Igualdade E Diversidade No Acesso À Informação Das Bibliotecas



1 INTRODUÇÃO

A informação e o conhecimento são os fatores importantes no ambiente competitivo em que vivemos só perdem em sua importância para os recursos humanos, as pessoas, nas organizações. As unidades de informação surgem para tratar, organizar e disponibilizar as informações aos seus usuários que se tornam mais exigentes. Neste contexto, percebemos que é impossível as bibliotecas armazenarem todo o conhecimento produzido, para isso é importante ultrapassar as fronteiras físicas, seja por meio de atividades desenvolvidas a distância ou no uso de recursos virtuais.

Para atender seus usuários e acompanhar o mercado competitivo o Serviço Nacional da Indústria de Santa Catarina - SENAI/SC possui 31 unidades de informação, sendo 18 bibliotecas e 13 salas de leitura que compõe a Rede de Unidades de Informação. O SENAI é uma instituição de ensino profissional.

O Departamento Regional do SENAI/SC comemorou cinqüenta e três anos de existência em janeiro de 2007. A data do 50º aniversário do SENAI/SC é marcada pela capacidade de empreender e inovar. A instituição chega ao seu cinqüentenário com a formação de 50 mil alunos por ano, dos quais 15 mil realizam cursos de longa duração nos níveis básico, técnico e tecnológico. O SENAI/SC estruturou-se em 08 regiões distintas com 32 Unidades,  caracterizadas pelos setores industriais mais evidentes da região. Atua em duas grandes áreas (ramo de atuação): Educação e Serviços Técnicos e Tecnológicos. Atualmente, a equipe de pessoas é composta por 2200 colaboradores e 274 estagiários.

Neste âmbito, o artigo tem a finalidade socializar o ambiente informacional referente a experiência de igualdade e diversidade no acesso à informação das bibliotecas da Rede de Unidades de Informação do SENAI de Santa Catarina.

2 A REDE DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO DO SENAI/SC

Nos últimos 53 anos o SENAI/SC sempre esteve preocupado em disseminar o conhecimento tanto para os alunos como para a comunidade em geral. Para isso, 3 implantou em 1995, a Rede de Unidades de Informação do SENAI/SC constituída por um Centro de Documentação e 2 Núcleos de Informação Tecnológica.

Em 1996, com orçamento próprio para realizar suas atividades, a Rede começou a ser ampliada, possuindo 05 Salas de Leitura, 04 Bibliotecas e 03 Núcleos de Informação, ampliando conseqüentemente o número de profissionais da área. Em 2007, a Rede conta com 18 Bibliotecas e 13 Salas de Leitura vinculadas a estas bibliotecas.

Conforme Romani e Borszcz (2006, p.12):

[...] as redes de informação são consideradas um conjunto de unidades informacionais, que agrupam pessoas e/ou organismos com as mesmas finalidades, onde a troca de informações é feita de maneira organizada e regular, por meio de padronização e compartilhamento de tarefas e recursos. As redes assumem um papel importante, onde o principal objetivo é fundamentado na promoção, geração, adequação, transferência e disseminação das mesmas. Elas permitem a articulação de procedimentos e informações que vão ao encontro da satisfação das necessidades de seus clientes.

A Rede de Unidades de Informação armazena em suas bibliotecas, acervo diversificado em vários tipos de suporte (livros, apostilas, relatórios, catálogos, plantas, desenhos, projetos, slides, fotografias, vídeos, CD's, DVD's, entre outros).

Desde o período de implantação da Rede, o crescimento do acervo é em média de 40% ao ano, o que comprova a importância dada pela Instituição em atender a demanda existente. Atualmente a Rede de Unidades de Informação do SENAI/SC conta com um acervo de mais de 140.000 exemplares, catalogados de acordo com técnicas Biblioteconômicas. Utiliza Classificação Decimal Universal – CDU e a catalogação é feita utilizando-se o Anglo American Catalogation Rules - AACR.

No que se refere ao compartilhamento do conhecimento, em 2006, a Rede de Unidades de Informação contabilizou mais de 100.000 mil empréstimos.

Neste contexto, a Rede investe em recursos tecnológicos para agregar valor nos serviços/produtos prestados aos usuários. Em 2004 foi iniciada a implantação do Sistema de Bibliotecas – Pergamum que funciona de forma integrada, pois é operacionalizado em rede, minimizando o trabalho de catalogação e integrando os serviços/produtos prestados pela Instituição.

Para manter a excelência dos produtos / serviços prestados pela Rede é extremamente necessário que os profissionais Bibliotecários estejam capacitados e busquem atualização constante.

3 METODOLOGIA

O presente estudo descritivo resgata a importância da Rede de Unidades de Informação do SENAI/SC.

Quanto aos procedimentos técnicos a pesquisa apresentou aspectos bibliográficos e documentais. As unidades de informação envolvidas foram as 31 Unidades de Informação da rede SENAI/SC. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: observação e análise documental.

4 AS BIBLIOTECAS DO SENAI/SC

A Biblioteca é o órgão subordinado administrativamente à Direção da Unidade e tem como finalidades:

a) Promover a transferência e disseminação de informação científica e tecnológica no âmbito do SENAI/SC e das empresas do parque industrial catarinense;

b) Dar assistência ao corpo discente e docente da Unidade na busca de informações;

c) Oferecer suporte informacional aos programas de ensino, pesquisa e extensão;

d) Criar condições de auto desenvolvimento aos usuários potenciais;

e) Facilitar e estimular os usuários ao estudo e a investigação bibliográfica científicocultural;

f) Coordenar as ações de uso, manutenção e atualização do acervo da biblioteca.

4.1 Funcionamento das bibliotecas do SENAI/SC

As Bibliotecas atendem nos horários estabelecidos pelas Unidades do SENAI/SC. Os horários são divulgados em locais visíveis ao público. No período de férias, de recesso acadêmico ou aos sábados, o horário de funcionamento das Bibliotecas são de acordo com a necessidade dos cursos oferecidos.

4.2 Constituição do acervo das bibliotecas do SENAI/SC

O acervo é constituído por obras circulantes e obras não circulantes. Obras circulantes são aquelas que estão à disposição para empréstimo domiciliar. Enquanto as obras não circulantes são aquelas que têm seu uso restrito à consulta local (obras raras ou valiosas, enciclopédias, catálogos, dicionários, índices, periódicos, normas, obras muito consultadas, ou outras a critério da biblioteca).

O acervo é composto por:

a) Coleção de Referência: obras destinadas a dar suporte informacional para pesquisa documental;

b) Coleção Didática: obras destinadas ao aprendizado do conteúdo das disciplinas dos cursos oferecidos pela Unidade (livros-texto, manuais, apostilas e outros);

c) Coleção Informativa, de consulta e estudo: também chamada de coleção básica e/ou corrente, fundamenta a pesquisa e o ensino (livros, normas técnicas, material audiovisual, periódicos, multimeios e outros);

d) Coleção Institucional: formada por materiais referente à memória institucional do SENAI/SC: (relatórios, material didático, fotografias, vídeos, filmes, obras raras);

4.3 Serviços oferecidos pelas bibliotecas do SENAI/SC

As Bibliotecas da Rede SENAI/SC oferecem aos seus usuários os seguintes serviços:

a) Empréstimo domiciliar, em regime de livre acesso ao acervo;

b) Consulta on-line nas bases de dados do acervo pelo Sistema Pergamum;

c) Visita orientada para alunos calouros, com treinamento formal e informal de usuários;

d) Consulta local a todas as fontes de informação disponíveis por meios eletrônicos;

e) Consulta ao acervo bibliográfico e de materiais especiais;

f) Acesso à internet;

g) Acesso a bases de dados;

h) Exposição de publicações;

i) Empréstimo interbibliotecas;

j) Orientação na pesquisa bibliográfica;

k) Comutação bibliográfica;

l) Divulgação de informações técnico-científicas, culturais e educacionais.

O acesso e consulta à internet é de acordo com a disponibilidade e limite de horário estabelecido pela coordenação da Biblioteca. O usuário da Biblioteca pode, além de utilizar os materiais audiovisuais disponíveis no acervo, trazer outros de cunho técnico-didático, para assistir na biblioteca.

4.4 Usuários das bibliotecas do SENAI/SC

São considerados usuários internos:

a) Colaboradores do SENAI;

b) Alunos regularmente matriculados nos cursos oferecidos pelo SENAI; e,

c) Colaboradores das incubadoras. Enquanto os usuários externos são representados pela comunidade em geral.

O empréstimo domiciliar é facultado somente aos usuários internos.

São direitos dos usuários:

a) Freqüentar regularmente as Bibliotecas das Unidades do SENAI/SC, utilizando seu espaço físico para pesquisa, estudo individual ou em grupo e leitura;

b) Fazer empréstimo domiciliar;

c) Fazer pesquisas nos documentos impressos e eletrônicos disponíveis na Biblioteca;

d) Fazer cópia em dispositivo eletrônico (CD, Disquete, PenDrive) ou encaminhar por e-mail, o resultado da pesquisa realizada na internet ou nas bases de dados.

e) Fazer reserva de materiais que estejam emprestados a outros usuários.

São obrigações dos usuários:

a) Respeitar o Regulamento da Rede de Unidades de Informação do SENAI/SC;

b) Respeitar as normas de convivência em ambientes públicos;

c) Respeitar as normas de preservação do acervo e do patrimônio do SENAI/SC;

d) Observar orientações dos funcionários;

e) Depositar pastas e bolsas, em guarda-volumes;

f) Trazer sempre sua carteira de identificação estudantil ou profissional (crachá)

para efetivação de empréstimos;

g) Repor patrimônio extraviado ou danificado;

h) Devolver na data estipulada o material emprestado;

i) Manter desligados aparelhos sonoros nas dependências da Biblioteca;

j) Utilizar microcomputadores exclusivamente para fins acadêmicos;

k) Ligar à corrente elétrica ou utilizar computadores pessoais e respectivos

periféricos somente após consultar um funcionário;

4.5 Empréstimos do acervo das bibliotecas do SENAI/SC

Os empréstimos são pessoais. Para efetivar o empréstimo o usuário precisa observar os prazos de devolução do material quando emprestado.

A quantidade de material a ser retirado e os prazos de empréstimo, é dividida por categorias. Para cada empréstimo é permitida renovação, desde que não haja reserva por outro usuário. Para consulta em aulas nas dependências das Unidades, poderão ser retiradas obras, inclusive não circulantes, a critério da Biblioteca e disponibilidade desses materiais. Livros-texto indicados como leitura básica aos alunos, ou obras muito consultadas e materiais audiovisuais que não estejam disponíveis em quantidades suficientes para o bom atendimento da demanda, serão colocados em regime especial de circulação e terão o prazo de empréstimo reduzido de maneira uniforme para todas as categorias de usuários.

4.6 Empréstimo interbibliotecas

O processo de empréstimo nesta categoria é realizado mediante solicitação de um usuário à distância à sua unidade local, sendo intermediada entre bibliotecários das unidades envolvidas.

O atendimento às solicitações de empréstimo interbibliotecas é realizado conforme disponibilidade do material, a critério da biblioteca atendente. Os prazos de empréstimo nesta modalidade, bem como a sua renovação, são a critério da unidade atendentes, levada em consideração a demanda para o material solicitado. No caso de atraso na devolução, a multa incidente, deverá ser arrecadada pela biblioteca atendente, e encaminhada à biblioteca de origem.

4.7 Acesso à internet e o uso dos computadores

O acesso aos microcomputadores ocorre por meio da autorização do responsável pela biblioteca. O prazo concedido para uso fica a critério da Bibliotecária, de acordo com a quantidade de microcomputadores disponíveis em cada biblioteca. Mesmo que seja concedida a renovação do tempo de acesso, se houver demanda, o usuário será alertado da necessidade de dispor do equipamento.

Todo conteúdo digitado/pesquisado poderá ser salvo em disquete. A Biblioteca não se responsabiliza por arquivos gravados nos diretórios. A biblioteca não fornece disquete para o salvamento de textos e imagens. O acesso à internet e correio eletrônico é para uso exclusivo das atividades acadêmicas, sendo vetado o acesso a sites de recreação, jogos, chat, eróticos, bem como recebimento e envio de mensagens de cunho particular.

As Bibliotecas se reservam o direito de monitorar o acesso aos computadores, alertando o usuário quando do uso indevido através de advertência feita pelo coordenador pedagógico, podendo, no caso de reincidência, vetar o seu uso por um bimestre.

É vetado ao usuário interferir / alterar configurações dos equipamentos, bem como realizar download de programas, salvo se monitorado por pessoal autorizado (professor, funcionários do Setor de Informática). O usuário poderá a qualquer tempo, solicitar aos funcionários da Biblioteca, orientação para uso dos recursos de internet, correio eletrônico e aplicativos, facilitando o seu desempenho e uso racional.

5 CONCLUSÃO

Este trabalho foi realizado com o objetivo de socializar a Rede de Unidades de Informação do SENAI/SC. Visto que, os usuários estão mais exigentes em relação às informações e aos serviços disponíveis, as unidades de informação necessitam se adequar para atender essa mudança constante. Neste contexto, a inovação nos serviços e produtos das bibliotecas é fundamental para garantir a qualidade e a satisfação dos usuários.

Portanto, cabe ao profissional da informação estar atento para as mudanças decorrentes e buscar a melhoria continua em produtos e serviços de informação para alcançar a excelência em sua área de atuação. O uso de novas tecnologias da informação e comunicação são alternativas para atingir essa finalidade.

A igualdade e diversidade no acesso à informação são realidades no SENAI/SC. Por fim, observamos também que a Rede de Unidades do SENAI/SC está organizada para atender seus usuários com qualidade.

REFERÊNCIAS

ROMANI, Claudia; BORSZCZ, Iraci (Orgs.). Unidades de Informação: conceitos e competências. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2006. SENAI/SC. Rede de Bibliotecas do SENAI/SC: manual de procedimentos. Edição revisada e modificada. Florianópolis, SC, 2006.

______.

Rede de Unidades de Informação: regulamento. Edição revisada e modificada. Florianópolis, SC, 2007.

______.

Sistema Pergamum: guia de acesso. Florianópolis, SC, 2006.

ANEXO A – BIBLIOTECAS DO SENAI/SC E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Itajaí

Endereço: Rua Henrique Vigarani, 163

Barra do Rio - Itajaí - SC Cep: 88305-555

Bibliotecária: Lair Klug

Fone: (47) 3341 2905 FAX: (47) 3341 2903

E-mail: biblioit@senai-sc.ind.br

Horários: Segunda a Sexta-feira: 7:30h às 12:00h -

13:00h às 22:00h

Jaraguá do Sul

Endereço: Rua: Isidoro Pedri, 263 - Rio Molha

Jaraguá do Sul - SC CEP: 89259-590

Bibliotecária: Patrícia Correa Ciciliano

Fone: (47) 3372 9516 / 3372 9517 FAX: (47) 3372 9503

E-mail: bibliojs@senai-sc.ind.br

Horários: Segunda a Sexta-feira: 07:15h às 22:15h –

Sábado: 08:00h às 12:00h

Blumenau

Endereço: Rua São Paulo, 1147 - Victor Konder –

Blumenau - SC Cep: 89012-001

Bibliotecária: Shyrlei Karyna Jagielski

Fone: (47) 3321 9635 FAX: (47) 3321 9601

E-mail: biblioblu@senai-sc.ind.br

Horários: Segunda a Sexta-feira: 07:15h às 22:00h,

Sábado: 7:30h às 12:30h

Brusque

Endereço: Av. 1° de Maio, 670 - Centro

Brusque - SC Cep: 88353-202

Bibliotecária: Cláudia Regina de Ávila

Fone: (47) 3251 8921 FAX: (47)3251 8900

E-mail: bibliobru@senai-sc.ind.br

Horários: Segunda a Sexta-feira: 07:30h às 22:15h

Caçador

Endereço: Rua Henriqueta Tedesco, 192 - Berger

Caçador - SC CEP: 895000-000

Bibliotecária Responsável: Diana Gianello

Fone: (49) 3561 1300 FAX: (49) 3561 1305

E-mail: sl_cdr@senai-sc.ind.br

Horários: 09:00h às 12:00h – 13:30h_ 17:00h - 18:30h

às 22:30h

Canoinhas

Endereço: Av. Ivo D'Aquino, 810 - Industrial I

Canoinhas - SC - CEP: 89460-000

Bibliotecária Responsável: Simone da Silva

Fone: (47) 3622 0197 FAX: (47) 3622 0552

E-mail: senaican@senai-sc.ind.br

Horários: Segunda à Sexta-feira: 13:30h às 22:30h

Capivari de Baixo

Endereço: R. Coronel Arnaldo Santiago, 70

Centro – Capivari de Baixo – SC – CEP: 88745-000

Bibliotecária Responsável: Noeli Viapiana

Fone/Fax: (48) 3626 1022

E-mail: bibcapiva@senaidetubarao.com.br

Horários: 18:00h às 22:00h

Chapecó

Endereço: Rua Frei Bruno, 201 - Jardim América -

Chapecó - SC. Cep: 89808-400.

Bibliotecária: Neiva Vieira Narciso

Fone: (49) 3321 7340 FAX: (49) 3321 7336

E-mail: ctal-it@senai-sc.ind.br

Horários: 07:30h às 22:30h - Sábado: 08:00h às 12:00h

Concórdia

Endereço: Rua 29 de Julho, 1786 - Vila Itaíba

Concórdia - SC CEP: 89700-000

Bibliotecária: Maria Salete Neckel Zorzan

Fone: (49) 3441 4408 FAX: (49) 3441 4409

Email: bibliocda@senai-sc.ind.br

Horários: Segunda à Sexta-feira: 08:00h às 12:00h –

13:30h às 17:30h - 18:30h às 22:30h

Criciúma

Endereço: R. General Lauro Sodré, 300 –

Bairro Comércio – Criciúma – SC - CEP: 88802-330

Bibliotecária: Nicole Amboni

Fone: (48) 3431 7134 FAX: (48) 3433 0052

E-mail: biblioteca@ctcmat.senai.br

Horários: Segunda à Sexta-feira: 15:45h às 22:00h

Florianópolis

Endereço: Rod. SC 401, 3730 - Saco Grande

Florianópolis - SC CEP: 88032-005

Bibliotecária: Kátia Regina Bento dos Santos

Fone: (48) 3239 5806 FAX: (48) 3239 5802

E-mail: biblioteca@ctai.senai.br

Horários:Segunda à Sexta-feira: 8:00h às 12:00h -

13:00h às 21:30h

Indaial

Endereço: R. Alvim Raulh Júnior, 378 Bairro das

Nações -Indaial – SC – CEP: 89130-000

Bibliotecária Resp: Shyrlei KJagielski

Fone/Fax: (47) 3281 6400

E-mail: indaial@senai-sc.ind.br

Horários: Segunda à Sexta-feira: 8:00h às 12:00h –

13:00h às 22:00h

11

Joinville Norte II

Endereço: Rua Arno Waldemar Döhler, 308

Joinville - SC - CEP: 89218-155

Bibliotecária Responsável: Simoni Oliveira

Fone/Fax: (47) 3435 2707

E-mail: biblioteca2@joinville.senai.br

Horários: 7:00h às 18:30h

Joinville Norte

Endereço: Rua Arno Waldemar Döhler, 957

Joinville - SC - CEP: 89218-155

Bibliotecária: Simoni Oliveira

Fone: (47) 3441 7732 FAX: (47) 3441 7740

E-mail: biblioteca@joinville.senai.br

Horários:7:30h às 22:00h –

Sábado: 8:30h às 12:30 h

Joinville Sul

Endereço: Av. Procópio Gomes, 911

Joinville - SC - CEP: 89202-300

Bibliotecária: Roseli Muller Izolan

Fone: (47) 3441 7607 FAX: (47) 3441 7610

E-mail: bibliotecasul@joinville.senai.br

Horários: Segunda a Sexta-feira: 7:15h às 11:00h -

12:00h às 22:00h

Lages

Endereço: Rua Archilau Batista do Amaral, 745 -

Universitário

Bibliotecária Respl: Andréia da Rocha

Fone: (49) 3221 3804 FAX: (49) 3221 3808

E-mail: lages@senai-sc.ind.br

Horários: 08:00h às 12:00h

13:00h às 17:00h - 18:00 às 19:00h

Luzerna

Endereço: Rua Frei João, 400 - Centro

Luzerna-SC CEP: 89609-000

Bibliotecária: Edina Mari Cavichioli

Fone: (49) 3551 4806 FAX: (49) 3551 4800

E-mail: biblioteca@senailuz.com.br

Horários: Segunda à Sexta-feira: 13:30h às

17:30h - 18:30h às 22:30h

Mafra

Endereço: R. Tenente Ary Rauen, 1162

Mafra – SC – CEP: 89300-000

Bibliotecária Responsável: Simone da Silva

Fone: (47) 3641 5959 FAX: (47) 3641 5901

E-mail: senaimaf@senai-sc.ind.br

Horários: Segunda a Sexta: 13:30h às 22:30h

Pomerode

Endereço: Rua: Heinrich Passold, 130 - Centro

Pomerode - SC CEP: 89107-000

Bibliotecária Resp: Patrícia Ciciliano

Fone: (47) 3387 0621

E-mail: sl_pom@senai-sc.ind.br

Horários: Segunda à Sexta-feira: 07:30h às 11:30h

/Segunda à quarta-feira: 13:00h às 22:00h /Quinta a

sexta-feira: 13:00h às 16:00h - 17:00h às 22:00h

Rio do Sul

Endereço: Estrada da Madeira, 3000 - Barragem - Rio

do Sul - CEP: 89160-000

Bibliotecária: Andréia Senna da Rocha

Fone: (47) 3531 2403

E-mail: bibliords@senai-sc.ind.br

Horários: Segunda a Sexta: 07:30h às 11:15h - 12:30 às

22:15h

Sábados: 07:45h às 11:30h

São Bento do Sul

Endereço: Rua: Hans Dieter Schmidt, 879

Vila Centenário - São Bento do Sul - SC CEP: 89290-

000

Bibliotecária: Simone da Silva

Fone: (47) 3631-1604 FAX: (47) 3631-1610

Email: bibliotecasbs@senai-sc.ind.br

Horários: 07:30h às 11:30h –

13:30h às 17h - 18h às 22:30h

São João Batista

Endereço: Av. Egidio Manoel Cordeiro, 400 - Centro

São João Batista - SC CEP: 88240-000

Bibliotecária Responsável: DilmaTomazi

Fone: (48) 3265 0050 FAX: (48) 3265 0050

E-mail: bibliosjs@senai-sc.ind.br

Horários: Segunda a sexta-feira: 18:00 às 22:00h

São José

Endereço: BR 101 - Km 211- Área Industrial

São José – SC CEP 88104-800

Bibliotecária: Marciéli de Oliveira

Fone: (48) 3381 9205 FAX: (48) 3381 9209

E-mail: bibliot@senai-sc.ind.br

Horários: Segunda a Sexta-feira: 8:00h às 22:00h

São Lourenço do Oeste

Endereço: R. Prefeito Zeno Germano Etges, 744 -Centro

- São Lourenço do Oeste – SC – CEP: 8999-000

Bibliotecária Resp: Neiva Vieira Narciso

Fone: (49)3344 1635

E-mail: slo@senai-sc.ind.br

Horários: Segunda a sexta-feira: 8:00h às 17:30h –

18:30h às 22:30h

12

São Miguel do Oeste

Endereço: R. Barão do Rio Branco, 220

São Miguel do Oeste – SC – CEP 89900-000

Bibliotecária: Derli Sandra Dorigon

Fone: (49) 3631 1940 FAX: (49) 3631 1915

E-mail: bibliosmo@senai-sc.ind.br

Horários:: 07:30h às 13:30h às 17:30h - 18:30h às

22:30h

Taió

Endereço: R. Expedicionário Rafael Busareto, 475 –

Padre Eduardo – Taió – SC

Bibliotecária Responsável: Andréia Senna de Almeida

Rocha

Fone: (47) 3562 0356

E-mail: senaitaio@dimapel.com.br

Horários: Segunda à Sexta-feira: 08:00h às 12:00 -

18:30h às 22:30h

Tijucas

Endereço: BR 101, Km 163 - Centro

Tijucas - SC – CEP: 88200-000

Bibliotecária: Dilma Tomazi

Fone: (48) 3263 8607 FAX: (48) 3263 8602

E-mail: bilbiotj@senai-sc.ind.br

Horários: Segunda à Sexta-feira: 8:00h às 22:00h

Timbó

Endereço: Rua Tiroleses, 108 - Bairro das Capitais -

Timbó - SC CEP: 89120-000

Bibliotecária Responsável: Shyrlei Jagielski

Fone: (47) 3382 2697 FAX: (47) 3382 0782

E-mail: sl_tmb@senai-sc.ind.br

Horários: 8:00h às 12:00h – 13:30h às 22:00h

Tubarão

Endereço: Rua Marcolino Martins Cabral, 184

Centro - Tubarão - SC CEP: 88701-030

Bibliotecária: Noeli Viapiana

Fone: (48) 3621 5624 FAX: 48) 3621 5601

E-mail: biblioteca@senaidetubarao.com.br

Horários: Segunda a sexta-feira: 7:30 às 12:00h ,

13:30 às 17:00h - 18:00h às22:00h

Sabádo: 08:00 às 12:00h e das 13:00 às 17:00h

Videira

Endereço: Rua Josefina Henn, 85 - São Cristovão

Videira – SC - CEP: 89560-000

Bibliotecária: Diana Gianello

Fone: (49) 3551 3514 FAX: (49) 3551 3500

E-mail: biblio@senai-sc.ind.br

Horários: 7:30h às 11:30h - 13:30h às 15:30h - 18:30 às

22:30

Xanxerê

Endereço: Rua Francisco Brites de Miranda, 399

Xanxerê - SC - CEP: 89820-000

Bibliotecária Responsável: Neiva Vieira Narciso

Fone: (49) 3441 8100 FAX: (49) 3441 8107

E-mail: sl_xan@senai-sc.ind.br

Horários: Segunda a Sexta-feira: 18:30h às 22:30h


Autor: Noeli Viapiana


Artigos Relacionados


Direito Digital, A Era Moderna

Planos De Saúde - Análise De Permanência

Resumo Histórico Sobre Os Médicos Sem Fronteiras

HipertensÃo Intracraniana: As Bases TeÓricas Para A AssistÊncia De Enfermagem

Os Escritores E Os Direitos Autorais De Empréstimo Público Nas Bibliotecas

O Perfil Do Administrador Hospitalar Na Rede PÚblica Municipal De SaÚde De SÃo LuÍs - Ma

Como Amar? Como Ter Paz?