Saúde e beleza, é uma questão de comportamento!



Tudo é uma questão de comportamento!

Para você se manter saudável, é necessário diversos fatores como alimentação, nutrição SUPLEMENTAÇÃO (este último no Brasil ainda sofre muito preconceito por ser confundido com anabolizantes, “bombas”, etc.) atividade física regulamentar, descanso, acompanhamento médico.

Além disso é necessário ainda: Higiene mental com viagens, passeios, amizades e também.

Mas o grande fator determinante na saúde é a gestão do comportamento através da gestão do Estado Emocional.

“MINHA NOSSA” você deve estar dizendo. Algumas pessoas se espantam com um termo tão psicológico desses, mas é muito simples na verdade, de se gerenciar o estado emocional. Basicamente se deve seguir uma escala de atitudes físicas e mentais. Claro que isso são AÇÕES, e atitudes  pró-ativas são sempre cheias de calor, de vontade, de “certezas”. Mas são as REAÇÕES que realmente definem o resultado final. E as reações são compostas pelo lado emocional , não pelo reacional. Mas isso é muito bom por que quem foi que disse que a mente é lógica? Ela é mais ilógica! Reage mais do age. Neste exato momento enquanto está lendo este artigo, seu cérebro está fazendo sua mente reagir aos estímulos esternos de sua visão! O fundo contrastando com as letras é que fazem você conseguir ler. Mas isto é um tema para outro artigo. Sua saúde é o resultado do seu comportamento gerado pelo seu estado emocional.

Domine o seu estado emocional e domine o seu comportamento. E tudo começa pelo pensamento com sentimento.

O pensamento sozinho não produz muita coisa, mas com sentimento, com emoção, com força emocional, MATERIALIZA COISAS, gera milagres!!!

Se desejar saber COMO FAZER ISSO acesse os blogs no fim deste artigo.

Pois bem, vamos dar algumas dicas sobre como ajustar alguns comportamentos para gerenciar o seu estado emocional.

Em primeiro lugar, o comportamento mental e só depois o comportamento físico.

Não adianta muita coisa pregar receitas e dietas na porta de geladeira se não as colou primeiro na porta do seu cérebro!

Parece óbvio e com certeza você já tentou alguma coisa psicológica para conseguir emagrecer ou manter o peso, não é? E funcionou? Talvez por algum tempo, mas depois tudo voltou como era. É mais ou menos isso? (...)

Vamos direto  ao ponto:

Você está condicionado a diversos hábitos e vícios, agora você terá de contorná-los sem causar atrito, nem conflitos internos, (isto remete à sua Escala de Valores também, ajuda muito, mas muito mesmo, você saber a sua e como ajustá-la também). É importante não “atacar” seus maus hábitos e vícios de comportamento porque seu sistema nervoso está condicionado a eles. Você precisa avançar pelos flancos, pelas laterais, pela orla, por fora, não de frente, jamais de frente.

É bonito dizer: eu encaro meus problemas de frente. E  é realmente isso mesmo, encarar, mas não atacar! Entendeu?

Toda erva daninha que tentamos arrancar pela raiz, afetamos a planta do lado e arrancamos muita terra junto. Lembra da Bíblia? Na parábola do Joio e do trigo depois dos discípulos perguntarem a Jesus se deviam arrancar o joio de perto do trigo Ele respondeu:  Mateus 13:29 “Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis com ele também o trigo”

Na mente é a mesma coisa, porque acha que toda vez que muita gente tenta parar de fumar e não conseguem por muito tempo?!  Álcool, drogas, jogos, etc. tudo são hábitos e vícios que na verdade são comportamentos, disparados pelos gatilhos do estado emocional.

A ciência do Condicionamento Neuroassociativo simplificada pelo método NESC – Neurologia do Sucesso Contínuo juntamente com a conquista do status MELCON – Melhoria Continua, descortina um novo horizonte para todos que desejam uma saúde melhor, com hábitos saudáveis, controle dos vícios e tudo o mais.

Você precisa condicionar o seu organismo a novos hábitos sem entrar em conflito com os antigos.

De maneira muito resumida você pode seguir esses passos.

Receita Básica para o Sucesso Contínuo –

Neste caso específico sobre a saúde

Para obter, manter e melhorar qualquer coisa na vida, inclusive a saúde  e tome nota de tudo:

1 - Objetivo claro – Decidir e saber o que quer e onde quer chegar Que tipo de saúde você quer ter? Quer apenas ser saudável ou quer um corpo melhor também?

2 - Tomar medidas planejadas e eficazes;Faça uma consulta médica para checar todo o seu organismo, depois consulte um nutricionista e um professor de educação física. Leia e aprenda o que puder sobre mente e corpo para a saúde;

3 - Acuidade para reconhecer os resultados. Onde está e quanto falta para chegar; Anote os resultados, mínimos que seja. Deixar de comer algo substituindo por outro, etc.

4 - Flexibilidade para ajustes – Mudança de rota para chegar ao destino. O destino supremo.

Se sua meta bem planejada junto com os médicos e orientadores era de trinta dias perder 1kg e controlar seu colesterol ou outro detalhe e não conseguiu, analise junto aos orientadores, se for preciso mantenha até o próximo mês, se não ajuste aos poucos, e lembre-se  os resultados fisiológicos estão intimamente ligados aos estímulos psicológicos.

Substituir alimentos que você gosta de comer mas que atrapalham sua saúde por algo que lhe dá também prazer MAIOR em comer e que ajuda sua saúde, funciona muito bem. O problema é comer sem gostar, isso causa conflito interno e repulsa, logo acaba desistindo. É preciso ter prazer em se alimentar bem e não se alimentar forçadamente para poder ter saúde. Claro que a mente ajuda muito, como por exemplo agregar ao ato de comer alimentos prejudiciais à sua saúde à imagem que não quer ter, aos comentários maldosos que não quer escutar, e como vai se sentir mal com tudo isso, também funciona muito bem, porque o ser humano reage muito mais à dor do que ao prazer. Mas todos nós buscamos cada vez mais prazer e fugimos cada vez mais da dor.

E muito importante também recompensar-se cada vez que conseguir uma vitória frente à uma refeição saudável em detrimento de uma que até gosta, mas lhe prejudica. E este reforço, esta auto-premiação deve ser IMEDIATA, no mesmo instante que você conseguir desistir de um bife com gordura e em lugar disso uma boa salada de frutas, reforce sua atitude mentalmente e fisiologicamente, pense que está realmente conseguindo, SINTA com toda a sua força que realmente está conseguindo, e no mesmo segundo, instale um SAIPER, um bio-botão epitelial.

Crie um gesto físico, na pele em alguma parte do corpo para se lembrar dessa vitória de forma neurofisiológica, ao ser repetido várias vezes, vai condicionando o sistema nervoso de forma extasiante e cada vez mais confiante. Experimente, crie listas de benefícios que pode se presentear de repente, telefonar para alguém especial, tomar um sorvete, um bom vinho, analisar todas as roupas que poderá comprar depois de emagrecer, pesquisar locais que vai poder visitar, etc.

Isto é moldar o comportamento, naturalmente muda o seu estado emocional, mas mesmo assim , se tiver qualquer dúvida acesse os sites acima e consiga o apoio especial que precisa!

Experimente!

Agora preste atenção mais uma vez, não fique aí apenas lendo isso tudo. Faça os exercícios, mova-se!

Veja todos os benefícios na prática, nos seus resultados, na sua vida!

Agora chega! É hora de reagir!!!

Isto é Comunicabilidade Multifocal!!!

Acesse e desvende outros segredos de como conquistar uma saúde melhor, manter a saúde e o bem estar, a beleza interior e exterior melhorando cada vez mais a sua qualidade de vida como pessoa, como família, como sociedade: 

http://horadereagir.wordpress.com    http://ebooksdepoder.blogspot.com   http://institutomarcosfranca.wordpress.com


Autor: Marcos França Honorato


Artigos Relacionados


Aprenda A Emagrecer Com Saúde!

Suplemento De Vitaminas Herbalife – A Importância Dos Nutrientes

Emagrecer De Forma Saudável é O Caminho Para O Sucesso

Medicamentos Para Perder Peso

Preparação Para O Verão: 5 Dicas Para Evitar O Desespero!

Fatores Que Atrapalham A Perda De Peso

Dicas Para Engravidar