Estudo de caso: a visão do graduando em educação física na perspectiva do lazer



Anália P. Guedes da Silva Juliana da Cruz

Centro Universitário Hermínio Ometto – UNIARARAS

Araras- SP 

ESTUDO DE CASO: A VISÃO DO GRADUANDO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DO LAZER 

RESUMO 

O lazer considerado como manifestação cultural é uma área de grande abrangência, que oferece diversos campos para atuação profissional; um destes campos é a Educação Física, que se encontra historicamente relacionada ao lazer a partir da grade curricular e da identificação com os conteúdos e interesses deste elemento. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi identificar e discutir os motivos que levam os graduandos do 4º ano do curso de Educação Física da UNIARARAS, a interessar-se ou não pela área do lazer, levando em conta, seu ponto de vista, suas experiências, a grade curricular do curso e o enfoque obtido na graduação, pelas possibilidades de estágio e experiências profissionais. O estudo contou com revisão bibliográfica fundamentada na biblioteca da instituição e pesquisa de campo, com método de estudo de caso de natureza qualitativa. Foi realizado com 45 alunos do quarto ano de Educação Física do Centro Universitário Herminio Ometto, tendo como principal forma de coleta de dados a aplicação de um questionário. No que se refere à grade curricular o curso de Educação Física da UNIARARAS oferece seis disciplinas relacionadas a área do lazer, 1. Teoria e Prática da Recreação e do lazer, 2. Fundamentos de Ecoturismo, Atividades Lúdicas e lazer, 3. Dimensões Psicológicas do Esporte e do Lazer, 4. Gestão e Marketing do Esporte e Lazer, 5. Métodos de Gestão do Esporte e Lazer, 6. Sociologia do Esporte e do Lazer. Pela aplicação dos questionários constatou-se que dos 45 alunos participantes da pesquisa, 20 responderam ter tido uma única disciplina relacionada ao lazer, 19 responderam ter tido duas disciplinas e 6 alunos responderam três ou mais disciplinas voltadas ao lazer. Quanto ao entendimento do aluno sobre a atuação no lazer, 21 alunos responderam que o papel do profissional formado em Educação Física que atua com lazer é proporcionar alegria aos participantes com atividades lúdicas e prazerosas, 18 alunos responderam que o papel do professor é instruir os participantes a uma prática saudável. Referente à área de atuação somente 3 alunos declararam que gostariam de atuar com lazer; grande parte dos alunos pretende atuar em academias e uma parcela deles deseja trabalhar em escolas. Partindo desses dados, o estudo aponta alguns resultados, 1. grande parte dos alunos associa o lazer somente a disciplinas práticas; parecem demonstrar uma visão associada a recreação e não vêem o lazer como conteúdo transversal; 2. quanto a atuação nesse campo, os alunos enfatizaram os elementos da alegria e práticas saudáveis, o que aponta a falta de ligação do fenômeno do lazer como manifestação cultural, num sentido amplo; e 3. a área do lazer não despertou grande interesse de atuação entre os alunos, ainda que este elemento tenha ganhado mais notoriedade nos últimos anos e parece não ter causado interesse em alunos formados num curso de graduação que oferece seis disciplinas voltadas ao lazer. Assim a formação dos alunos “para e pala educação no lazer ’’ necessita ser incentivada nos diferentes segmentos que ele engloba...

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