Uma abordagem sobre Vygotsky e as teorias da aprendizagem



UMA ABORDAGEM SOBRE VYGOTSKY E AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM

 

Autor: Francisco Anderson Mariano da Silva

Orientador: Maria Rodrigues de Souza

 

[email protected],

 

 

 

RESUMO

 

 

Este artigo apresenta um pouco da historia de Vygotsky e estudo sobre algumas de suas teorias o seu posicionamento diante das clássicas Teorias da Aprendizagem. Tal estudo é parte de matérias pesquisados e livros abordados pela autora do artigo Vygotsky e as teorias da aprendizagem. Exatamente por não existir consenso no "enquadramento" da Teoria Vygotskyana entre as correntes epistemológicas foi que julgamos essencial uma abordagem crítica sobre o tema. Enquanto para alguns autores Vygotsky é interacionista, para outros é sócio-interacionista e, há, ainda, aqueles que afirmam que ele não se enquadra em nenhuma dessas duas classificações. Dessa forma, entendemos que este é um campo aberto para férteis discussões que devem ser fomentadas a partir dos estudos sobre a aprendizagem. Assim, ressalta-se que o trabalho que aqui se apresenta não tem a pretensão de ser conclusivo quanto a esse "enquadramento" da Teoria Sócio-Histórica, mas pretende, essencialmente, apresentar uma revisão teórica sobre as principais características de cada uma das correntes epistemológicas e, a partir daí, discutir qual seria o posicionamento da Teoria Vygotskyana dentro desse contexto. Portanto, este estudo propõe uma revisão das Teorias da Aprendizagem e uma discussão sobre onde está situada a Teoria Vygotskyana diante dessas teorias.

 

Palavras-chave: Aprendizagem - Teorias da Aprendizagem - epistemológicas

 

Download do artigo
Autor: Francisco Anderson Mariano Da Silva


Artigos Relacionados


Teoria Da Contigência

Fórum De Discussão: Um Instrumento Avaliativo No Ambiente Virtual De Aprendizagem

Encantadora

Disfarce

Sem Comentário...

Abandono

Sedutora