Vida e obra de Jane Austen



A VIDA

Jane Austen nasceu em 16 de dezembro de 1775, em Hampshire, na Inglaterra. Havia, nesta época, grande reboliço político e econômico, e a Inglaterra ainda era regida pelo então rei Jorge III.

No entanto, o absolutismo perde forças em meados do século XVIII, abrindo as portas para uma era que ficou conhecida como Século das Luzes, em decorrência das transformações tecnológicas que expandiram aceleradamente, e em consequência a evolução social e econômica também teve crescimento significativo. O que favoreceu o campo fértil dos novos ideais religiosos, sociais e políticos que garantiam ao cidadão inglês um pouco mais de liberdade individual.

E foi nesse cenário que Austen cresceu. Descendente de uma família bem tradicional, Jane Austen foi educada em casa junto com os seus sete irmãos e demais crianças que o reverendo George – pai dos Austen - recebia em sua casa como tutor. Desde cedo eles aprenderam a gostar de livros e poesias, pois era assim que brincavam; liam e escreviam pequenas histórias e contos e poesias. Jane desde cedo foi incentivada a escrever, escrevia de tudo, até peças teatrais, as quais eles mesmos encenavam.

Assim, aos quatorze anos, a menina escreve seu primeiro romance intitulado Amor e Amizade, mas a forma como foi escrita – a epistolar –, não o forte da escritora. Contudo, isso não a impediu de continuar escrevendo. A romancista britânica escrevia sobre temas da sua época como o cotidiano de “pessoas comuns com aguda percepção psicológica e um estilo de uma ironia sutil, dissimulada pela leveza da narrativa”, toda a sua obra é considerada como um avanço à modernidade no campo literário.

A vida de Austen resume-se à rotina das pequenas cidades rurais da Inglaterra, nas quais viveu. No entanto, ela desenvolveu um olhar bem cosmopolita, retratando uma sociedade burguesa, rica em detalhes do ambiente a que pertencia, inclusive ideais anárquicos e violência. Para críticos esta postura revela ousadia demasiada para a época...

Download do artigo
Autor: Jane De Jesus Andrade


Artigos Relacionados


O Território.

Noviciado Em Poesias: Livreto.

A Fonte

Filosofia De Bar

Eclesiastes No Século Xxi

Ser Mineiro

O Príncipe