Educação de jovens, adultos e idosos: uma busca por novas práticas de ensino



Elaine do Nascimento Menezes
Universidade Tiradentes, [email protected]

 

Anna Paula Costa Marques
Universidade Tiradentes, [email protected] 

Gilvânia Andrade do Nascimento
Universidade Tiradentes, [email protected]

 

RESUMO

Este artigo pretende fomentar discussões a respeito das condições para aprender na EJA. Os jovens, adultos e idosos enfrentam problemas no exercício da cidadania e no mundo do trabalho, necessitando de mudanças significativas na sua vida social e profissional. Não é nenhuma novidade buscarem métodos e práticas educativas que possam ser aplicadas a realidade e ao tipo de aprendizagem adequada ao ensino da EJA. Na sociedade atual as práticas docentes direcionadas a EJA devem ser repensadas, até porque  informações são divulgadas em uma velocidade assustadora e os avanços educacionais devem adequar-se a essas mudanças. É preciso que os educadores dessa modalidade de ensino estejam abertos a essas mudanças e que busquem o mais rápido possível uma adequação as suas práticas. Nossa análise fundamentou-se no ponto de vista de Paulo Freire, Educação e Mudança (1979), apresentou relatos sobre novas práticas utilizadas com jovens, adultos e idosos de três municípios distintos, os quais propiciaram a atualização e qualificação organizadas dos conhecimentos por toda a vida. Descrevemos as características predominantes que facilitaram a aprendizagem e as características que causam dificuldades nos processos de aprendizagem dos educandos do EJA. Portanto, esse estudo contribuirá para um repensar do educador que atua nessa modalidade de ensino, fazendo-o refletir sobre sua prática pedagógica, para que ajude na formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. Enfim, afirmamos a necessidade do compromisso profissional a partir do momento em que esta nos é imposta, para que os resultados práticos surtam os efeitos esperados por todos os educadores que trabalham com o EJA, educação de jovens, adultos e idosos.
Palavras-chave: EJA, docente, práticas, mudanças, funcionalidade.

Download do artigo
Autor: Elaine Do Nascimento Menezes


Artigos Relacionados


Políticas Públicas Educação De Jovens E Adultos

Monografia / Tcc - Educação Básica: O Desinteresse Dos Alunos Pelo Ensino Formal.

O Trabalho Com Gêneros Textuais Em Turma De Educação De Jovens E Adultos

Educação De Jovens E Adultos Em Situação De Cerceamento De Liberdade: Do Direito Ao Direito A Educação.

Educação E Educador: Problemas Que Envolvem A Educação E O Profissional De Ensino De História.

Educação De Jovens E Adultos

AvaliaÇÃo Da Aprendizagem Na EducaÇÃo De Jovens E Adultos E Sua RelaÇÃo Com O Mundo Do Trabalho.