O caso da bicicleta motorizada.



O caso da bicicleta motorizada.

 

Os ciclistas correm grandes riscos ao transitarem nas vias urbanas, pois as bicicletas são veículos frágeis e pouco visíveis. O ciclista deve estar muito atento e pedalar defensivamente, observando os movimentos de motoristas e pedestres.

 Isso nós já sabemos, mais estamos longe de praticar, constantemente presenciamos nas ruas ciclistas se aventurando no meio de carros e ficamos impressionados! Como se já não bastasse a falta de respeito dos motociclistas , que circulam nas ruas como se não ouvessem leis ,  as ruas atualmente se tornaram uma grande arena onde presenciamos todos os  dias o desrespeito e atentados contra  a vida, uma coisa muito interessante é que em um país que possui um alto índice de mortes e lesões , causados pelo transito, um povo que ainda não percebeu a importância de ser motorista e pedestre. Estranhamente achamos que ser motorista é um direito, direito este,  apoiado pelas montadoras automobilísticas que define o brasileiro como um povo louco por carro. Mais a realidade é que o único direito que todos nós temos é o direito a vida os demais conquistamos, e ser motorista não é diferente , precisamos cumprir regras e leis claras para conquistarmos e nós mantermos com tal direito.

No brasil os acidentes de trânsito aumentam a cada ano , famílias são mutiladas e choram pela imprudência e negligencia de nossos governantes . A questão do transito não é levado a serio pelas autoridades onde trata o assunto como fatos naturais, os acidentes de trânsito já ficou tão comum que não nós comovemos mais para os jornais o assunto não vende jornal . O povo trata o assunto com banalidade e vemos isso o dia a dia , a falta de educação cresce no trânsito a insegurança aumenta e passoas morrem e morrem no trânsito brasileiro. A fiscalização é falha e corrupta, onde os fatos não são tratados com imparcialidade , a fiscalização esquece que o transito ´pertence a todos e cabe a eles manter a ordem e fazer com que as leis sejam cumpridas , mais lamentavelmente não é isso que vemos no dia a dia.

Um trânsito individualista,  doente , sem gentileza onde prevalece a lei do mais forte . No Brasil o sinal de transito , a faixa de pedestre e os ciclistas ficam em segundo plano , as ruas são tratadas como arenas equem sai perdendo é toda a sociedade .

Um país onde  os acidentes e assassinatos já fazem parte de nosso dia a dia, pois quem anão respeita  as leis  é o mesmo que  puchar o gatilho e não ter direção é tomar um tiro por bala perdida. Muitos destes  assassinos , estão soltos pois a nossa justiça é cega, lenta e  falha .

Um país que  o índice de analfabetismo cresce a cada dia . E logo agora, no meio desta guerra invisível aparece um novo veiculo  sem identidade  ainda , onde o apelidamos de bicicleta motorizada. Quem inventou eu não sei, mais parece ser mais um trambolho para dificultar e colocar a vida de motoristas e pedestres em risco no   trânsito.

Pois a finalidade da  bicicleta  é pedalar e pedalar, qual o sentido em colocar um motor na bicicleta? Em muitos países inclusive a um grande incentivo do governo para a utilização da mesma. Pois pedalando, o ciclista se mantem em forma e não polui o meio ambiente desafogando as grandes vias urbanas.

Agora colocar um motor em uma bicicleta é não ter o que fazer! É um desrespeito com a sociedade que ainda tenta decifrar  o trânsito,  o pior é ter consumidor para este tipo de maluquice. Parece que para se manter , a bicicleta teve que se modernizar para satisfazer os caprichos dos ciclistas do século XXI.

O Código de Trânsito Brasileiro, bicicleta motorizada não existe. A nomenclatura deste veículo é Ciclomotor. O proprietário da bicicleta motorizada, que se chama na verdade Ciclomotor tem que recolher Seguro Obrigatório, pagar IPVA e licenciamento. E seu condutor tem que ser habilitado na categoria “A” e andar com o capacete devidamente afixado na cabeça.

 Leandro Souza Rj, Diretor Geral e de Ensino CFC.

 


Autor: Leandro De Souza


Artigos Relacionados


Bicicleta

Por Que O Transito Faz Tantas Vítimas?

Pedestres

Dirigir Com Categoria

VocÊ É Mal Educado No TrÂnsito?

Bicicletas Eléctricas - Mais Seguras Do Que Bicicletas Regulares

Carnaval 2011, Fantasias De Sangue E Carros Alegóricos Da Morte!