Valores na escola: uma (re) leitura de Kohlberg na escola da favela



Resumo

 

O psicólogo americano Lawrence Kohlberg postula a existência de seis estágios morais do indivíduo. Estes estágios seguem uma seqüência, sem que haja antecipação de etapas, ou seja, um estágio é suporte para o próximo. Este estudo partiu do cognitivismo piagentiano, das quatro fases do Juízo Moral da Criança, onde Kohlberg obteve um admirável prestígio  perante a comunidade educacional e sociológica. Este texto, inicialmente, aborda a teoria do desenvolvimento moral de Kohlberg inspirado em Piaget, com base nas experiências realizadas, constatadas, nos Estados Unidos. A proposta desse artigo é contribuir com pesquisas relacionadas a aplicação de um dos dilemas morais de Kohlberg, “O Dilema de Heinz”, seguindo um padrão de coleta de dados, com alunos de uma escola municipal situada numa favela.

Palavras-chave

Desenvolvimento moral, favela, valores, escola

Download do artigo
Autor: Ane Monteiro


Artigos Relacionados


Disciplina E Indisciplina Na Escola

A Crise Da Leitura Na Escola

Projetos De Leitura E Pesquisa Na Escola

Os Estágios Do Desenvolvimento Do Conhecimento: Segundo Piaget

A Leitura Na Prática Escolar

Projeto De EstÁgio: Jogos LÚdicos Construindo A Aprendizagem

Escola X Família No Contexto Escolar