Mulher búfalo: a luz dos orixás



Quem nunca teve um sonho que parecesse real? Tão real ao ponto de se sentir viva e com medo da própria morte. Mulher Búfalo é isso. Um trabalho cênico desenvolvido a partir de um sonho místico, que envolve candomblé e rituais sagrados.

A personificação de Oyá Iansã, rainha dos mortos e Oxum, Deusa das águas doces, duas deusas da cultura Afro-Brasileira. Duas Deusas originarias da mesma cultura mas com arquétipos femininos tão opostos, presentes e viva em um só corpo.

O espetáculo aventura-se pelo mundo mágico das lendas dos deuses Africanos, juntamente com as vivências pessoais e lembranças ancestrais da própria atriz. O enredo se desenvolve entre essa duas deusas do panteão religioso da Cultura Afro-Brasileira, em cena, o duelo de Iansã e Oxum, antigas rivais que lutam em uma batalha sem regras onde só pode existir uma única Rainha.

Representando arquétipos femininos, as personagens habitam um ambiente hostil e levam a cena fragmentos de vida de mulheres comuns.  Criando assim, a atmosfera de um espetáculo performático onde o público compartilha e comunga cada instante. 

Sobre a Pesquisa: É uma criação artística que se desenvolveu a partir da pesquisa da atriz Dayana Fonseca vinculada ao Trabalho de Conclusão do Curso de Artes Cênicas da UEL.

O espetáculo nasceu a partir um interesse apaixonado pelo Candomblé e as narrativas míticas, que acompanham esse panteão religioso. Neste trabalho existe uma procura incessante pelo diálogo e associação deste universo ritualístico com o mundo da performance-arte. Tornando-se um tecido híbrido entre elementos Afro-Brasileiros e as  estéticas teatrais contemporâneas.

 Direcionando o olhar do público para o aspecto artístico e principalmente teatral do espetáculo ritual.

 

Concepção e Direção: Dayana Fonseca.


Ficha Técnica:

Produção: Cia Les Amies

Iluminação: Dayana Fonseca

Operador de luz: Camila Luiza

Operador de som: Camila Luiza

Maquilagem: Camila Luiza

Cenotécnico: Artur Guerrero e Thiago Chiconatto

Download do artigo
Autor: Dayana Fonseca Ferreira


Artigos Relacionados


Crime De Amor...

Disfarce

Abandono

Sedutora

A Dor Eterna

Mulher Ii

Se Você Me Quiser...