ANÁLISE DO TEXTO: As tendências em comércio eletrônico com base em recentes congressos



ANÁLISE DO TEXTO: As tendências em comércio eletrônico com base em recentes congressos.

Francisca Daniely da Silva dos Anjos[1]

INTRODUÇÃO

Este paper tem como objetivo analisar o texto “As tendências em comércio eletrônico com base em recentes congressos”. As empresas hoje são mais complexas apresentam grandes mudanças e inovações. Vendas on line, baixo custo, expansão de mercado são apenas alguns benefícios que o comercio eletrônico vem proporcionar as empresas.

A Internet é um dos principais fatores nessa mudança de cenário das organizações. O comércio eletrôni­co é o negócio do momento em vendas pela Internet, suas vantagens para os consumidores e fornecedores são cada dia maiores.

O comercio eletrônico não envolve só compras mas serviços físicos, serviços bancários, leilões e entre outros.

 

DEFINIÇÃO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO

Mas o que vem a ser o comercio eletrônico que definição seria mais completa para esse termo, temos algumas definições:

 

–         Para ZWASS (1996), comércio eletrônico é o compartilhamento de informações do negócio, manutenção de relações de negócios e condução de transações por meio de redes de telecomunicação.

–         CHOI, STAHL e WHINSTON (1997, p.13) propõe uma definição mais ampla: comércio eletrônico se refere a usar meios eletrônicos e tecnologias para conduzir o comércio, incluindo interações dentro da empresa, entre empresas e da empresa com consumidores.

–         Para ALBERTIN (1999, p. 15), comércio eletrônico é a realização de toda a cadeia de valor dos processos de negócio em um ambiente eletrônico, por meio da aplicação intensa das tecnologias de comunicação e de informação, atendendo aos objetivos do negócio.

 

VISIBILIDADE DO COMÉRCIO ELETRÔNICO

 

As constantes e intensas mudanças que o comercio eletrônico vem fazendo nas relações das empresas com seus clientes e fornecedores vem nos apresentando uma nova era no mundo dos negócios.

A mudança é tão grande que é possível dizer que “o mundo está em meio a uma revolução na forma de fazer comércio” (KALAKOTA e WHINSTON, 1997, p. 28).

Mas estas mudanças só se tornaram perceptíveis a grande massa de usuários na década de 90 com os vários avanços tecnológico como o barateamento do hardware e software, popularização da internet, melhoria na infra-estrutura telefônica e de redes, desenvolvimento de protocolos e especificação de padrões, desenvolvimento de softwares de navegação mais intuitivos. 

TERMOLOGIAS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO

O comercio eletrônico faz uso de diversas terminologias utilizadas para descrever diferentes aplicações e camadas, técnicas e gerenciais, além de políticas públicas de utilização, padronização e segurança, indo da infra-estrutura de rede até a estrutura comum de negócios e serviços algumas delas são:

  •  e-payment;
  •  e-security;
  •  e-SCM;
  •  e-taxas e aspectos legais;
  •  e-CRM;
  •  e-procurement;
  •  e-learning;
  •  e-banking entre outros.

 

BENEFICIOS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO

Benefícios das Organizações

  • Expansão de mercado e baixo investimento;

 

  • Redução de custos;

 

  • Automatização do fluxo do negocio;

 

  • Novas maneiras de gerenciar a cadeia de suprimentos e valor;

 

  • Baixo custo na comunicação;

 

  • Melhora a imagem e os serviços ao cliente.

 

Benefícios dos Consumidores

  • Mais opções de escolha;

 

  • Disponibilidade  dos serviços 24 horas;

 

  • Informações relevantes e mais detalhadas;

 

  • Entrega rápida;

 

  • Interação com outros consumidores;

 

  • Preços menores em virtude da competição.

 

Benefícios da Sociedade

  • Maior igualdade de acesso a informação;

 

  • Redução das diferenças entre países e culturas;

 

  • Facilidade para disponibilizar produtos independente do tamanho da empresa ou área geográfica;

 

DESAFIOS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO

Mesmo com todos os benefícios apresentados que o comercio eletrônico traz para as organizações, clientes e sociedade ainda enxergarmos muitos desafios:

  •  Privacidade;

 

  •  Logística;

 

  •  Pagamentos;

 

  •  Segurança;

 

  •  Entrega dos produtos;

 

  •  Interação dos sistemas do comercio eletrônico com os aplicativos e bancos de dados existentes;

 

  •  Infra-estrutura das telecomunicações ainda precisa melhorar;

 

CONCLUSÃO

            Na era em que vivemos onde cada vez mas as tecnologias entram em nossas casas o comercio eletrônico vem sendo o mais influenciador da utilização da internet e precisamos estar atualizados, conhecer as facilidades e as inovações tecnológicas esse é o grande desafio para as empresas, clientes e fornecedores.

            As empresas passam constantemente por mudanças buscando as novas técnicas, os novos aplicativos, as novas formas de vender mais por menos, utilizando de produtos como sites de compras coletivas ou seus próprios sites, um novo segmento de mercado vem se estabilizando a cada dia e novas formas de comercio eletrônico podem surgir, pois a tecnologia é uma constante mudança. 

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA

CHOI, Soon-Yong, STAHL, Dale, WHINSTON, Andrew. The economics of electronic

commerce. Indianápolis: McMillan Technical Publishing, 1997. 

KALAKOTA, R., WHINSTON, A. B. Eletronic Commerce: a manager´s guide. Addison

Wesley INC, 1997. 

ALBERTIN, Alberto L. Comércio Eletrônico: modelos, aspectos e contribuições. São

Paulo: Atlas, 1999. 

ZWASS, Vladimir. International Journal of Electronic Commerce, v. 1, n. 1, fall 1996, p. 3- 23.


[1] Francisca Daniely da Silva dos Anjos – Analise e Desenvolvimento para Internet – FATENE 

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Autor: Francisca Daniely Da Silva Dos Anjos


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