Vídeo laboratório de acadêmicos gera polêmica



Vídeo laboratório de acadêmicos gera polêmica

 

                No dia 26 deste mês foi postado no site do You Tube (site de compartilhamento de vídeos na internet), um vídeo laboratório produzido por alunos do 6º período de Comunicação Social/Jornalismo do Centro Universitário UnirG, que ocasionou bastante alvoroço em Gurupi.

                O vídeo de quatro minutos, produzido pelos acadêmicos Nando Costa, Rodrigo Martins e Wesley Moreno, supervisionado pelo Professor e Jornalista Paulo Albuquerque, abordou a depredação de um patrimônio público do município localizado no antigo Parque de Vaquejada Igue do Vale, no recém criado loteamento Boulevard.

                A cobertura realizada pelos futuros jornalistas, embora com muitos erros primários – como a troca da palavra mictório por migratório, entrevistador com trajes inadequados (chinelo de dedo, bermuda e boné), textos sem roteiro prévio, etc. – ocasionou muita polêmica por dois aspectos bastante discutidos no nosso cotidiano; primeiro o vandalismo de alguns cidadãos para com a coisa pública, segundo uma questão de ética, quesito indispensável ao jornalista e que deve ser ensinado ao aluno desde o primeiro semestre da faculdade.

                Com relação à destruição do patrimônio público, ou seja, de todos, da comunidade, o zelo cabe não somente a administração pública, como também a própria comunidade, se necessário, com o auxílio da polícia. Iluminação quebrada, lixo jogado em beiras de rodovias, telefones públicos danificados, pichações, também fazem parte do dia-a-dia de nossa cidade, seria impossível para qualquer gestor público colocar um funcionário para tomar de conta de todo o patrimônio existente em uma cidade que já ultrapassa a casa dos 77 mil habitantes.

                Talvez a questão da ética seja até mais grave do que os maus tratos com o patrimônio público. Neste caso a equipe de futuros jornalistas, não foi bem conduzida pelo Professor orientador, que também exerce a função de Coordenador do curso de jornalismo e é proprietário de um semanário que circula na região. O sensacionalismo dado ao material deve servir de lição de como não se deve fazer jornalismo; o material exibido na rede mundial de computadores foi capa do jornal da edição que circulou três dias (29) após a publicação no You Tube, com um agravante, o veículo é de propriedade do orientador, pré-candidato a prefeito e opositor ferrenho do atual governo municipal.

                Na realidade, o preocupante mesmo é o que o professor publicou no editorial do seu jornal:

                “... Parabéns aos acadêmicos do 6º período, meus alunos de Comunitário. Estamos    provando o valor e fortalecendo os princípios. Nunca percam a ética de vista e nem se       deslumbrem por nada.

 

 

Redação: Suiter         


Autor: Heráclito Ney Suiter


Artigos Relacionados


To Em Cena X Escola Francesa De Comunicação

O Novo Sempre Vem!

Utilização De Vídeos Como Veículo De Transmissão De Conhecimentos

Ser Professor...

6 Dicas Para Otimizar Seus Vídeos No Youtube

O Informante.

Credibilidade(s)