Devemos nos abster do sofrimento?



Devemos nos abster do sofrimento?

Uma vida sem sofrimento é praticamente uma vida sem sentido, não que nascemos e devemos buscar unicamente a via da dor. No entanto, ter uma vida anestesiada sem perdas e falhas é impossível. Não existe progresso sem destruição, não existe um final feliz sem antes haver uma longa caminhada cheia de obstáculos.

Foi preciso que muitos sofressem antes para que hoje tenhamos leis, normas, regras que regem a sociedade enquanto tal garantindo direitos e deveres a todos.  Mas no final das contas o sacrifício de todas aquelas pessoas valeu apena e seus nomes ficarão gravados para sempre nas atas da história.

Ver em um momento de dificuldade a oportunidade de crescer é o mais profundo sintoma de uma pessoa que está amadurecendo como um ser humano que de fato deve ser. Saber lidar com um aspecto tão difícil e encontrar nele não somente uma barreira, mas mais do que isso, um sinal de que é necessário se preparar melhor, é a chave para alcançar um novo patamar.

Muitas pessoas desistem de seus sonhos por pararem no primeiro “não” que recebem. No entanto, muitos perseveram e estes contam saudosos anos mais tarde que aquele “não” fora o maior incentivo de suas vidas para realizar seus desejos, seus sonhos. Os “nãos” da vida nos preparam, fortalecem-nos para a jornada, pois fazem-nos ver o que antes não víamos, como a falta de humildade, a convicção exagerada e principalmente a falta de solidariedade para com os demais. Ao tomar este “não” nas mãos com carinho e em meio a lágrimas, a pessoa realmente interessada em progredir no que busca, notará que precisa evoluir em mais aspectos de sua vida antes de tocar com a ponta dos dedos o seu objetivo. Passará a ver que existem muito mais coisas que requerem sua atenção e não somente aquilo que até então considerava como sendo seu único obstáculo. Em outras palavras, verá que existem mil e uma formulas de como se driblar uma dificuldade e que em ultima instancia deve ser cogitada a possibilidade de recuar.

Medo todos temos mas o maior medo que deveremos ter é de não ter coragem de tentar outras vez!

 


Autor: Ricardo Valim


Artigos Relacionados


O Ter E O Ser Se Coadunam?

Aprenda A Reforma Ortográfica De Forma Prática!

Arquivos Mentais Abertos

Viver É Muito Mais Que Existir

“dessensibilização”

Vício é Uma “bença”!

Sem Funcionários Motivados, Não Tem Produtividade!