Como obter a felicidade em quatro passos



"Felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam"

( Lucas 11:28)

"E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento"

( Lucas 1:14)

Qual seria o verdadeiro caminho para ser feliz? será que existe verdadeiramente a felicidade plena? e se existe de fato, como obi tê-la?

Estas perguntas são feitas diariamente por milhares de pessoas em todo o mundo. Quem não não anseia a completa felicidade em sua vida? Mais estas mesmas questões nos levam a uma reflexão: o que seria a verdadeira felicidade? Porque muitas vezes o que me deixa feliz, não necessariamente torna o outro feliz também.

Antes de discorrermos sobre nosso artigo a respeito da felicidade, gostaria de começa-lo com uma pergunta para você: o que é felicidade para você? o que te faz ou te faria a pessoa mais feliz do mundo?

Para muitos, conquistar a felicidade significa a conquista de bens materiais, significa a conquista daquele carro vermelho ou daquele apartamento na beira da praia. Mas estes gêneros de felicidade são passageiros, não duram e não satisfaz o homem por completo, porque somente trazem o gozo para o corpo e não para o espírito. A questão central para respondermos a todos como se conquistar a felicidade plena esta na forma como a buscamos.

Meditemos nisso, será que a felicidade que você busca para si esta em coisas passageiras? será que você esta buscando de forma correta? Apresentarei a seguir, os passos para conquistarmos a felicidade completa em nossa vida:

1º passo: Ter esperança em Deus

Mais afinal aonde esta a felicidade verdadeira? satisfatória que será duradoura para sempre? a resposta a esta pergunta esta em Deus. Nele encontramos a longevidade e a plenitude para desfrutarmos da verdadeira felicidade. Primeiramente devemos entender que para vivenciarmos a felicidade, devemos viver no caminho da verdade através da comunhão com Deus através da esperança nele. Em Efésios encontramos esta resposta:

Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.

(Efésios 2:12)

Esta esperança que precisamos ter, somente em Jesus podemos encontra-la Somente nele poderemos dispensar todas as nossas necessidades e esperanças. Portanto esta na esperança, o primeiro passo para a conquista da verdadeira felicidade. Em salmos 39:7 o salmista diz:

Agora, pois, senhor, que espero eu? A minha esperança está em ti.

(Salmos 39:7)

2 º passo: ter  comunhão e confiança em Deus

Nossa relação com Deus, se constitui base para uma vida saudável e feliz. A condição essencial para uma vida plena em Cristo, esta em comungarmos com ele nossa vida através de sua igreja e do relacionamentos com nossos irmãos. Em 1 João 4.20-21 o senhor ressalta que sem uma vida de comunhão com nossos irmãos em Cristo, não poderemos alcançar uma vida de plena felicidade:

"Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?"

(1 João 4:20-21)

"E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão."

(1 João 4:21)

"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura"

( Marcos 16:15)

Devemos sim seguir as palavras do senhor e ser a luz do mundo irradiando o senhor em todos os instantes de nossas vidas.

"Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo"

( João 9:5)

3 º passo: Adoração a Deus e obediência a ele

Devemos acima de tudo amar a Deus sobre todas as coisas e a ele reder louvores e hosanas. Para conquistarmos a felicidade por completo, devemos antes amar ao senhor e adora-lo de todo nosso coração. Em nossos corações devemos gravar esta palavra como esta em Salmos. 18:1:

"Eu te amo ó Senhor, força minha"

O que devemos expressar em nossas vidas deve primeiro a gratidão por sermos filhos de um Deus maravilhoso. O apóstolo Paulo nos ensina a respeito da gratidão em nossos corações em I Tes. 5:18:

" Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco"

(1 I Tessalonicenses 5:18)

Devemos render nosso louvor e nossa gratidão a Deus através de acções de graças. Assim como falou o salmista. Ter gratidão para com o senhor é reconhecer a soberania de Deus sobre tudo. Nossos louvores devem antes provir do coração possuído pela profunda gratidão pela vida e pelas bênçãos que recebemos em nossas vidas diariamente.

Devemos ser obedientes a Deus e a sua vontade, a obediência a ele se concretiza em nossa alma que se enche de alegria e bem aventuranças quando obedecemos sua vontade a exemplo do senhor Jesus:

"Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra."

(João 4:34)

Porque devemos adorar a Deus e tão somente a ele? em Mateus 4:10 encontraremos a resposta:

" Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás."

(Mateus 4:10)

Somente Deus é digno de nossa adoração, em apocalipse 14:9-10 temos seria advertencia a respeito de toda a adoração que não seja para Deus:

"E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão."

"Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro."

(Apocalipse 14:9-10)

Como bem expresso na palavra de Deus, somente ao senhor deveremos adorar, a ele e a mais nada. A palavra do senhor ainda nos adverte em 1 reis 12:30:

" E este feito se tornou em pecado; pois que o povo ia até Dã para adorar o bezerro."

(1 reis 12:30)

Porque devemos adorar a Deus?

A adoração a Deus deve prover de nosso amor e fé para com ele. A adoração é fruto da fé, devemos crer nele de forma total e a ele confiarmos nossa vida adorando-o com todo o nosso coração.

Em salmos 18:1 encontramos:

"Eu te amarei, ó senhor, fortaleza minha"

(Salmos 18:1)

Quando amamos e adoramos a Deus experimentamos alegrias indescritiveis, pois é atravez do espírito santo que somos animados e inspirados. Rendemos então a ele o que lhe é devido com amor e experimentemo-nos em planitude o que diz o salmista:

" Bendize, ó minha alma, ao senhor! senhor, Deus meu, como tu és magnificente: sobrevestido de glória e majestade."

(Salmos 104:1)

4º passo - Vida de oração

Orar é falar com Deus e com ele desenvolvermos um amoroso relacionamento. Quando desenvolvemos a pratica da oração em nossas vidas, podemos atraves de nossas orações falar com Deus e a ele apresentarmos nossa gratidão e nossas suplicas. O senhor ouve a oração de seu filho amado como nos esta revelado em Jeremias 29:12-13:

"Então vocês clamarão a Mim, virão ORAR A MIM, e EU OS OUVIREI. Vocês Me procurarão e Me acharão quando Me procurarem de todo o coração"

(Jeremias 29:12-13)

Mais uma certeza da resposta de Deus as nossas oraçãos:

"Por isso lhes digo: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta".

( Lucas 11:9)

Como devemos orar? existe alguma forma de orar ao senhor padronizada ou pronta? a oração que rendemos a Deus devem antes ser simples e espontanea, deve vir da alma e do coração do cristão sem necessidades de maiores dificuldades. Ao contrario, poderiamos ao exercitarmos a oração de forma ritualizada cometermos idolatria e sabemos que a palavra do senhor condena a idolatria e portanto somente a ele devemos render oração e adoração.

"Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas."

(Apocalipse 4:11)

Em nossos momentos de oração e comunhão com o senhor,antes de pedirmos para nós, devemos conviadar ao senhor para estarmos conosco em todos os momentos de nossa vida. Seja quando estamos tristes ou alegres, a oração deve ser nossa companheira em todas as nossas horas. Antes porem de tudo isso, devemos agradecer ao senhor pela nossa vida e pela nossa salvação.

Rendemos louvores a ele pelo seu sacrificio na cruz, porque ele nos amou e por nos se entregou pela nossa total felicidade.

" Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

( João 3:16)

Conclusão

A busca pela felicidade pode para muitos parecer como algo subjetivo, muitos questionam o que me deixaria feliz? ora, talvez o que deixe feliz um não necessariamente faria feliz o outro. Conquistar nossos sonhos e estarmos bem se constituem em um estado de espírito.

Mas há uma felicidade que pode abranger a todos, um sentimento que jamais passará por nada, em todos os momentos de nossas vidas esta alegria persistira sempre. Esta felicidade de qual estou falando somente poderá sem encontrada com Jesus. A felicidade nos dada por ele é firme e segura, sempre nos proporciona bem-estar e alegria pois nele depositamos toda a nossa confiança e certeza viva que podem-se passar tempestades e tornados que encontramos no senhor sempre esperança de que quaisquer sofrimentos ou tribulações que venhamos a passar, ele estará lá para nos guiar no caminho do livramento como assegura:

"Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra"

(Salmos 34.19)

Gostaria muito de encerrar este artigo com uma das passagens que mais me alegra o espírito e que para muitos deve se tornar verdadeiro verdadeira oração e adoração para todas as horas e momentos da vida:

" Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o senhor o sustém com a sua mão."

(Salmos 37:24)


Autor: André Franco


Artigos Relacionados


Em Desvantagem

Cocaína Na Cintura

Melhor Geratriz

Ação De Graça

Cheio De Segredo

Matar Jesus?

O Homem No Início...