Sistema de prevenção de perdas de enxovais Hotel Ibis Colinas



UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE TURISMO

SISTEMA DE PREVENÇÃO DE PERDAS DE ENXOVAIS DO HOTEL IBIS COLINAS

São José dos Campos

2008

 

UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE TURISMO

 

SISTEMA DE PREVENÇÃO DE PERDAS DE ENXOVAIS DO HOTEL IBIS COLINAS

            

BRUNA GOULART

DÉBORA SANTOS PEREIRA MOTA

RODRIGO LUIS DA SILVA SANTOS

  

Trabalho de conclusão de curso apresentado à banca examinadora da Universidade Paulista – UNIP com exigência parcial para obteção do grau de Bacharel em Turismo, sob orientação da Prof ª Ana Luiza J. Maiorino.

 

São José dos Campos

2008

BRUNA GOULART

DÉBORA SANTOS PEREIRA MOTA

RODRIGO LUIS DA SILVA SANTOS

 

SISTEMA DE PREVENÇÃO DE PERDAS DE ENXOVAIS DO HOTEL IBIS COLINAS

 

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Examinadora da Universidade Paulista – UNIP, como exigência parcial para obtenção do Grau de Bacharel em Turismo.

 

Aprovado em 10/12/2008

 

BANCA EXAMINADORA:

 

Profa. Msc. Ana Luiza Jaqueta Maiorino
Profª da Disciplina Projeto de Negócios para Empresas de Turismo da Universidade Paulista – UNIP

 

 

Profa. Dra. Eliane Penha Mergulhão Dias
Profa. Do Curso de Turismo da Universidade Paulista – UNIP

 

 

Profa. Msc. Lucimara Rett
Profa. Do Curso de Turismo da Universidade Paulista – UNIP

 

 

Profa. Msc. Laura de Almeida Peloso
Profa. Do Curso de Turismo da Universidade Paulista – UNIP


INTRODUÇÃO 

Este documento é o resultado de um trabalho executado entre os meses de fevereiro e dezembro de 2008 tendo como objeto de estudo o Hotel Ibis Colinas, localizadoem São Josédos Campos  - SP. 

A proposta da execução parte da UNIP – Universidade Paulista que apresenta um roteiro para abordar um complexo levantamento do objeto de estudo e assim apontar as deficiências da empresa e a partir delas a criação de uma solução para uma problemática significativa. É o que no mercado se chama de consultoria técnica, ou seja, os alunos experimentam, de maneira prática uma das possibilidades de atuação de sua profissão. 

Ao longo do ano foram coletados dados da empresa, Ibis Colinas, objeto de estudo para que o diagnóstico pudesse ser delineado. A metodologia dessa coleta de dados ocorreu de várias formas devendo-se ressaltar que a empresa não permitiu o contato direto com seus hóspedes, dado totalmente compreensível mas que pode ter causado uma visão falha desse aspecto, já que os alunos não poderiam ouvir diretamente o cliente. Portanto para o diagnóstico desse e dos outros aspectos ligados a empresa, dissertados nesse documento, foram analisados documentos internos, o acompanhamento da rotina e entrevistas informais com alguns funcionários e gerência e visitações. 

Para o embasamento da pesquisa são citados ao longo do documento autores respeitados da área de Turismo, que validam a análise dos alunos. 

A experiência acadêmica adquirida no decorrer do curso e a orientação da professora orientadora, Ana Luiza Maria J. Maiorino, nortearam as pesquisas e considerações. 

RESUMO 

O Objeto de Estudo da pesquisa é o Hotel Ibis Colinas, pertencente a rede de hotéis Accor, localizado na cidade de São José dos Campos – SP.

 

São José dos Campos é sede de um amplo complexo industrial com destaque para empresas dos setores automobilístico, eletro-eletrônico, telecomunicações e aeroespacial. Com mais de 600 mil habitantes e localização estratégica, entre o eixo Rio de Janeiro – São Paulo é uma cidade moderna que mantém algumas características do interior.

 

Instalado no município desde 01 de setembro de 2005, com 144 unidades habitacionais (apartamentos) o hotel figura, junto com outros hotéis da mesma rede, como um dos principais do município.

 

No desenvolver dos estudos foi constatada uma falha ligada a gestão dos enxovais do hotel e à partir dessa problemática foi desenvolvido um projeto que visa ser ferramenta para otimização das operações com esse que é um dos mais importantes patrimônios do hotel.

 

As considerações e o detalhamento sobre o hotel, sua situação, sua problemática e a sugestão de melhoria são explanados a seguir.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                       

 

 ABSTRACT

 

 

The study of search is the Hotel Ibis Colinas, owned by hotel chain Accor, located in the city ofSão JosédosCampos– SP.                                                           

 

 São José dos Camposis home to a large industrial complex with an emphasis on business sectors of automobile, electric-electronic, telecommunications and aerospace. With more than 600 thousand inhabitants and strategic location, between the axis Rio de Janeiro- São Paulois a modern city that retains some characteristics of the interior.

           Located in the city since 01 September 2005, with 144 housing units (apartments) the hotel picture, along with other hotels of the same network as one of the main city.

          In developing the studies was detected a flaw related to management of the hotel's bridal outfits and the problem was developed from this project which aims to be a tool for optimization of operations with that one of the most important assets of the hotel.

          The considerations and details about the hotel, their situation, their problems and suggestions for improvement are explained below.                                                                                    

  Key words: São José dos Campos, Hotel Ibis, outfit.

 

 


Autor: Bruna Goulart


Artigos Relacionados


Vento

Ja Ta Na Hora

Sou A Saudade

Poesia

A Destinação Da Sabedoria

Mulher Ii

Credibilidade(s)