Resgatar e aprender



Olha o padeiro! Olha o padeiro! Esse grito ainda é ouvido em muitos bairros das cidades. O padeiro com o seu balaio ainda têm a preferência de muito moradores dos bairros. Ele passa sempre nos mesmos horário, de manhã e a tarde. Passa em frente a porta das casas e oferece o seu produto. Ele já sabe o gosto de cada um de seus fregueses. De vez em quando traz novidades. Não se cansa de carregar o seu produto. Ele possui um forte relacionamento com os seus clientes, um tipo de fidelidade, apesar de eles terem outras opções.

Algo parecido faz o amolador. Ele grita: Amolador... Amolador! Eu até pensei que não existissem mais clientes para isso, mas, outro dia, eu o vi rodeado de clientes e uma senhora chegando com uma tesoura nas mãos para amolar, e ele rodava o seu pedal e, entregava “na hora”, tudo amoladinho! Conversei com algumas pessoas e pude registrar que realmente ele ainda consegue criar mercado para o seu serviço.

Também, ainda existem os armazéns, mais comuns em algumas cidades do interior, em que o proprietário tem uma caderneta na qual anota as compras de seus fregueses. Ele tem de tudo, e se não tem, manda buscar. Sabe exatamente o que os seus clientes costumam comprar e até os lembra que o produto já chegou. Ele separa a quantidade que o cliente gosta de comprar e quando este passa chama e entrega o embrulho.

Do mesmo modo, os mercados centrais das cidades, também nos levam ao passado. Não somente pelo modo de atendimento, mas também pelos produtos que oferecem: Rapaduras, ervas, verduras, vasilhames, ferramentas, flores, aves, tudo fica exposto ao gosto das pessoas.

Isso que ainda acontece, remete-nos ao passado que ainda está vivo. Dá para aprender muita coisa e a partir daí definir táticas que podem funcionar nos novos tempos, também em shoppings centers ou lojas de bairros.

Drogarias, lojas de roupas, oficinas mecânicas podem melhorar muito o seu relacionamento com os clientes e ampliar ainda mais a confiança e intimidade. Os consumidores continuam buscando por bom relacionamento, confiança, honestidade e pessoas preocupadas em agradar e oferecer o melhor do que conseguem fazer.

Muita coisa mudou, mas a prestação de serviços de alto padrão precisa continuar e ser ainda mais ampliada. Agora nós temos a tecnologia que nos apóia e viabiliza a criação de novas estratégias, táticas e operação de serviços, aumentando ainda mais as possibilidades de maior qualidade.

Sistemas de vendas de sucesso como o da Avon, ainda inspira vários empreendedores, empresários a buscarem formas alternativas de chegar até os seus clientes. A agregação da internet com outras formas de contato e negociação tem sido muito estimulante e de ótimos resultados para muitos.

O marketing é um conjunto de aprendizagens. É preciso observar com atenção tudo o que já se vivenciou, as experiências, erros e acertos e selecionar aquilo que nos acresce e torna a nossa forma de oferecer produtos e serviços ainda melhor. Ele exige adaptação às novas exigências comerciais; investidas tecnológicas regulares e diversificação dos serviços prestados.

Caso você, ao abrir a sua janela, ouvir o grito de padeiro, ou do amolador, pense no aprendizado que poderá ser tirado dessa simples forma de relacionar. Avalie tudo, selecione as coisas boas e depois agradeça ao passado por ter aprendido com ele.

MESTRE EM MARKETING, ADMINISTRADOR, PROFESSOR DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO NO UNI-BH, DIRETOR DA RT CONSULTORIA E TREINAMENTO, COACH E PALESTRANTE. AUTOR DO LIVRO 121 ARTIGOS DE MARKETING. CONTATO: (031)9635-7099. E-mail: [email protected] Site www.rtconsultoria.adm.br


Autor: Rogério Tobias


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