Tolerar é preciso



Navegando na internet vejo muitos prós e contras ao hit que entrou para Trending Topics mundial "Ai se eu te pego" não quero entrar no mérito da letra. A partir da polêmica que a música tem causado passei a refletir sobre o gosto pessoal de cada um seja ele: musical, político, futebolístico, ideológico, sexual, etc. A humanidade já evoluiu muito no tocante a respeitar os gostos e opiniões dos outros, mas ainda estamos muito distantes de que isso seja uma regra universal. Defendo a ideia de que a maioria dos conflitos que já tivemos no passado e ainda teremos no futuro, são em virtude da intolerância. Respeitar o gosto e a opinião alheia é um exercício impraticável para muitos, isso gera animosidades nos diversos setores da sociedade ocasionando de um simples mal estar, até conflitos religiosos, políticos, sociais, étnicos e assim por diante. No Brasil a música tem causado uma mal estar principalmente nos músicos "conceituados" que não conseguem romper as fronteiras nacionais com suas melodias.                                                                                            

O paranaense Michel com sua música "repetitiva" está entre o Top 10 do You Tube mundial. No twitter o assunto está entre os mais comentados, mas convenhamos criticar é fácil o difícil é respeitar o outro, isso sim é que é que está faltando para alguns intelectuais. Várias canções estrangeiras são idolatradas e cantadas pelos brasileiros, mas na maioria das vezes muitos fãs nem sabem o que dizem as letras das músicas, muitas dessas letras são ofensivas e de um mau gosto generalizado. No caso do hit do Michel Teló acredito que tenha sido a melodia que alavancou o sucesso da música para além das fronteiras do Brasil, mas o que eu não tolero é essa indignação que tomou conta dos intelectuais, pois convenhamos se não gosta da música é só não ouvir, é assim que faço quando não gosto de algo apenas não ouço. Precisamos saber tolerar, isso não quer dizer que não possamos opinar sobre algo, mas toda diversidade cultural deve ser respeitada. A cultura brasileira é uma das mais diversificadas no cenário mundial, isso vai, dos nossos grandes pensadores até o carnaval que é uma expressão artística maravilhosa, é isso que devemos valorizar a diversidade. Com isso, não quero dizer que devemos idolatrar aquilo que não gostamos, mas apenas defendo que aqueles se dizem civilizados e intelectuais possam tolerar aquilo que não desperta os seu gostos, sejam eles musicais, esportivos, ideológicos, étnicos e assim por diante. Estamos no século XXI cada vez mais temos uma diversificação maior das culturas, fica evidente que para que os diversos grupos da sociedade tenham uma harmonia, a palavra chave e a tolerância. A tolerância é fundamental e preponderante no sentido de termos a paz imperando no cenário regional e principalmente mundial. Imagina se opinarmos sobre a cultura dos países do oriente médio, por exemplo, por eles terem uma filosofia de vida totalmente divergente dos países do ocidente podemos só aumentar os conflitos já existentes no planeta, por isso devemos tolerar e respeitar a cultura deles.

Tolerar é preciso, para isso as nossas opiniões em momento algum devem ofender quem quer que seja, pois a maior carência mundial acredito que seja de paz e harmonia e os intelectuais é que devem dar o exemplo sendo que a tolerância é o ponto primordial para que tenhamos a plena paz mundial. Existem alguns gostos que não pudemos discutir: música, futebol, religião, opção sexual, beleza. Diga não a intolerância e sim ao respeito.

Download do artigo
Autor: Roni Peterson Brum Lopes


Artigos Relacionados


À Baila Com Bakhtin: Uma AproximaÇÃo Da MÚsica Com O Pensamento Bakhtiniano

Leitura Crítica De “earth Song” (de Michael Jackson)

Música Além Da Técnica

A Aplicação Da Lei 11.769/08 E A Apresentação De Um Conteúdo Programático Em Música.

Ela

A Importância De Se Trabalhar Música Na Sala De Aula

Tenha Uma Banda Larga No Seu Cérebro