Dialogando quantitativamente com a vida socioeducativa do aprendiz que dialoga com as tic´s



RESUMO - A temática quantitativa nas avaliações escolares se torna objeto de estudo a partir da compreensão de que para um ser viver de maneira melhor em sociedade ele, o aprendiz, precisa aprender ser avaliado qualitativamente em sua formação, pois se acredita que dessa maneira ele terá melhores suportes para o desenvolvimento de si quanto ser histórico-participativo-social. O decorrer do presente estudo os levará a caminhar pelo destrinchamento de cada parte do tema, correlacionando com a vida do aprendiz em seu momento único de formação em seus primeiros anos. Interroga-se se a avaliação quantitativa dá suporte necessário para o cognitivo critico-inventor-criador no aluno e afirma-se que para desenvolver a segurança em si é preciso que haja a compreensão, da parte da Instituição formadora, de que cada aluno é único cheio de dúvidas, anseios, medos, curiosidades, capacidades, que precisam ser estimuladas, entendidas, formuladas e reformuladas, respeitando a sua singularidade. A maneira pragmática, já cauterizada na mente da sociedade do conceito de que a avaliação é aplicação de um teste/prova para aferir o “nível de aprendizado” do aluno precisa ser modificada e isso só será possível quando houve a disposição de todos que compõe a esfera de ensino, mudança essa visando initerruptamente e de maneira eficaz a formação do individuo para si e não a formação do individuo para se enquadrar no mundo capitalista globalizado, onde quem vence é o melhor e não aquele que aprendeu dá o melhor. Contudo deseja-se dizer que a avaliação qualitativa e um olhar qualitativo é intender que o aprendiz precisa ser formado para si, a partir de si, para assim compreender como pode ser o homem de sucesso na vida social, financeira e cultural.

 

Palavras-chave: Aprendiz. Avaliação. Quantitativa. Qualitativa. Social.

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Autor: Thiago Brelaz Fonseca


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