempenho. Uma excelente metodologia aplicada com pequenos descuidos conduz a grandes distorções.

Conte sempre com múltiplas fontes de avaliação e consulta para refletir sobre o seu desempenho. Pessoas e relações profissionais são complexas e dificilmente se expressam bem em números e gráficos!

Carlos Hilsdorf

Considerado pelo mercado empresarial um dos 10 melhores palestrantes do Brasil. Economista, Pós-Graduado em Marketing pela FGV, consultor e pesquisador do comportamento humano. Palestrante do Congresso Mundial de Administração (Alemanha) e do Fórum Internacional de Administração (México). Autor do best seller Atitudes Vencedoras, apontado como uma das 5 melhores obras do gênero. Presença constante nos principais Congressos e Fóruns de Administração, RH, Liderança, Marketing e Vendas do país e da América Latina. Referência nacional em desenvolvimento humano.

www.carloshilsdorf.com.br


Autor: Carlos Hilsdorf


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