Mente vazia e ociosidade política: ” oficina do diabo”?



MENTE VAZIA E OCIOSIDADE POLÍTICA: ” OFICINA DO DIABO”?

 

UM DOS MAIS GRAVES TORMENTOS DO NOSSO TEMPO, A VIOLÊNCIA URBANA, CONSOLIDA-SE COMO UM DOS PIORES MALES SOCIAIS, SOBRETUDO POR PROLIFERAR-SE, AMENDRONTAR, INDIGNAR E CAUSAR COMOÇÃO NO SEIO DE UMA SOCIEDADE EM PROFUNDA FRAGMENTAÇÃO.

ANTE QUESTÃO TÃO COMPLEXA, SOBRE CUJAS ORIGENS, AFIRMAM OS DOUTOS SER MULTIFACETADA, TANTO QUANTO MULTIFATORAL, CORRIQUEIRA CONSTATAÇÃO AFIRMA-SE COM CLAREZA E PROPENSÃO: AS MAIORES VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA, NAS MAIS DAS VEZES, NÃO PASSAM DE TRABALHADORES, INFANTES MALTRAPILHOS, MISERÁVEIS E EXCLUÍDOS DAS RIQUEZAS PRODUZIDAS. SUBMETIDOS ÀS PERIPÉCIAS E INFORTÚNIOS DO MODELO ECONÕMICO OPRESSOR, REPETE-SE E AMPLIA-SE DESTA FORMA, A LÓGICA PERVERSA E CRIMINOSA DO CAPITAL, COMO CAUSA ESSENCIAL DO CRIME.

A ONDA BRUTAL DE VIOLÊNCIA E INSEGURANÇA NAS CIDADES, E OU, NO CAMPO EM ÚLTIMA ANÁLISE, RECAI SOBRE AS CABEÇAS DO DESTINATÁRIO FINAL, O CIDADÃO. EU, VOCÊ, TODOS NÓS, NÃO PASSAMOS DE VÍTIMAS COTIDIANAS APRISIONADAS ÀS AMARRAS DA SOCIEDADE DE CONSUMO.

EXCLUÍDAS AS ‘BRAVATAS’ E ‘CONTOS DA CAROXINHA’, QUE TENTAM POR A CULPA DA CRESCENTE ONDA DE CRIMES QUE ASSOLA NOSSAS VIDAS, NA RESPOSABILIZAÇÃO DO DELINQUENTE, DESDE SEU NASCIMENTO, AO “HERDAR” SUA PRETENSA ‘INDOLE PERVERSA’: ELE O CRIMINOSO, SOBRETUDO POBRE, ANALFABETO, OU COMO DIZIAM NO PASSADO: “DE COR”, MAS DESDE QUANDO A VIOLÊNCIA TEM COR”?. PASSANDO PELO PÓLO OPOSTO DO “PECADO”, DA TRAIÇÃO, DOS CASTIGOS, PENAS, EXCESSOS DE LIBERALIDADE E LIBERDADE DAS MULHERES, DENTRE OUTROS GRUPOS, JUSTIFICATIVAS FALACIOSAS EXISTEM AOS MONTES, POUCAS É BEM VERDADE APOIAM-SE EM ARGUMENTOS COERENTES E LÓGICOS.

AFASTADAS AS DITAS “EXPLICAÇÕES” QUE NÃO CONVENCEM NEM MESMO OS ESPÍRITOS MAIS DÓCEIS E INCAUTOS, ENCONTRA-SE NO “OLHO DO FURACÃO”, NO NASCEDOURO DA VIOLÊNCIA SOCIAL, O GRANDE PROTAGONISTA, ATOR, CRIADOR E PERPETRADOR DE GRAVES CRIMES E DESMANDOS NA ORDEM SOCIAL, O ESTADO! CURIOSAMENTE E POR INFELIZ CONICIDÊNCIA, É ELE O SER ABSTRATO COM O QUAL, MUITOS ACENARAM COMO SALVAGUARDA E DEFENSOR DO BEM ESTAR DA COLETIVIDADE.  ALGUNS ATÉ O ROTULARAM DE “ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL”. OUTROS AINDA, EM SUA VERBORRAGIA DE PSEUDO INTELECTUAIS, INCORPORADOS EM SEU ACESSO DE “DELIRIUM”, A ARROTAR CIÊNCIA A CADA INSTANTE, USAM  E ABUSAM DA EXPRESSÃO INGLESA “WELFARE STATE”, INOBSTANTE ENTRE “NOS OTROS”, NA PRÁTICA MAIS PARECIA O “ESTADO DE MAL-ESTAR SOCIAL!” 

MAS AFINAL DE ESTADO NOS REFERIMOS COMO PERSONAGEM A ENCENAR AS PEÇAS DA TRAJÉDIA SOCIAL DE NOSSOS DIAS? TRATA-SE DO CHAMADO ESTADO, NOTORIAMENTE, ‘PAI, MÃE E IRMÃO DA BURGUESIA’. QUAL “TRINDADE DEMONÍACA” CONVERTEU-SE DESDE AS REVOLUÇÕES BURGUESAS NO CUMPLICE E PROTAGONISTA-MOR DA QUASE TOTALIDADE DAS CAUSAS E CONSEQËNCIAS DA ONDA DE MEDO, INSEGURANÇA E IMPUNIDADE QUE AMEDRONTA AS “SOCIEDADES LÍQUIDAS”, COMO DIZ BAUMAN.

ESSE ESTADO PERMISSIVO, QUE DEFENDE COM “UNHAS, DENTES E LEIS”, A PROPRIEDADE PRIVADA, É O MESMO QUE, FECHA OS OLHOS EM CONLUIO COM “BANDIDOS TRAVESTIDOS DE EMPRESÁRIOS”, SERVIDORES CORRUPTOS E MEMBROS DE INSTITUIÇÕES “ACIMA DO BEM E DO MAL”, A SURRUPIAR OS COFRES E DESTINOS DA NAÇÃO GERANDO CAOS, CRIME E TERROR POR SUA OMISSÃO.  

EM MEIO A TODA ESPÉCIE DE FALCATRUAS, INIQUIDADES, CORRUPÇÃO, CRIMES DE  ‘COLARINHO BRANCO’ CHANCELADOS E ROTULADOS COMO DELITOS DE MENOR POTENCIAL ENCONTRA-SE UM “QUASE-deus”O ESTADO-JUIZ – ENCLAUSURADO    NA TOGA”, INERTE EM SEU GABINETE, PREOCUPADO COM SEU “MÍSERO TETO SALARIAL”! “ASTRONÔMICAMENTE” DISTANTE DO “FÉTIDO E POBRE CIDADÃO DESARMADO E INDEFESO, AO QUE, NESTE SIMPLÓRIO PROTESTO PEÇO VÊNIA EXCELÊNCIAS: O QUE O ESTE DEJETO SOCIAL, ESTA RALÉ - O POVO -  DEVE FAZER? CALAR-SE E CRUZAR OS BRAÇOS, AFINAL ISSO É COISA QUE VEM DE LONGE E QUASE SEMPRE, COMO SE DIZ: “TERMINA EM PIZZA”, COMO ASSIM PENSAM, OU QUEREM NOS INSULTAR, QUE ASSIM PENSEMOS?

AINDA EXISTEM ALTERNATIVAS POSSÍVEIS, E ELAS DEVEM SER INICIADAS E REALIZADAS NO “ESPAÇO POLÍTICO REAL DE NOSSAS EXISTÊNCIAS”, NO MUNICÍPIO. ESTE SIM O LUGAR CONCRETO DE NOSSAS VIDAS, ONDE POR ASSIM DIZER, “SENTIMOS NA CARNE”, OS EFEITOS, DAS POLÍTICAS NEFASTAS E INEXISTENTES DO ESTADO A SERVIÇO DOS RICOS E PODEROSOS.

A ORGANIZAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA, E LUTA EFETIVA DOS TRABALHADORES POR ESPAÇO SOCIAL, MANUTENÇÃO E AMPLIAÇÃO DE SEUS DIREITOS É MEDIDA QUE SE IMPÕE.

ENQUANTO OPRIMIDOS, MAS, EDUCADOS E POLITIZADOS DE QUE FOMOS RELEGADOS À CONDIÇÃO DE CIDADÃOS DE TERCEIRA OU ÚLTIMA CATEGORIA, FRUTO DAS MANOBRAS POLÍITICAS E ECONÔMICAS DOMINANTES, NOS LEVARÁ ENQUANTO COLETIVO ORGANIZADO AO EMBATE DAS FORÇAS CONTRÁRIAS AO ATRASO, CORRUPÇÃO E DESMANDOS ADMINISTRATIVOS, OS POTENCIAIS GERADORES DE VIOLÊNCIA E EXCLUSÃO SOCIAL.

TALVEZ JÁ NÃO HAJA MAIS ESPAÇO PARA A REVOLUÇÃO E A LUTA ARMADA COMO NO PASSADO. A REVOLUÇÃO VIÁVEL DEVERÁ SER BUSCADA NA VERDADEIRA EDUCAÇÃO CRÍTICA E POLITIZADORA, FERRAMENTA E INSTRUMENTO INDISPENSÁVEL DE CONSCIENTIZAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E LUTA POLÍTICA DOS TRABALHADORES. CRUZAR OS BRAÇOS E ACREDITAR QUE A SOCIEDADE E SUAS MAZELAS NUNCA MUDARÃO, SERÁ RECONHECER NOSSA IMPOTÊNCIA COMO SERES HUMANOS CRIATIVOS E SUCUMBIR AOS DITAMES DA IDEOLOGIA EDUCASTRADORA DO CAPITALISMO E DE SUAS ELITES.

A HISTÓRIA NOS LEGOU LIÇÕES MEMORÁVEIS, COM AS QUAIS GUARDADAS AS DEVIDAS PROPORÇÕES, POIS ESTAMOS EM OUTRO CONTEXTO, NUNCA SERÁ TARDE REPETIR, E REPENSAR NOSSA CONDIÇÃO DE EXPLORADOS, E ASSIM, COM PROPRIEDADE DOIS PENSADORES CONCLAMARAM NUM MANIFESTO: ”TRABALHADORES UNI-VOS”!  AFINAL DE CONTAS O POVO NÃO QUER SÓ COMIDA, DIVERSÃO E ARTE! O POVO QUER, SAÚDE, EDUCAÇÃO, EMPREGO, QUALIDADE DE VIDA, E PAZ, NÃO SOMOS MÁQUINAS, NEM ANIMAIS IRRACIONAIS!

 

JUAZEIRO DO NORTE, 25 DE DEZEMBRO DE 2011

GEORGE LAURINDO DE ANDRADE

PROFESSOR UNIVERSITÁRIO E ADVOGADO

      


Autor: George Laurindo De Andrade


Artigos Relacionados


O Ter E O Ser Se Coadunam?

Expressões Italianas

A Rosa Recheada De Vermes: Uma Comparação Entre Carlos Ginzburg E Umberto Eco, Sobre A Narrativa Policial Histórica

Promessas

Variável Dummy?

Textos Traduzidos (parte Iii)

Primaveras...