Desabafo



 Tudo que se move no universo, é vida, vidas que dependem uma das outras para chegar ao seu auge. Nesse contexto ser professor é ir além da sala de aula e se aventurar por um mundo desconhecido é fazer história, é ajudar construir e reconstruir vidas.

            Palavras, para mim, é mais que decodificação de letras, é força, é poder, é alegria e determinação, coragem e fé de transpor para o papel sentimentos, desejos e frustrações. Eu vivo por palavras sejam escritas ou faladas, não sou poeta, tampouco um construtor, mas sou da vida e pela vida luto com perseverança e determinação.

            Com sabedoria sigo meu caminho, cuidar da vida é ir além do material, é viver o espiritual, é acreditar no impossível, contudo, é acreditar que cada  pessoa é única e tem potencial para ser bem melhor que antes.

            Se a vida é feita de encontros e reencontros, a escola é perfeita, pois cada dia encontro um ser diferente e as vezes reencontro o meu próprio eu, quando percebo em cada olhar o desejo de seguir em frente, cada criança com as quais convivo, é mais que especial, é a esperança e a definição de vida, é desafio, é mistério, e para desvendar é preciso ser uma excelente desafiadora sem medo do desconhecido. Quantas vezes, ouvi segredos, posicionei-me ou calei-me também sonhei junto, refiz meus sonhos. E consequentemente refiz minha história, como qualquer outra, não sou diferente, sou apenas alguém com um forte desejo de fazer melhor, e com as minhas atitudes fazer com que cada criança do meu convívio possa despertar o desejo e a certeza que são únicos no universo e são capazes de serem felizes.

            Conhecer o outro e compartilhar dessa aventura chamada vida, nos torna cada vez melhor, pois todo indivíduo se encontra em processo de ensino-aprendizagem. Então conclui que cuidar da vida, é ajudar o semelhante, é entender sem criticar, e enxergar em cada rosto o pedido ou resposta para suas dúvidas, quantas vezes eu entrei em uma sala de aula sem expectativa e me deparei com milhões de motivo para continuar na educação, quando olhei e senti que aquelas crianças precisavam de mim e eu delas para reconstruir um futuro diferente, então eu digo , haja o que houver ouça a voz do coração e só assim teremos uma nação abençoada, eu acredito na educação, assim como  acredito no meu trabalho.          

Download do artigo
Autor: Raquel Machado Santana


Artigos Relacionados


A Fonte

Lua De Esperança

Cosmologia (dinâmica Do Universo)

Crescer

Visão Do Texto Literário Na Sala De Aula: Um Jogo Discursivo

Práticas De Relacionamento Em Sala De Aula

Ensinar Com Dedicação