O processo de aprendizagem do aluno com paralisia cerebral no complexo de educação especial André Vidal de Araújo



Monografia de conclusão do curso de Pegagogia

Ano: 2008

Autoras:

Karina Rodrigues 

Samanta Freire* 

*Portadora de Paralisia Cerebral

 

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir pretende abordar questões sobre o processo de aprendizagem de alunos com Paralisia Cerebral no Complexo de Educação Especial André Vidal de Araujo. Através da observação do cotidiano desses alunos, aliada às teorias sobre o assunto, pretende-se explicitar as dificuldades encontradas por eles no decorrer deste processo escolar.

Será feita uma breve justificativa da escolha do tema, enfocando os objetivos gerais e específicos. Uma vez delimitado o tema, serão formuladas questões problematizadoras sobre o assunto com exposição das metodologias utilizadas na execução da investigação. Far-se-á ainda o diagnóstico das estruturas física e pedagógica da escola; além de uma correlação com a teoria a respeito dos estudos sobre Paralisia Cerebral, embasado em obras de diversos autores, e por fim serão expostos os relatórios de observações feitos em sala de aula.

Para concluir o trabalho faremos uma análise dos dados coletados nas observações e entrevistas realizadas com professores e gestores desta escola. Pretendemos assim, conhecer as dificuldades existentes no processo ensino--aprendizagem destes alunos para que possamos de alguma forma, ajudá-los a enfrentar suas limitações.

Download do artigo
Autor:


Artigos Relacionados


Monografia / Tcc - Educação Básica: O Desinteresse Dos Alunos Pelo Ensino Formal.

A Aprendizagem E Os Seus Desafios

Ensino Da Matemática Na Educação Infantil E Especial

A Importância Da Pesquisa Na Escola

Psicologia Da Aprendizagem

Principais Dificuldades Do Processo De Ensino Aprendizagem Em Química – Contribuições Para Formação Docente

Educação Inclusiva.