Recrutamento



 

Recrutamento

Henrique Barros de Macedo1

1 Acadêmico em Administração de empresas. Artigo apresentado para aprovação da disciplina de Ciência política sob orientação do professor Rogério Fraga em Porto Alegre, recebido em outubro de 2007.

 

Resumo:

 

Este artigo tem o objetivo de descrever os conceitos e a aplicabilidade da necessidade de recrutamento nas organizações. As vantagens e desvantagens encontradas para cada forma de recrutamento sendo ela interna ou externa. No que implica as decisões tomadas pela administração de pessoas, para um processo de recrutamento bem sucedido. E os meios disponíveis pela organização para captar candidatos de maneira mais econômica e eficiente.

 

Palavras-chave:

 

Recrutamento. Interno. Externo. Processo. Organização.

 

Abstract:

 

This article is intended to describe the concepts and the applicability of needing recruitment in organizations. The advantages encountered for each form of recruitment, being internal or external. As implies decisions taken by administration of people, for a process of recruiting successful. And the available ways for the organization capture candidates in a more economical and efficient way.

 

Key words:

 

Recruitment. Internal. External. Process. Organization

.

Introdução

 

A rapidez com que o mercado de trabalho caminha é tal que parece impossível acompanhar todas as mudanças que ela nos exige. O desemprego e as constantes crises econômicas atingem a muitos, um diploma ou uma formação superior não é mais sinônimo de estabilidade e garantia de emprego.

A cada dia o mercado está mais saturado de mão-de-obra, porém boa parte desta demanda encontra-se estagnada, desatualizada e desqualificada. Com o avanço tecnológico e com a concorrência cada vez mais acirrada as organizações se vêem numa difícil tarefa de encontrar a pessoa adequada para a complementação do seu quadro funcional. É nesse momento que surge a necessidade de um processo de recrutamento, aonde irá se atrair possíveis candidatos para a organização.

O processo de recrutamento é um tema de grade importância para a administração, em especial para a administração de pessoas. Nesse sentido o presente trabalho, irá analisar os tipos e os conceitos de recrutamento aplicados nas organizações.

 

Conceito de Recrutamento

 

A necessidade do inicio de um processo de recrutamento se dá essencialmente para a composição do quadro funcional de uma organização, onde cabe ao gestor a decisão da abertura de novas vagas ou criação de novos cargos, assim como a definição de tarefas, obrigações e responsabilidades que serão exigidos pelo cargo (MILKOVICH; BOUDREAU, 2000).

Nesse sentido recrutamento pode ser entendido, portanto, o processo pelo qual a organização atrai candidatos para atender suas necessidades humanas em um processo de seleção, é um conjunto de técnicas e procedimentos que tem o objetivo de buscar candidatos capazes de ocupar as vagas existentes dentro da empresa (CHIAVENATO, 1999).

Recrutamento é um conjunto de atividades desempenhadas para atrair um conjunto de candidatos qualificados para uma organização (CHIAVENATO, 1999, p.92).

O início de todo esse processo é quando a gerência define o perfil do candidato, as qualificações necessárias, as habilidades, as vivências e os conhecimentos necessários para exercer a função referente à vaga em aberto. Num segundo momento é feita a divulgação da vaga, utilizando assim meios de comunicação mais acessíveis aos possíveis candidatos e por fim, é realizada a triagem dos currículos recolhidos de acordo com o perfil previamente definido no início do processo. (SHERMAN et al, 2003).

 

Recrutamento Interno

 

O recrutamento interno atua de forma direta a candidatos que estão exercendo alguma atividade dentro da organização, ou seja, seus próprios funcionários, para promovê-los ou transferi-los para outro setor. É um processo de localizar e incentivar candidatos potenciais a disputar vagas existentes ou previstas. Durante esse processo os candidatos são informados sobre as qualificações exigidas para se concorrer à vaga. As empresas investem no recrutamento interno, buscando reter e fidelizar seus talentos, serve como uma motivação para que os empregados atuais tenham a possibilidade de se desenvolver profissionalmente (SHERMAN et al, 2003).

Esse tipo de recrutamento oferece diversos pontos positivos, pois, explora o capital humano que já possui. Motiva os funcionários a buscarem novos ideais dentro da organização, desenvolve o profissionalismo, fideliza quem já está dentro da organização, não requer socialização de novos integrantes para o grupo já formado, e tem um menor custo (CHIAVENATO, 1999).

Os aspectos negativos do recrutamento interno podem ser o fato de impedir a entrada de novos talentos na organização (novas idéias, experiências), facilita o conservantismo e a rotina atual, mantendo assim inalterada a cultura organizacional (CHIAVENATO, 1999).

Certos cargos requerem treinamento e experiências especiais, portanto quando não podem ser preenchidos dentro da própria organização, deve-se recrutar pessoas de fora. Algum individuo que tenha adquirido o conhecimento e a experiência que a empresa necessite para a determinada função. Embora a política do recrutamento interno incentive o preenchimento de vagas com funcionários da própria empresa, muitas vezes ela se vê com certas "limitações no recrutamento interno", buscando assim um candidato no mercado de recursos humanos. (SHERMAN et al, 2003).

A maioria das empresas tenta seguir uma política de preenchimento de vagas acima da posição inicial por meio de promoções e transferências. Preenchendo vagas dessa maneira, uma empresa pode capitalizar o investimento feito no recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento de seus atuais funcionários (SHERMAN et al, 2003, p 76).

 

Recrutamento externo

 

O recrutamento externo atua sobre candidatos que estão fora da organização, no chamado "mercado de recursos humanos", submetendo-os ao processo de seleção de pessoal. Normalmente a seleção externa busca trazer para a empresa um candidato com experiências e habilidades inexistentes até então na organização. Esse tipo de recrutamento precisa abordar o mercado de recursos humanos de maneira precisa, no sentido de atrair os candidatos que deseja recrutar (SHERMAN et al, 2003).

Essa forma de recrutamento possui um enorme número de candidatos com os mais variados tipos de experiências e habilidades, espalhados pelo mercado de recursos humanos. Seu âmbito de atuação é grande e utiliza várias técnicas para atrair os candidatos que necessita. Trata-se, portanto, de escolher as formas mais adequadas para encontrar os candidatos desejados. O processo de recrutamento começa com o candidato apresentando seu currículo à empresa. Boas organizações estão sempre dispostas a receber candidatos, mesmo que não haja oportunidades naquele momento. (CHIAVENATO, 1999).

O recrutamento não é importante apenas para a organização. Ele é um processo de comunicação bilateral. Os candidatos desejam informações precisas sobre como será trabalhar nessa empresa. Por seu lado, a organização deseja saber que tipo de empregado será o candidato, caso seja contratado. Ambos os lados enviam sinais sobre as relações no trabalho. Os candidatos sinalizam que são bons concorrentes e devem receber a oferta de emprego; também tentam obter da organização as informações para que decidam ou não entrar para ela. As organizações sinalizam que são bons lugares para se trabalhar (MILKOVICH; BOUDREAU, 2000, p 163).

Este tipo de recrutamento possui diversos aspectos positivos que devem ser levados em consideração, tais como, a introdução de novos talentos na organização, enriquecimento do patrimônio humano, aumento do capital intelectual ao incluir novos indivíduos e a renovação da cultura organizacional (CHIAVENATO, 1999).

De pontos negativos neste tipo de recrutamento encontramos uma queda na motivação de funcionários já inseridos na organização e diminuição de sua fidelidade, bem como é necessário a utilização de técnicas seletivas para a escolha dos novos candidatos, que por sua vez se torna muito mais custoso, demorado e inseguro, se comparado com o recrutamento interno. (CHIAVENATO, 1999).

 

Fontes externas de Recrutamento

 

As fontes externas de recrutamento variam de acordo com a posição que se deseja preencher. A condição do mercado de trabalho, ajuda a determinar qual a melhor fonte de recrutamento, atualmente o mercado conta com várias opções, dentre outras estão:

· Anúncios: É um dos métodos mais simples e comum para recrutar candidatos. Jornais e revistas comerciais são os meios mais utilizados, embora também possa ser empregados rádio, televisão, quadros, cartazes e correio eletrônico. O ideal é atingir um número amplo de candidatos.

· Candidatos Espontâneos: Uma ação comum são as empresas receberem diretamente dos candidatos seus currículos. A empresa deve deixar claro ao candidato se dispõe de vagas em aberto.

· Indicação de Funcionários: Um grande aliado no recrutamento para as empresas são seus próprios funcionários, pois auxiliam na indicação de possíveis candidatos à respectiva vaga em aberto. Verifica-se que a qualidade dos candidatos indicados normalmente é alta, visto que os funcionários em geral hesitam em recomendar indivíduos que possam não ter um bom desempenho.

· Instituições Educacionais: É uma fonte de novos talentos, porém com pouca experiência de trabalho (SHERMAN et al, 2003).

Essas são apenas algumas das opções que as organizações possuem para recrutar um candidato do mercado de recursos humanos. Esse mesmo processo ainda pode ocorrer pela Internet, por agências de emprego e/ou temporários, sindicatos trabalhistas, associações de profissionais, enfim, diversos caminhos podem ser seguidos, basta a empresa avaliar e escolher a opção que mais lhe agrada (SHERMAN et al, 2003).

 

Considerações Finais:

 

O presente artigo teve como intuito, explorar os conceitos de recrutamento e suas categorias, a fim de poder defini-las de forma clara e objetiva sem a pretensão de criar novos conceitos, mas sim de refletir sobre o tema.

Neste sentido ao observarmos os conceitos de recrutamento mesmo que num primeiro olhar pareça-nos simples, exige aguda consciência das condições internas e externas da organização, tais como a crescente escassez de mão-de-obra qualificada e a exigência de rápidas mudanças de posicionamento no mercado. Além disso, o recrutamento é um processo cujas mensagens servem não apenas para mostrar a qualidade esperada nos candidatos a emprego, mas também como sinalizadores da imagem da empresa para os próprios candidatos.

Por fim, convém observarmos que após a definição do processo de recrutamento, a organização deve-se comprometer a desenvolver um processo justo e digno para todos aqueles que forem atraídos para a organização.

 

Bibliografia:

 

CHIAVENATO, Idalberto, Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

MILKOVICH, George e BOUDREAU, John, Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

BOHLANDER, George, SNELL Scott e SHERMAN, Arthur,Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

 

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