Sustentabilidade!...onde?



 

Sustentabilidade, muitos sabem o que é mas poucos praticam atos a seu favor.

Todos querem uma vida sustentável, mas não se esforçam para adquiri-la.

“ Assim caminha a humanidade, com passos de formiga e sem vontade”

                                                                                              Lulu Santos

O Aquecimento global é um fato que está consumindo o planeta a cada dia que passa, ou melhor, a cada segundo.

As calotas polares derretem e o nível do oceano aumenta colaborando para o surgimento dos temidos tsunamis.

Desertos em uma belíssima floresta surge, devido ao desmatamento ilegal, qual causa mortes prematuras de animais por consequência do desequilíbrio dos ecossistemas e os animais em extinção desaparecem como um toque de mágica.

O efeito estufa surge como um monstro criado e alimentado pelo próprio ser humano, já que o mesmo surge através da queima de combustíveis fosseis, como gasolina, diesel e vários gases poluentes.

Tufões, furacões e ciclones surgem através da evaporação das aguas do oceano.

Sem contar as ondas de calor e as temperaturas que mudam diversas vezes, parece até que passamos pelas quatro estações em um único mês.

É óbvio que todos os desastres ambientais estão extremamente ligados com o aquecimento global, e o único que pode deter este mal que está destruindo o nosso ambiente é o homem.

Por incrível que pareça o ser racional se torna irracional, faz tudo errado e continua destruindo o seu próprio lar e não pensa no futuro, no futuro de nossos filhos, netos, bisnetos...

Tudo o que acontece  é culpa do próprio homem que colhe apenas o que plantou, a lei da causa e efeito existe sim e deve ser respeitada principalmente quando se trata da natureza.

O protocolo de Kyoto não está sendo rigorosamente respeitado, porém ele existe a fim de ajudar a reduzir a emissão de gases poluentes responsáveis pelo efeito estufa, na teoria, sim, ele existe!

A organização não governamental Greenpeace tomou a iniciativa de criar um vídeo protestando contra o desmatamento da Amazônia e apelou à Presidente Dilma para salvar a floresta que está sendo consumida a cada segundo.

A questão é, será que a presidente irá atender o apelo da organização? Será que ela vai dar um basta nos desmatamentos do modo geral da nossa floresta? Ou o mundo acabará primeiro?

Precisamos agir, nadar contra a correnteza para salvar o planeta, qual habitamos e usufruímos de seus valiosos bens. Muitas pessoas sofrem com os acidentes naturais, perdem familiares, casas e até dignidade e as pessoas continuam de braços cruzados, ou melhor, fazendo tudo ao contrário de uma vida sustentável.

Devemos fazer a nossa parte, desde parar de desperdiçar papéis e água até mesmo de derrubar árvores, matar animais, emitir gases poluentes, construir casas em lugares não permitidos, pense “matar” a natureza e destruir o meio ambiente é “matar” a si próprio e prejudicar a própria espécie.

E você, até quando vai esperar um desastre natural acontecer?

 

Assim como nós a natureza esta se defendendo de intrusos e destruidores!

 

Pense, reflita, viva!

Download do artigo
Autor: Lívia Fernandes Braga


Artigos Relacionados


Sustentabilidade: Externalidades Negativas E Considerações Sobre Os Custos Na Implantação Do Mdl Na Indústria.

Insustentabilidade Sustentável

Parauapebas: Antes, Agora... E O Futuro?

Conhecendo Parauapebas

Mar De Língua, Oceano De Informações.

Projeto Currículo Global Para A Sustentabilidade: Uma Semente Plantada Na Educação Por Um Mundo Melhor

Estudo Dos Logaritmos Parte 1