Desvelando os benefícios da homeostasia alimentar para crianças, do nascimento a adolescência



DESVELANDO OS BENEFÍCIOS DA HOMEOSTASIA ALIMENTAR PARA CRIANÇAS, DO NASCIMENTO A ADOLESCENCIA

UNVEILED THE BENEFITS OF HOMEOSTASIS FOOD FOR CHILDREN, from birth to adolescence

Dio a conocer la utilización de los alimentos de la homeostasis para niños desde el nacimiento hasta la adolescencia             

    

                                           Sheila dos santos¹; Josiel sorva pontes²

Resumo

       Alimento, mundialmente conhecido como toda e qualquer substância que introduzida no organismo sirva a sua nutrição. O organismo humano independente de sua idade necessita de nutrientes provenientes de várias fontes alimentares, para aproximar-se ao máximo da homeostasia nutricional. Justifica-se a confecção deste artigo por ser um tema pouco explorado na área da educação e tendo em vista que, os educadores por terem contato direto com crianças, adolescentes e pais de alunos, possam obter sucesso garantido para acumular simpatizantes á boa e saudável prática alimentar. O referido artigo trará contribuições para educadores e acadêmicos que queiram informações sobre o assunto, para realizações de pesquisas que abordem o tema referido. Visando atender o objetivo proposto, esta produção científica, trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa e técnica de pesquisa bibliográfica Os educadores de qualquer instituiçôes públicas ou privadas, podem influenciar diretamente na dieta dos seus pupilos, informando-os sobre a importância da boa alimentação em relação a prevenção de doenças. O conteúdo da pesquisa retrata dados importantes e suficientes para um bom ponto de partida relacionado a conhecimentos sobre alimentação saudável para crianças e adolescentes.

Descritores: Hábitos alimentares, nutrição da criança e necessidades nutricionais.

 

.¹Acadêmica do curso de pedagogia (EAD) pela UNIUBE (Universidade de Uberaba) E-MAIL [email protected] ; ²Orientador, enfermeiro  pela UNIG-Universidade Iguaçu, Nova Iguaçu- E RJ ,Brasil (componente do corpo docente do curso técnico de enfermagem ELO  em Duque de Caxias ERJ, lotado no setor clinica cirúrgica e maternidade  da Asss de Caridade Hospital São João de Meriti, ERJ-Brasil ). Contatos p/ palestras, Tel. (21) 83771359. E-MAIL [email protected]

summary
     

         Food, widely known as any substance introduced into the body suits your nutrition. The human body regardless of age needs the nutrients from various food sources, to approach the maximum nutritional homeostasis. Justified the making of this article to be a relatively unexplored subject in education and in order that educators have a direct contact with children, adolescents and parents, can get guaranteed success for supporters to build good and healthy practice food. This article will bring contributions for educators and academics who want information on the subject, to conduct research to address the issue above. Aiming to meet the proposed objective, this scientific production, it is an exploratory qualitative approach and technical literature Educators of any instructions published or private, can directly influence the diet of his pupils, informing them about the importance of good nutrition for disease prevention. The content of the research portrays important data and sufficient for a good starting point related to knowledge about healthy eating for children and adolescents.

Keywords: eating habits, nutrition and child's nutritional needs.

 

resumen
     

 

         Alimentos, ampliamente conocido como una sustancia introducida en el cuerpo se adapte a su nutrición. El cuerpo humano independientemente de su edad necesita los nutrientes de fuentes de alimentos diversos, para acercarse a la homeostasis nutricional máximo. Justifica la realización de este artículo para ser un tema poco explorado en la educación y con el fin de que los educadores tienen un contacto directo con niños, adolescentes y padres de familia, puede conseguir el éxito garantizado para los partidarios de la construcción de buenas prácticas y saludables los alimentos. En este artículo se llevará contribuciones para los educadores y académicos que deseen información sobre el tema, a realizar investigaciones para abordar el problema anterior. Con el objetivo de alcanzar el objetivo propuesto, esta producción científica, es una aproximación exploratoria cualitativa y Educadores técnicos literatura de todas las instrucciones publicadas o privadas, pueden influir directamente en la dieta de sus alumnos, informándoles sobre la importancia de una buena nutrición para la prevención de enfermedades. El contenido de la investigación retrata a los datos importantes y suficientes para un buen punto de partida relacionados con el conocimiento sobre la alimentación saludable para niños y adolescentes.

 

Palabras clave: hábitos alimenticios, la nutrición y las necesidades nutricionales del niño.

Introdução

      Alimento, mundialmente conhecido como toda e qualquer substância que introduzida no organismo sirva a sua nutrição. O organismo humano independente de sua idade necessita de nutrientes provenientes de várias fontes alimentares, para aproximar-se ao máximo da homeostasia nutricional. Para um adulto, uma refeição completa é diferente em relação á de uma criança e/ou adolescentes, pois cada um requer tipos específicos de nutrientes para garantir sua eficácia nutricional e boa qualidade de vida relacionada à saúde (1,2).

      Para cada ser humano, recomendam-se no mínimo quatro refeições por cada 24 horas, devendo essas conter frutas, carnes, legumes, leite, laticínios, verduras, arroz, feijão, pão e o mais importante, uma boa ingestão de água, para manter o corpo hidratado e com isso facilitar o organismo no transporte dos nutrientes através da circulação sanguínea, mantendo também a pressão arterial equilibrada (2,3).

      Os educadores podem atuar no sentido de incentivar a boa prática alimentar das crianças, qualificando-se o mínimo possível com informações sobre nutrição e saúde pública, orientando-as nos períodos de aulas para que ao menos minimize a alta escolha das crianças por alimentos que não contribuam a sua eficácia nutricional e de certa forma possam até colocá-las em risco de serem acometidas por doenças provenientes da má prática alimentar (4).   

      Embasado nas informações acima, tem-se como problema de pesquisa a questão norteadora: Como os educadores podem obter sucesso nas informações dadas aos alunos para que os mesmos prefiram uma saudável pratica alimentar? Nesta perspectiva o objeto deste artigo trata das informações dadas aos alunos pelos educadores sobre os benefícios da boa pratica alimentar e o objetivo informar os alunos principalmente crianças e adolescentes, sobre tais benefícios contribuindo para sua saúde nutricional e qualidade de vida.

     Justifica-se a confecção deste artigo por ser um tema pouco explorado na área da educação e tendo em vista que, os educadores por terem contato direto com crianças, adolescentes e pais de alunos, possam obter sucesso garantido para acumular simpatizantes á boa e saudável prática alimentar. O referido artigo trará contribuições para educadores e acadêmicos que queiram informações sobre o assunto, para realizações de pesquisas que abordem o tema referido. Acredita-se que o estudo trará contribuições voltadas a reflexão de autoridades e de empresários da educação na possibilidade da inserção na grade curricular do curso de formação de educadores de qualquer área, de matérias referentes à nutrição e saúde pública, qualificando-os sobre o assunto beneficiando principalmente crianças e adolescentes.

Metodologia

      Visando atender o objetivo proposto, esta produção científica, trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa e técnica de pesquisa bibliográfica, voltada aos métodos e conceitos expostos por Marconi e lakatos(5).

       O cenário deste estudo foi à biblioteca virtual em saúde (BVS), onde foram consultados dados das bases LILACS e MEDLAINE em busca de produções científicas favoráveis a pesquisa. Para coleta de dados foram usados os descritores: Hábitos alimentares, nutrição da criança e necessidades nutricionais, sendo encontradas no LILACS 07 produções científicas e na MEDLAINE 165 após refinamento associando todos os descritores, sendo escolhidos 04 artigos no LILACS E 01 no MEDLAINE. Para análise dos dados, foram usados trabalhos onde temas de diferentes autores escrevem sobre e, a partir daí, foram comparadas as informações, chegando a um ponto de vista conclusivo. Como critérios de inclusão, foram produções científicas contendo texto completo em língua portuguesa, inglesa e espanhola e de exclusão, textos com abordagens repetitivas e os que ofereciam somente resumos. Após a leitura e análise das bibliografias potenciais, emergiu o resultado, analise dos dados e discussão dando base para o conteúdo conclusivo.

 

Desenvolvimento

       Os educadores de qualquer instituiçôes públicas ou privadas, podem influenciar diretamente na dieta dos seus pupilos, informando-os sobre a importância da boa alimentação em relação a prevenção de doenças, caso sejam devidamente qualificados sobre o assunto (6).O profissional educador qualificado sobre saúde pública e alimentar, poderia de preferencia orientar os pais em especial as mães e ao público feminino antes mesmo da concepção uma vez que a criança já alimenta-se dentro do ventre antes de nascer.

      Embasado nessas informaçôes é importante que os educadores qualificados informem as futuras mães, coisas importantes referente ao tipo de alimentos que não podem faltar para as gestantes, como os ricos em folatos (cenoura por exemplo),proteinas(carnes), água e etc.Dessa forma é importante que ao menos duas vezes por semana a gestante inclua em sua dieta alimentar; uma porção de carne,ovos,peixe,frango,e figado.esses alimentos são ricos em proteinas e sais minerais,dessa forma proporcionam saúde para á gestante e boa formação do feto que até os três meses da gestação está em fase de formação após crescerá até o nascimento onde dependerá novamente de alimentos consumidos pela mãe, para alimentar-se através da amamentação iniciando o processo da boa dieta ao nascer(7).

       Os alimentos ricos em folatos (hortaliças específicas tipo cenoura,beterraba,entre outras), não podem ser consumidas muito cozidas, pois os folatos são  termo-sencíveis perdendo seu potencial, sendo aconselhavel consumi-los poucos cozidos.A importância dos folatos destaca-se para a boa formação do feto, evitando complicaçôes congênitas do feto, uma delas é a má formação do tubo neural e a má formação do sistema sanguíneo.Dessa forma a alimentação da criança deve ser seguida a risca desde o útero materno, relacionada a harmonia, adequação, qualidade e quantidade, para que haja boa constituição corporal garantindo a criança saúde ao nascer e qualidade de vida ao crescer(8,9,10)

       Por requerer mais energia que as crianças maiores ou até por crescerem mais rápido, o lactente requer uma injestão menor em quantidade, porém maior em vezes por dia e bastante equilibrada trata-se do aleitamento materno até os seis meses de vida como exclusivo e em livre demanda sendo após o sexto mes, extendido até os dois anos e meio ou mais com complemento alimentar (suco de frutas,água,legumes,.verduras,carne,leite, laticínios, feijão, arroz).Dessa forma é muito importante a boa alimentação da criança desde a lactação até a adolescência pois os orgãos principalmente os neurônios (alguns)  ainda estão em processo de formação com isso dependem de alimentos ricos em proteínas (construtores),frutas(reguladores) e energéticos (lipidios e glicidios) no contrario, alguns orgãos em formação como os neurônios responsáveis pelo desenvolvimento do intelécto, não desenvolve o suficiente causando danos neurológicos irreversíveis á criança, principalmente na dase escolar gerando dificuldades no processo de aprendizagem,pois é aproximadamente até aos 12 anos de idadeque os orgãos do sistema nervoso estão completamente formados e uma má alimentação impede essa formação.O  maior perigo relacionado a  má alimentação na infância  é a possibilidade de levar a criança a morte por desidratação, infecçôes e distrofia proteico calórica antes mesmo da primeira infância   (8,9,10,).

 

Discussão

       O conteúdo da pesquisa retrata dados importantes e suficientes para um bom ponto de partida relacionado a conhecimentos sobre alimentação saudável para crianças e adolescentes. Entretanto é bom informar que além de todo suporte alimentar saudável, não devemos descartar o principal de todos os alimentos, trata-se do oxigênio. Além de alimento é a essência da vida, sem ele nenhum ser vivo existiria, daí a necessidade da pessoa respirar um ar livre de poluições principalmente as crianças que podem ser acometidas por sérios problemas respiratórios ou problemas de saúde ainda mais grave. No caso das gestantes, não é recomendado que fique próximo a quem esta fumando, para que tanto ela quanto a criança, não sofra os males provenientes das substâncias da nicotina, uma delas é o polônio 210 uma substância radioativa e cancerígena por ter o poder de destruir uma substância de defesa do organismo denominada p53, que tem a função de defender o organismo contra o desenvolvimento do câncer. Essa substância identifica a célula pré-disposta a desenvolver câncer e a induz ao suicídio, evitando que ela se multiplique acometendo a pessoa, sendo que, pessoas que fumam e as expostas as substâncias radioativas do cigarro, possuem poucas ou até nenhuma  substância p53, sendo alvo ainda mais fácil do desenvolvimento do câncer (12 ).Tanto a gestante quanto as crianças de todas as idades, devem evitar lugares onde pessoas estão fumando, como isso é quase impossível. Recomenda-se a inclusão em suas refeições de alimentos ricos em vitamina C (ácido ascórbico) e vitamina E (tocoferol).Esses alimentos, além de ajudar o organismo a defender-se da ação radioativa e oxidante da nicotina.Protege o DNA ajuda a prevenir que o organismo seja acometido pelo desenvolvimento de tumores cancerígenos.Além da poluição causada pelo cigarro, deve-se evitar poeira, fumaças,inclusive de carburador de carro. Deve-se respirar ar rico em oxigênio e livre de qualquer tipo de poluição (11).

Conclusão

       Conforme o conteúdo limitado exposto nessa abordagem científica, permite concluir que:

      Seria importante para a população discente, que as autoridades da educação brasileira em conjunto com as da saúde, trabalhassem para qualificar os educadores em relação a informações sobre saúde pública e nutricional. Entretanto enquanto isso não for possível cabe a população em geral fazer sua parte referente ao bom hábito alimentar de seus filhos. A população deve ter em mente que não importa a idade da criança, o importante em relação á sua nutrição é o equilíbrio alimentar, a fim de proporcionar uma boa e saudável qualidade de vida, evitando graves problemas de saúde na infância desde hipertensão arterial e problemas cardíacos procedente da obesidade infantil, proveniente de hábitos alimentares não saudáveis. É recomendado evitar no cardápio das crianças e/ou adolescentes, excesso de alimentos gordurosos, principalmente refrigerantes e embutidos, dando preferência a frutas, legumes e carnes magras, mas em quantidade suficiente, e não se esquecer da ingestão de líquidos dando preferência a água ou sucos de frutas naturais, além de mante-las longe da poluição para que respirem ar despoluído.

 

   

   

 

Referências

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 03-Champe P C; Harverx R A;Ferrier  D R; -Bioquímica ilustrada-3º edição-Editora Art. Med.-2007.

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Autor: Sheila Dos Santos


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