Computação utilizada para aprimorar o ensino-aprendizagem



José Inklys Marcos de Araújo Sousa1

 

RESUMO

 

O com o constante desenvolvimento do pais, e o modelo de mercado capitalista mais presente em nossas vidas, o mundo tende a se desenvolver e evoluir cada vez mais rápido, com essa evolução, o modelo de ensino aplicado nas escolas, certamente passa pelo mesmo processo, a inclusão digital, mas, o que seria flores para uns está sendo um pesadelo para outros, principalmente quando falamos nos métodos de como esse novo modelo de ensino será aplicado, e os perigos que o uso exagerado dessa nova ferramenta propicia. um dos piores pontos negativos seria, a construção de uma mente muito dependente da tecnologia, o aluno individualista e de pensamento mecanizado, quais profissionais terão que se preparar para essa prática, e sem sombra de dúvidas quais serão suas maiores dificuldades, levando também em consideração a constante tentativa de inovar, algo tão presente na vida do professor.

 

Palavras-chave: escolas, modelo, ensino.

 

1. Introdução

 

 Atualmente falar sobre a tecnologia passou a ser algo comumente feito em boa parte do planeta, e sem falar que a cada dia a mesma fica mais e mais avançada, dispositivos que simplesmente faziam ligações e chamadas, hoje são capazes de transferir dados sem auxílio nenhum de fios, além de usufruírem de várias outras funções, tecnologia que proporcionou a grande descoberta da humanidade, o computador. Conjunto de componentes eletrônicos capaz de executar e processar instruções, o computador faz tudo ou quase tudo, o mesmo é usado normalmente para fazer cálculos, escrever textos entre outras funções, mas principalmente tornar a vida das pessoas mais fácil e descomplicada. Todos nós sabemos que se torna cada vez mais difícil construir uma carreira profissional, e que o mercado de trabalho exige cada vez mais do profissional, e que o mesmo tenha maior certificação e instrução, pensando nisso o governo resolveu inserir a tecnologia para acelerar o nível de aprendizagem dos alunos, através disso, eles aprenderiam mais conteúdo em menos tempo, com o uso do computador as aulas ficariam mais dinâmicas e prazerosas, tornando possível um maior aproveitamento das aulas e consequentemente formando alunos capazes de competirem de igual para igual com alunos das instituições privadas no mercado de trabalho.

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1Acadêmico do 2º período do curso de Licenciatura em Computação UEPB. E-mail:[email protected]

 

2. Profissional da Computação

 

Para inserir esse meio de aprendizagem na escola, é necessário um profissional específico para essa tarefa, infelizmente esse contexto não é seguido ao pé de risca, muitas instituições de ensino carecem de um profissional desse porte, quando esse profissional não existe em uma escola, os alunos deixam de aprender, por falta do mesmo muitos computadores são sucateados e esquecidos, já que órgãos públicos contratam pessoas que por falta de instrução danificam as máquinas por manusearem de forma incorreta, além disso com o passar do tempo se tornaram, seu Hardware fica desatualizado, e impróprio para suportar os softwares da atualidade. Esse tipo de pessoa necessariamente precisa ser licenciado em computação, um dos grandes problema enfrentado pelas escolas, já que esse tipo de profissional não está acessível a todas as instituições de ensino, pois o curso de licenciatura em computação é um curso novo e as pessoas formadas, acabaram de sair da universidade. A disciplina de computação é apenas para apoio as outras disciplinas, para exemplificar isso é bom sitar a inter-disciplinaridade que é primordial na vida desses profissionais, isso significa que eles tornaram a aula de português ou matemática algo bem mais interessante e empolgante, para que o aluno entenda melhor o assunto a escola consequentemente terá que se adaptar a esse novo profissional.

 

A Informática Educativa se caracteriza pelo uso da informática como suporte ao professor, como um instrumento a mais em sua sala de aula, no qual o professor possa utilizar esses recursos colocados a sua disposição. Nesse nível, o computador é explorado pelo professor especialista em sua potencialidade e capacidade, tornando possível simular, praticar ou vivenciar situações, podendo até sugerir conjecturas abstratas, fundamentais a compreensão de um conhecimento ou modelo de conhecimento que se está construindo. (BORGES, 1999: 136).

 

Muitas escolas contratam pessoas para ensinar computação aos seus alunos, muitas vezes ate por causa do custo, sendo que pessoas despreparadas para essa prática, podem atrasar o desenvolvimento intelectual dos dissentes, os mesmos terão grandes prejuízos quando forem construírem sua vida, e o pior é dificuldade de arrumar um lugar para trabalhar, já que não aprendeu o suficiente na escola.

 

2.1. A necessidade da formação do docente

 

Todo professor precisa de uma formação profissional adequada para as necessidades de ensino, principalmente se esse for ensinar computação, como já foi anteriormente dito, por a disciplina ser apenas de apoio as outras matérias, a mesma foi adotada a pouco tempo, tornando um pouco difícil ter um profissional dessa área trabalhando nas escolas, já que os primeiros profissionais praticamente acabaram de sair das universidades, esse tipo de pessoa pode atuar não só na parte da docência como também pode trabalhar na área de criação de programas educacionais voltados para a área de educação, aliás um dos seus instrumentos de trabalho é uma máquina que com certeza está modificando o mundo bruscamente, por não ser um instrumento tão trivial, ou seja de alta complexidade, por isso que esses profissionais fazem mestrados, cursos de especialização entre outros. Esse instrumento tão grandioso é chamado de computador, aparelho capaz de fazer qualquer coisa na área virtual, instrumento que torna uma aula comum em uma aula muito mais interativa, prazerosa e interessante, três coisas que são primordiais para uma aula de auto nível de compreensão alto. Pois"as possibilidade de uso do computador como ferramenta educacional está crescendo e os limites dessa expansão são desconhecidos” (VALENTE, 1993: 01). Se esse profissional não tiver uma capacitação adequada, estará somente desperdiçando tempo do aluno, e o mesmo tem que buscar melhor, para que possa atender as necessidades de ensino já que o docente é mesmo formado é eternamente aprendiz e não pode se acomodar com um modelo de ensino padrão mas um modelo que supre as necessidades educacionais do aluno.

 

 

A mudança da função do computador como meio educacional acontece juntamente com um questionamento da função da escola e do papel do professor. A verdadeira função do aparato educacional não deve ser a de ensinar, mas sim a de criar condições de aprendizagem. Isso significa que o professor precisa deixar de ser o repassador de conhecimento – o computador pode fazer isso e o faz tão eficiente quanto professor – e passar a ser o criador de ambientes de aprendizagem e o facilitador do processo de desenvolvimento intelectual do aluno. (VALENTE, 1993: 06).

 

 

2.2. Dificuldades do dia a dia

 

 Uma das maiores dificuldades a questão da experiência, algo muito necessário para o professor que se depara com problemas, e de alguma forma saiba resolvê-los de maneira lógica e racional, para isso, o mesmo tem que passar um um processo de formação muito bom para que não passe muito tempo pensando em resolvê-los, tempo que sem dúvida seria utilizado para aplicar conteúdos aos dissentes.

 

Segundo Valente (1993: 13). Para a implantação dos recursos tecnológicos de forma eficaz na educação são necessários quatro ingredientes básicos: o computador, o software educativo, o professor capacitado para usar o computador como meio educacional e o aluno”, sendo que nenhum se sobressai ao outro. O autor acentua que, “o computador não é mais o instrumento que ensina o aprendiz, mas a ferramenta com a qual o aluno desenvolve algo e, portanto, o aprendizado ocorre pelo fato de estar executando uma tarefa por intermédio do computador .

 

Se o professor não possuir perfeita sintonia com o aluno, o resultado dessa aula sera um perfeito desastre, o professor é o mediador do conhecimento, obrigatoriamente tem que estar atento ao modo que o aluno está se comportando, se o professor interage com o aluno, faz com que o aluno explore as várias ferramentes que podem encurtar o caminho até o conhecimento, tenha certeza que ele está fazendo com que o aluno tenha compreensão do que esta sendo dito, levando também em consideração o uso do computador para essa prática, quando o aluno pode ver e ouvir o que esta estudando através de som e imagem, torna a aula mais interessante, e aumenta o nível de interpretação, além do aumento do nível de memorização do aluno.

 

 

Segundo Carla Coscarelli, (apud Yager, 1991, p. 154). Por exemplo, acredita que apresentações multissensoriais aceleram e aumentam a compreensão do assunto estudado, e que, além disso, prendem por mais tempo a atenção da plateia. Segundo ele, isso parece acontecer porque os recursos visuais e auditivos tem como objetivo chamar mais a atenção da plateia, ou do aluno, a todo momento.

 

 

2.3. Linux Educacional

 

Como todo computador precisa de um programa de base, foi adotado algo novo, e de fácil uso e compreensão, esse é chamado de “Linux Educacional”. Ele é um sistema operacional que da suporte para que o usuário possa explorar o computador, com todas as suas funcionalidades, sua criação está voltada unicamente para a área de educação, o mesmo contem softwares educativos, planilhas eletrônicas, games, e vídeo aulas entre outros.

O Linux Educacional foi criado pelo governo federal com intuito de baratear o custo com sistemas operacionais, já que o sistema até hoje mais usado principalmente no Brasil é o Windows, e sua licença de uso custa em média R$ 200,00 reais por cada máquina, já o Linux é um sistema totalmente gratuito, sua licença é free, além de ser um programa livre, ou seja o professor pode modificá-lo de acordo com as necessidades do aluno, sem que isso lhe traga problemas com a justiça, o Linux é responsável pela interface homem máquina. Foi desenvolvido inicialmente por um estudante finlandês Linus Torvalds em 1990 baseado no sistema operacional Unix e hoje é mantido por comunidades internacionais de programadores, outros profissionais na área de informática, etc.

 

3.0. Considerações finais

 

A formação do professor para ser capaz de integrar a Informática nas atividades que realizam em sala de aula deve prover condições para ele construir conhecimento sobre as técnicas computacionais, entender por que e como integrar o computador na sua prática pedagógica e ser capaz de superar barreiras de ordem administrativa e pedagógica. Essa prática possibilita a transição de um sistema fragmentado de ensino para uma abordagem integradora de conteúdo e voltada para a resolução de problemas específicos do interesse de cada aluno. Finalmente, deve-se criar condições para que o professor saiba recontextualizar o aprendizado e a experiência vividas durante a sua formação para a sua realidade de sala de aula, compatibilizando as necessidades de seus alunos e os objetivos pedagógicos que se dispõe a atingir.

 

Referências

 

BORGES NETO, H. Uma classificação sobre a utilização do computador pela escola. Revista Educação em Debate, ano 21, v. 1, n. 27, p. 135-138, Fortaleza, 1999.

 

VALENTE, J.A. “Formação de Profissionais na Área de Informática em Educação”. In: J.A. Valente (org.),** Computadores e Conhecimento: Repensando a Educação. Primeira edição, Campinas: NIED – Unicamp, p. 114-134, 1993.

 

COMUNIDADEDE LINUX EDUCACIONAL. Linux Educacional.Informativo eletrônico, 15 de janeiro de 2009. Disponível em <http://linuxeducacional.com/mod/wiki/view.php?id=53>. Acesso em: 10 de outubro 2010.

 

YAGER, TOM. Information’s Human Dimention: Multimedia technologies can improve presentations today. Byte, p. 153-160, dez. 1991.

 

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Autor: Inklys Araujo


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