Um sonho possível



Eu tenho um sonho! E acredito que este sonho seja o mesmo de muitos empresários e de todos os consumidores. Eu sonho com a melhor utilização do marketing por todas as organizações.

Espero que o marketing seja visto como o melhor caminho para o sucesso empresarial e que deixe de ser percebido como algo que somente empresas grandes conseguem praticar. E que este pensamento deixe de ser usado como desculpa para justificar as dificuldades de desenvolvimento e sobrevivência de diversas organizações.

Sonho que nos próximos anos os empresários sairão da cadeira do conformismo, deixarão a sala do passado e passarão a seguir pelos caminhos da modernidade, e abrirão as suas portas para a entrada de uma nova mentalidade, baseada, não em conceitos que já deram certo no passado, mas, em idéias originais, que estejam de preferência, em fase com o seu tempo, ou ainda melhor, à frente do seu tempo, munidas de muito marketing e inovação.

O filme Celular: Um Grito de Socorro, com Kim Basinger demonstra de forma irônica que é mais fácil o personagem lidar com policiais corruptos e perigosos do que ser atendido com rapidez e atenção numa empresa de telefonia celular. Vemos erros grosseiros no relacionamento dos bancos com os seus clientes, principalmente os clientes “normais”. O atendimento nos hospitais públicos e privados e consultórios médicos, ainda passa a impressão de que estão fazendo um favor enorme em atender com educação, dedicação e respeito.

Grande parte da área de saúde, incontáveis empresas de varejo, organizações prestadoras de serviços, bem como autoridades policiais e pessoas de cargos públicos carecem de treinamento, de maior grau de informação e capacidade de relacionamento para lidarem com pacientes, clientes ou cidadãos, de modo eficiente.   

Acredito que nos próximos tempos, os profissionais do front-end não darão mais as costas para os clientes, enquanto eles estiverem falando. Eles atenderão sem aquele olhar de especialistas, impacientes com as pessoas que no momento da compra ficam em duvida sobre os produtos e serviços a serem escolhidos.

Imagino que no futuro as empresas existirão por muito mais tempo e usarão menos a conhecida placa: “Passa-se este ponto”. Acredito além disso, que diminuirá a quantidade de empreendimentos consolidados que se deixam enfraquecer aos poucos por verdadeira falta de inovação e de acompanhamento das mudanças do mercado.     

O futuro precisa ser pensado antecipadamente para que se chegue nele fortalecido.  O amanhã deve ser iniciado com previsões e estudos do mercado que começam agora e não podem cessar. Empresas necessitam de planejamento estratégico, tático e operacional e esses não podem ser colocados em segundo plano no transcorrer do caminho. É preciso flexibilizar na marcha, mas, sem perder o rumo.

O marketing aponta para as novas tendências e mostra o caminho da inovação. Ele permite a definição de estratégias apropriadas para se obter o controle e garantir o espaço no amanhã. Se isto não estiver ocorrendo na organização, provavelmente o marketing não está sendo cumprido em toda a sua essência, visto que, ele é diretamente associado à mudança, à quebra de paradigmas, à fundamentada preparação de todas as áreas e pessoas das empresas.

Independente dos problemas que contornam as instituições, nada deve tirar a atenção dos seus gestores em relação aos objetivos definidos. Coisa nenhuma pode acortinar o olhar para o futuro. A utilização do marketing de maneira séria e com espírito profissional torna os cenários mais positivos. 

È preciso sonhar! Melhor ainda é trabalhar para que este sonho se torne: um sonho possível.

ROGÉRIO TOBIAS - MESTRE EM MARKETING, ADMINISTRADOR, CONSULTOR, PROFESSOR DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO NO UNI-BH E UEMG. PROFESSOR PESQUISADOR DA UEMG; DIRETOR EXECUTIVO DA ROGÉRIO TOBIAS - CONSULTORIA E TREINAMENTO EM MARKETING, COACH E PALESTRANTE. AUTOR DO LIVRO: 121 ARTIGOS DE MARKETING.

Tel.: 8471-7711. Blog: rogeriotobias.blogspot.com; twitter:@rogeriotobias; facebook: www.facebook.com/rogeriotobias; E-mail: [email protected]          

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Autor: Rogério Tobias


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