Gestão de compras nos supermercados de médio porte da cidade de Castro - PR
A economia brasileira tem passado por diversas transformações, gerando uma série de mudanças na gestão das empresas, especialmente em seus processos operacionais. Deste modo, o presente estudo teve como objetivo avaliar a gestão de compras em supermercados de médio porte, verificando a qualificação dos compradores, entendendo o funcionamento do processo de compras e demonstrando a importância do setor para o aumento da competitividade das organizações. Para tanto, foi adotada uma abordagem empírico-teórica para se obter uma maior compreensão do tema analisado. O estudo foi realizado in loco através de entrevistas, na cidade de Castro-Pr, durante o segundo semestre do ano de 2011, onde foram selecionados 4 supermercados de médio porte da cidade e analisadas variáveis da gestão de compras como: qualificação dos compradores, importância dos mesmos em relação à sua função, como estes compradores são contratados, entre outras. De posse dos dados obtidos, foi possível concluir que a gestão de compras vem ganhando espaço dentro das organizações e que os compradores estão desempenhando cada vez mais, um papel de grande importância nos supermercados avaliados, conscientes da importância de sua função. Para isso, procuram informar-se e atualizar-se com frequência, pois a partir de um sistema de compras eficiente é possível aumentar a lucratividade da empresa e a satisfação dos clientes.
Palavras-chave: Gestão de compras. Qualificação. Supermercados.