Construção do conhecimento em matemática



CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM MATEMÁTICA

 

AUTORAS: SUÉLI APARECIDA RANGEL E FABIANA ALVES MORAES RANGEL

RESUMO

 

ESTE ARTIGO RELATA AS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NO CURSO,PRÓ-LETRAMENTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES EM SALA DE AULA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABA, VISANDO A MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM EM ESCRITA E LEITURA E NOS CONHECIMENTOS BÁSICOS DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE SERÁ ENFATIZADO NESTE ARTIGO.

É UMA PARCERIA COM O MEC E UNIVERSIDADES QUE INTEGRAM A REDE NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA TENDO COMO ADESÃO OS ESTADOS E MUNICIPIOS NO QUAL FAÇO PARTE COMO PROFESSORA NO ENSINO REGULAR NO 2º ANO DO 1º CICLO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO BÁSICO "MINISTRO MARCOS FREIRE"

NESTE CURSO TEREMOS A OPORTUNIDADE DE ESTABELECERMOS NOVAS AMIZADES E NOVOS CONHECIMENTOS DE NOÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA MODERNA E SIMPLIFICADA, MAIS VOLTADA A FAIXA ETÁRIA DA CRIANÇA E SUA NECESSIDADES DE APRENDIZAGEM, COM ATIVIDADES CRIATIVAS (COM MUITOS DESENHOS ) PARA QUE A CRIANÇA APRENDA BRINCANDO.

SERÃO 120 HORAS DE ESTUDOS COM APOIO DE UMA TURORA E DE COLEGAS PARA DISCUTIR, LEVANTAR E SANAR DUVIDAS REFORÇANDO E ESTIMULANDO OS ENTENDIMENTOS QUE VENHA A TER EM CADA FASCÍCULO (QUE SÃO OITO) COM INTUITO DE NOVAS INFORMAÇÕES E CONHECER NOVAS METODOLOGIAS AS QUAIS VENHA NOS PROPORCIONAR SUA APLICAÇÃO NA PRÁTICA DOS CONHECIMENTOS TEÓRICOS RELATIVOS AOS CONHECIMENTOS BÁSICOS DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS, CUJOS OBJETIVOS SÃO:

"VALORIZAR OS CONHECIMENTOS LÓGICOS DA MATEMÁTICA COMO UM TODO".

"CONTRIBUIR PARA QUE OS ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS DESENVOLVAM UMA CULTURA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EFICAZ E QUE INCENTIVE A REFLEXÃO E CONSTRUÇÃO DE EXERCICIOS CONTRIBUINDO PARA A EVOLUÇÃO DA APRENDIZAGEM DE FORMA INDUIVIDUALIZADA".

"CONTRIBUIR COM A SOCIEDADE, ATRAVÉS DE PPRESTAÇÕES DE SERVIÇOS PROPORCIONANDO A SEUS FILHOS UM ENSINO DE QUALIDADE".

"DESENVOLVER ATIVIDADES QUE POSSIBILITE A COMPREENSÃO DA MATEMÁTICA E SEUS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE FORMA MODERNA E SIMPLIFICADA"

."PROPOR AS CRIANÇAS ATIVIDADES QUE EXERCITE A MATEMATICA DE SEU DIA A DIA E QUE FACILITE A APRENDIZAGEM DA MESMA COM SIMPLICIDADE E DE FORMA ADEQUADA A SUA FAIXA ETÁRIA".

"OFERECER SUPORTES E AÇÕES VOLTADA A MATEMÁTICA MODERNA CONTRIBUINDO PARA".

"ELEVAR A QUALIDADE DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA".

PALAVRA CHAVE :NÚMEROS,LÚDICOS,ALFABETIZAÇÃO

iNTRODUÇÃO

NO DECORRER DESTE CURSO TIVE A OPORTUNIDADE DE ESTABELECER NOVAS AMIZADES E APRENDER NOVAS METODOLOGIAS PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO DA MINHA ESCOLA E CONSEQUENTEMENTE DE MEUS ALUNOS.

NOS MOMENTOS PRESENCIAIS TIVE TAMBÉM A OPORTUNIDADE DE ELABORAR ATIVIDADES EM GRUPO, DAR SUGESTÕES DE LEITURAS, EXERCÍCIOS, CONVERSAR, TROCAR IDÉIAS, DISCUTIR OS ASSUNTOS EM PAUTA MAS, SOBRETUDO, A SATISFAÇÃO DE PARTICIPAR DE UM PROJETO TÃO INTERESSANTE QUE É O DE CONTINUAR MEUS ESTUDOS, DE MODO A TORNAR MINHAS AULAS DE MATEMÁTICA MAIS EFICIENTES E MAIS PRAZEROSAS.

É IMPORTANTE RELATAR QUE OFERECER SUPORTE AS AÇÕES DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS SERÁ SEMPRE BEM VINDO, POIS, ACREDITO QUE TUDO QUE VENHA A CONTRIBUIR PARA ELEVAR A QUALIDADE DO ENSINO EM NOSSO PAÍS É DE SUMA IMPORTÃNCIA, INCLUSIVE EM MATEMÁTICA QUE QUASE NÃO SE PREOCUPAM COM SITUAÇÕES QUE INCENTIVEM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM MATEMÁTICA.

SENDO ASSIM, O PRÓ LETRAMENTO EM MATEMÁTICA FOI CONCEBIDO DE FORMA REFLEXIVA, POSSIBILITANTO QUE O EDUCADOR SEJA SUJEITO DE SUA AÇÃO, QUE VALORIZE SUAS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS AO LONGO DE SUA PRÁTICA E VÁ FAZENDO SUAS INCURSÕES TEÓRICAS, SEUS SABERES DE PRÁTICA, ALÉM DE NO PROCESSO POSSIBILITAR AO EDUCANDO COMPREENDER E ENFRENTAR AS DIFICULDADES COM AS QUAIS POSSA SE DEPARAR DAQUI POR DIANTE NOS CONCEITOS BÁSICOS DA MATEMÁTICA.

É IMPORTANTE LEMBRAR QUE OS GRUPOS DE ESTUDOS, ALÉM DE IMPLEMENTAR O CURSO, EXIGE QUE CADA CURSISTA EXPRESSE ORALMENTE E POR ESCRITO SUAS INQUIETAÇÕES E OS SUCESSOS DE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ANOS A ANOS. É ESSENCIAL QUE O EDUCADOR TENHA PRINCÍPIO DE COOPERAÇÃO, PORQUE DELA SE CONSTITUEM OS PRINCÍPIOS DE UM GRUPO DE ESTUDOS DE SUCESSO.

DURANTE A LEITURA DESTE ARTIGO, VOCÊ PODERÁ CONTAR COM APOIO DE DIVERSAS ATIVIDADES, SIMPLES RETIRADAS DA INTERNET MAS QUE TE MOSTRARÁ A FACILIDADE DE DISPONIBILIDADES QUE ENCONTRAMOS PARA QUE NÃO SE SINTA SOZINHO E DESANIMADO COM AS DIFICULDADES ENCONTRADAS.

DESTE MODO, ESTAREI APRESENTANDO CADA UM DOS FASCÍCULOS, PARA QUE POSSA SE FAMILIZAR MELHOR COM O TEMA DE FORMA A COLABORAR COM SEU ENTENDIMENTO COM AS ATIVIDADES PROPOSTAS.

NO PRIMEIRO E SEGUNDO FASCÍCULO O TEMA SERÁ "NUMEROS NATURAIS E OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS". QUE PODERÁ AJUDAR NAS REFLEXÃO DAS AÇÕES DE REPRESENTAÇÃO NUMÉRICA DE NOSSO SISTEMA DECIMAL DE NUMERAÇÃO, BEM COMO, A IMPORTÃNCIA DOS NÚMEROS EM NOSSA VIDA, ASSIM COMO AS DIFERENTES FORMAS DE REPRESENTAÇÃO NUMÉRICA E OS DIFERENTES MODOS DE CONCEITUAR OS NÚMEROS NATURAIS. INCLUSIVE VALE A PENA LEMBRAR QUE A CRIANÇA JÁ TEM UMA BAGAGEM ENORME COM ESTES NÚMEROS EM SEU DIA A DIA.

OS NÚMEROS NATURAIS ESTÃO PRESENTES EM NOSSO COTIDIANO E SÃO UTILIZADOS NOS MAIS DIFERENTES PROPÓSITOS, AJUDANDO NUMA COLOCAÇÃO ORDENADA TAIS COMO; TENHO 10 REAIS, NOSSA SALA TEM 30 ALUNOS, QUINTO ANDAR, NÚMERO DE TELEFONES, QUANTIDADES E QUALIFICAÇÕES E CONTAGENS DIVERSAS, ETC.

PROPONHO NESTA ETAPA QUE FAÇA UM DITADO DE NÚMEROS MENOR QUE 100 E MAIOR QUE 100 QUE PODERÁ DIGNOSTICAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE SEUS ALUNOS. ASSIM CONSTRUIRÁ SEU PRÓPRIO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO.

AVALIE E REALIZE A PARTIR DESTE SUAS ATIVIDADES ENVOLVENDO OS NÚMEROS NATURAIS.

TERCEIRO FASCÍCULO PENSAREMOS JUNTOS EM "ESPAÇO E FORMA". TRABALHANDO COM ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA. ASSIM COMO ESTUDAMOS OS NÚMEROS NATURAIS E SEU USO NO DIA A DIA, DA MESMA FORMA, A NOSSA LOCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÕES NOS ESPAÇOS COTIDIANOS PODEM SE CONSTITUIR EM ORIENTAÇÕES PARA EXPLORAR O DESLOCAMENTO DO ALUNO EM ALGUM ESPAÇO DO COTIDIANO.

CABE ASSINALAR QUE A GEOMETRIA ENSINADA NAS ESCOLAS BUSCAM SISTEMATIZAR O SABER GEOMÉTRICO ATRAVÉS DA EXPLORAÇÃO E ORIENTAÇÕES DE TRAJETOS, LONGE E PERTO, BASE DE OBJETOS, MAQUETES, GRUPOS DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS, ETC. NESTE CASO É IMPORTANTE A PERCEPÇÃO DE QUE EXISTE OBJETOS QUE SE PARECEM COM CILINDROS, CONES, CUBOS ASSIM POR DIANTE, QUE NOS AJUDAM A RECONHECER O USO DA GEOMETRIA EM NOSSO COTIDIANO.

FINALIZO DESTACANDO QUE A GEOMETRIA SE TORNA IMPORTANTE TAMBEM COMO MEIO DE FACILITAR A PERCEPÇÃO ESPACIAL DOS ESTUDANTES, CONTRIBUINDO POR PRATICAS PEDAGÓGICAS MAIS ELABORADAS EM TRABALHOS ARTÍSTICOS TANTO DOS SERES HUMANOS QUANTO DA NATUREZA. DESTA FORMA, ESTAREMOS INSERINDO NA ESCOLA, NÃO SÓ "MATEMÁTICA DOS NÚMEROS" MAS, PRINCIPALMENTE, ELEMENTOS DE NOSSA CULTURA E DE NOSSO COTIDIANO QUE ENRIQUEÇAM NOSSA PRATICA PEDAGÓGICA.

ESTE QUARTO FASCÍCULO O TEMA CENTRAL SÃO AS "FRAÇÕES". QUE APARECEM QUANDO AS PESSOAS QUEREM REGISTRAR PARTES DE COISAS, PARA INDICAR A DIVISÃO EM PEDAÇOS IGUAIS OU NÃO DE FRUTAS, LEGUMES,BILHETES DE LOTERIA ETC. NESTE CASO, AS FRAÇÕES REPRESENTAM AS QUANTIDADES NÃO INTEIRAS.

NAS FRAÇÕES É COMUM DIZER CENTÉSIMO OU INVÉS DE CEM AVOS, MILÉSIMO AO INVÉS DE MIL AVOS E ASSIM POR DIANTE.

AS POTENCIAS DE 10, TEM UMA IMPORTÃNCIA PARTICULAR NAS FRAÇÕES PORQUE TEM UMA RELAÇÃO DIRETA COM OS NÚMEROS DA FORMA DECIMAL. PORTANTO, NOS TRABALHOS COM ALUNOS É SEMPRE IMPORTANTE LEMBRAR ESTA RELAÇÃO E SE POSSIVEL APRESENTE SEMPRE OS DOIS CASOS, ESTIMULANDO UM PENSAMENTO MAIS FLEXIVEL NOS ALUNOS.

NESTE CASO, INDUZA A CRIANÇA A RECONHECER AS FRAÇÕES COMO NÚMEROS, TANTO QUANTO AOS NÚMEROS NATURAIS OU OS DECIMAIS E NÃO APENAS COMO SIMBOLO. NAS SÉRIES INICIAIS É MELHOR TRABALHAR FRAÇÕES SIMPLES E APROXIMAR OUTRAS FRAÇÕES USANDO ESTAS FRAÇÕES SIMPLES.

"GRANDEZAS E MEDIDAS"

NO ENSINO FUNDAMENTAL SERÁ O FASCÍCULO CINCO. GRANDEZAS E MEDIDAS SÃO FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA QUE OS ALUNOS SE APROPRIEM DO CONHECIMENTO CIENTIFICO TECNOLÓGICO ENVOLVIDOS NO COTIDIANO DA CRIANÇA. COMO POR EXEMPLO, OBSERVAR O TAMANHO DOS OBJETOS, PESOS, VOLUMES, TEMPERATURAS, COMO TAMBÉM DEMARCARMOS ESSAS DIFERENÇAS QUANDO FALAMOS AOS MENORES; MAIOR QUE, MENOR QUE, MAIS LONGE, MAIS PERTO, MAIS QUENTE, MAIS FRIO ETC.

ESTAS SITUAÇÕES DEVEM SER APROVEITADAS PELO PROFESSOR PARA PROPOR SITUAÇÕES- PROBLEMA, VISANDO A AMPLIAÇÃODE SEUS CONHECIMENTOS E CONSTRUÇÃO DE NOVOS SIGNIFICADOS. PARA TANTO UM ÓTIMO EXEMPLO SÃO AS ATIVIDADES COM ALIMENTOS, ESSA ATIVIDADE POSSIBILITA UM IMPORTANTE TRABALHO, ENVOLVENDO DIFERENTES UNIDADES DE MEDIDA, COMO TEMPO DE COZIMENTO, INGREDIENTES, LITRO, QUILOGRAMA, COLHER, XICARA, PITADA, ML, ETC.

ASSIM AO LONGO DO ENSINO FUNDAMENTAL, AS ATIVIDADES COM GRANDEZAS DE MEDIDAS DEVEM GRADATIVAMENTE SEREM PROPOSTAS DE FORMA A PROPICIAR A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE MEDIÇÃO, LEVANDO EM CONTA QUE MEDIR SIGNIFICA COMPARAR GRANDEZAS DE MESMA NATUREZA.

CHEGAMOS AGORA AO "TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E MATEMÁTICA", NESTE FASCICULO TRATAMOS OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA ESTATÍSTICA E ANÁLISE DE DADOS EM TABELAS E GRÁFICOS PROPICIANDO INTERPRETAÇÃO DE INFORMAÇÕES E COMPARAÇÕES. SENDO ASSIM, A ESTATÍSTICA SERVE DE FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA COMPREENDERMOS TODAS INFORMAÇÕES PRESENTES NO NOSSO DIA A DIA.

HOJE PODEMOS CONTEMPLAR A ESTATÍSTICA EM TRÊS ÁREAS, DESCRITIVA, PROBABILIDADE E INFERÊNCIA.PELO FATO DE QUE ATUALMENTE É MUITO FREQUENTE A APRESENTAÇÃO DE INFORMAÇÕES EM GRÁFICOS E TABELAS E MEDIDAS ESPACIAIS ETC. É IMPRESCINDÍVEL O TRATAMENTO TAMBEM NA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE FORMA QUE OS ALUNOS TENHAM OPORTUNIDADE DE ANALISAR O MUNDO A SUA VOLTA COM CRITICIDADE E AUTONOMIA.

É FÁCIL PARA O ALUNO FAZER LEITURA DE INFORMAÇÕES ORGANIZADAS EM TABELAS OU GRÁFICOS. A PARTIR DE RESULTADOS NUMÉRICOS OBTIDOS EM UMA PESQUISA, É POSSIVEL QUE A CRIANÇA DE SÉRIES INICIAIS ESTABELEÇA VALORES USANDO CRITÉRIOS ESTATÍSTICOS QUE SUMARIZEM OS RESULTADOS OBTIDOS E REFERENCIADOS EM UMA TABELA OU GRÁFICO.

E POR FALAR EM SUMARIZAR OS RESULTADOS, O NOSSO ENCONTRO AGORA SERÁ COM "O LADO LÚDICO DO ENSINO DA MATEMÁTICA", FASCICULO SETE. É AMPLIANDO OS CONHECIMENTOS E SABENDO UTILIZÁ-LOS QUE SE FAZ POSSIVEL RESOLVER, A CADA DIA, PROBLEMAS MAIS COMPLEXOS.

ACREDITAMOS QUE O SUJEITO ESTÁ DIANTE DE UM PROBLEMA QUANDO TOMA CONSCIÊNCIA DO MESMO E MOVIDO PELA NECESSIDADE, PROCURA SOLUCIONÁ-LO, TENDO PARA ISSO QUE DISPOR DE PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DE SUAS AÇÕES. AS SITUAÇÕES NOVAS O MOTIVA PARA QUE SE ENVOLVA EM UM PROCESSO CRIATIVO E REFLEXIVO, RESOLVENDO O QUE LHE É PROPOSTO..

ALÉM DOS PROBLEMAS DO COTIDIANO O PROFESSOR PODERÁ PROPOR PROBLEMAS DE LÓGICA E DE RECREAÇÃO. NO PRIMEIRO SERA APRESENTADO EM FORMA DE TEXTOS EM QUE OS DADOS E A SOLUÇÃO NÃO SÃO NUMÉRICOS, PROPICIANDO A CRIANÇA DESENVOLVER ESTRATÉGIA QUE FAVOREÇAM A LEITURA E A COMPREENSÃO.

DESAFIADA A CRIANÇA ENCONTRA A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA. JÁ NOS PROBLEMAS DE RECREAÇÃO ENVOLVE A CRIATIVIDADE E A POSSIBILIDADE DE QUE SE POSSA ENCONTRAR VÁRIAS SOLUÇÕES PARA UM ÚNICO PROBLEMA LEVANDO A CRIANÇA A DESENVOLVER ESTRATÉGIAS COM DIRENTES REGISTROS.

O PROFESSOR, NESTA PERSPECTIVA, NESSECITA ADOTAR UMA POSTURA CRITICA E CRIATIVA. NESTE SENTIDO, DEVERÁ INVESTIGAR SE A CRIANÇA ESTA RESOLVENDO OS PROBLEMAS E QUE CONHECIMENTOS ESTÃO COLOCANDO EM AÇÃO, BEM COMO AS DIFICULDADES ENCONTRADAS. ESTE PROCESSO TAMBEM DEVE POSSIBILITAR QUE O PROFESSOR REFLITA, CONSTRUA E RE-SIGNIFIQUE SUA PRÁTICA EM RELAÇÃO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS.

CHEGAMOS AO FIM NO FASCÍCULO OITO FAZENDO UMA "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS". NESTE SENTIDO, FIZ UM PLANEJAMENTO COM ATIVIDADES DE GRUPO ENVOLVENDO A ESCOLA, SUA ORGANIZAÇÃO, DIRETRIZES PEDAGÓGICAS E ENVOLVIMENTO DO PROFESSOR E ALUNO NO ATO DE ENSINAR, APRENDER E AVALIAR.

QUE IMPORTÃNCIA VOCÊ DARIA AOS ERROS DE SEUS ALUNOS? ESTA É UMA QUESTÃO FUNDAMENTAL NO PROCESSO AVALIATIVO.O ERRO PODE REPRESENTAR INDÍCIOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS. DIANTE DESTE ERRO O PROFESSOR PODE COMPREENDER O TRAJETO SEGUIDO PELO ALUNO E BUSCAR CONVERTE-LO A NOVOS CAMINHOS MAIS RELATIVOS REVERTENDO A SITUAÇÃO.

ASSIM AO AVALIAR O ALUNO O PROFESSOR ALEM DE APONTAR OS ERROS, DECIDE QUE TIPOS DE ENCAMINHAMENTOS E INTERVENÇÕES DEVE INSERIR EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA QUE O ALUNO SUPERE SUAS DIFICULDADES INICIAIS. NESTE CASO, O PROFESSOR CONSIDERA NÃO APENAS O QUE O ALUNO FOI CAPAZ DE FAZER, MAS TAMBEM AQUILO QUE ELE JÁ SABIA FAZER E FEZ, MESMO QUE COM ERROS, PARA A PARTIR DAI, PLANEJAR AS ATIVIDADES SEGUINTES.

CONSIDERAÇÕS FINAIS

NA PREOCUPAÇÃO DE ENSINAR OS CONTEÚDOS PROPOSTOS NO CURRÍCULO ESCOLAR ELABORADO A CADA BIMESTRE, TALVES TENHA PECADO QUANTO A QUALIDADE DE ENSINO. PLANEJAMOS UM TRABALHO ENVOLVENDO ATIVIDADES DE GRUPO QUE ENVOLVE UM OLHAR MAIS GLOBAL E NESTE CURSO ´"PUDE" ORGANIZAR MINHAS ATIVIDADES SOBRE O OLHAR MAIS INDIVIDUALIZADO, COM DINAMICAS DE SALA DE AULA QUE VIERAM SÓ DEPOIS NA SOCIALIZAÇÃO A SE INTEIRAREM AO GRUPO.

O TRABALHO INDIVIDUAL ME FEZ OLHAR ATENTAMENTE A MINHA PRÁTICA EM RELAÇÃO AO PLANEJAMENTO. OS DADOS DECORRENTES DESTE OLHAR VIERAM NO DECORRER DO CURSO A FAVORECER MINHA PERCEPÇÃO AOS ALUNOS QUE CARECEM DE UM APROFUNDAMENTO EM SUA APRENDIZAGEM E, POR ISSO, APLIQUEI TODAS AS SUGESTÕES SUGERIDAS DE FORMA MAIS DINAMICA E COM ISSO AS AULAS FICARAM MAIS REFLEXIVAS E COERENTES.

OS TEXTOS E AS ATIVIDADES PROPOSTAS A CADA FASCÍCULO ME OBJETIVARAM A DISCUTIR TAMBEM A AVALIAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS. AS ATIVIDADES PROPOSTAS PELA TUTORA DO CURSO ME DESAFIOU A AVALIAR A APRENDIZAGEM DO ALUNO COMO PROCESSO CONTÍNUO E EU COMO FACILITADOR DE SUA APRENDIZAGEM.

SEI QUE AQUI, ALÉM DE NOVAS AMIZADES, O CURSO COLABOROU E MUITO COM O APERFEIÇOAMENTO DE MINHA PRÁTICA COMO DOCENTE, FOI PRAZEROSO E CONTRIBUIU TAMBEM PARA MEU CRESCIMENTO PESSOAL E COMO EDUCADORA. ESTAREI MAIS APTA A RESPEITAR AS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DE CADA ALUNO E APLICAR CONTEÚDOS DINÃMICOS E MAIS INTERESSANTES, ESPERANDO COM ESTA PRÁTICA CONTRIBUIR, DE ALGUMA FORMA, COM O SUCESSO DO MEU TRABALHO DE EDUCAR.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

HOFFMANN, Jussara, Avaliação mediadora; uma pratica em construção - da pré escola à universidade. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1993.

ALVES, E. M. S. A Ludicidade e o ensino de Matemática; uma pratica possivel, Caminas S.P; Papirus, 2001

GEOVANNI, J. R. Matemática Pensar e Descobrir, II. São Paulo. FTD, 2000

BENDICK, J. Pesos e Medidas. Rio de Janeiro; Fundo de Cultura, 1965

MACHADO, N. J. Medindo Comprimentos, São Paulo; Scipione, 2000. Coleção Vivendo a Matemática.

Brasil, Parãmetros Curriculares Nacionais; Matemática, Secretaria de Educação Fundamental. Brasilia; MEC/SEF, 1997.


Autor: Suéli Aparecida Rangel


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