Motivação profissional



Motivação Profissional

                                                                                        Edson Luis Ismael Do Carmo

 

Foi na sala do educador do dia 17 de abril de 2011, que debatemos o tema da palestra foi sobre motivação profissional. Debatemos oito tópicos : motivação profissional , afeto, aparência, interação, segurança, humor, avaliação, cuidados na hora da leitura,   que foram apresentadas pelas professoras Dilma. Gláucia , Sara, Suely e os funcionários Divino e Elisete.Os tópicos abordados foram de suma importância, porque possibilitaram a reflexão sobre a motivação em sala de aula eo processo de ensino aprendizagem .  

 

Ser professor hoje, é ser guerreiro, missionário, pacificador, pai, mãe, enfim, ter motivação  para trabalhar dentro de sala, sobretudo é trabalhar com o coração. Hoje enfrentarmos tantos dificuldades em nosso dia-a-dia, que as vezes ate pensamos em abandonar a profissão. São tantos temas negativos que envolvem alunos e professores que nem vale á pena mencionar, pois já formam , quase uma historia com muitos capítulos.No encontro observei coisa interessante em que as colegas Gláucia e Suely apresentaram sobre esta motivação profissional , e pude perceber que  a afetividade e o conhecimento ajuda imenso neste processo de crescimento.

 

              Elas deixaram transparecer que a relação é um processo que se constrói sem sombra de duvidas, digo pelo fato de debatermos em alguns tópicos que constantemente chega ao aluno. Eu como novo Professor na escola, estou aprendendo muito com elas, e conhecendo ainda mais meus novos alunos que  para elas já são alunos veteranos. E  Chegávamos sempre na seguinte conclusão: quanto maior a Cooper atividade dentro de sala de aula maior o conflito, e dai uma brecha para a desmotivação, você explica, desenha e nada. Mas nunca devemos nos desmotivar pois somos guerreiros e sempre vamos arranjar uma solução, pois somos autênticos e inteligentes.

 

Os alunos vivem em constantes conflitos interpessoais, o que de fato favorece trabalharmos, valores e regras,isso de  fato o mundo precisa valorizar os   princípios. Mas o que fazer se perdermos paciência? Devemos manter a calma, nos controlar, para isso temos que estar emotivos se não, tudo pode ficar pior. A motivação nos ajuda a não agir no improviso, reconhecer sentimentos e orientar os comportamentos, que é o que de fato vivenciamos dentro da sala de aula.Mas… uma outra pergunta gostaria de lhes fazer. Desmotivar – se resolveria? Se pensarmos em quere resolver os problemas rapidamente,com ameaças punições  etc... não se resolvera e você continuara nadando contra a maré. Ana Maria Falcão[1],nos ajuda e orienta com quatro conselhos básicos e que podemos agarramos e levar conosco em nosso dia- a dia de trabalho, e sempre que precisarmos nos motivar.

 

 

Quatro orientações básicas.

 

1 – busca mostrar ao aluno que a verdade e honestidade são sempre consideradas como importantes e fundamentais.

 

2 – reconhecer sentimento e estímulos e se colocar no lugar do outro

 

3 – reconhecer que o conflito pertence aos envolvidos, não alargar a própria sorte e nem torna partido.

 

3.1 – descrever o problema, incentivar que falem sobre ações que busquem soluções.

 

3.2 – ser mediada e (não negociador)

 

4 – acreditar na capacidade deles para solucioná-la o que não significa aceitar qualquer alternativa de resolução solução justa e respeitosa.

Temos que nos motivar a cada dia independente do problema que enfrentarmos somos professores e já sabemos que acreditar é diferente de saber, não basta saber é preciso passarmos para os nossos alunos as condições necessárias para que o conhecimento se torne valores principalmente o moral que esta ligado aos princípios, respeito, cooperação, solidariedade e justiça. Finalizo agradecendo as colegas e os colegas pela explicação e ao incentivo para desencadearmos o nosso trabalho e por apresentar as importância desta motivação profissional.

                                                                                                                   

                                                                                                                Obrigado !

 

          

 Nos professores na Escola Estadual Ubaldo Monteiro Da Silva

               Trabalhamos motivados pelos alunos e por você.

                                                                                               e

                                                                                                      Estaremos sempre prontos …..

Autor: professor Edson Luis Ismael Do Carmo

 

Referências : 

www.otimismoemrede.com/motivacaoprofissional.html 

www.ufsm.br/revistacontabeis/anterior/artigos/vIn01/a13vIn01.pdf 


 

[1] Profª Drª Ana Maria Falcão de Aragão

 Fórum SM de Educação 2011: Professor protagonista, o desafio de ensinar para a vida

Download do artigo
Autor: Edson Luis Ismael Do Carmo


Artigos Relacionados


A Importância Da Motivação Em Sala De Aula

Debate Bactéria Escherichia Coli

PrudÊncia Acerca Do Estresse No Trabalho

Influência Da Motivação No Processo Ensino Aprendizagem

Transposição Didática: Divergências De Metodologia

A Importância Da Pesquisa Na Escola

''a Importância Do Relacionamento Entre Professor E Aluno No Processo De Aprendizagem''