Termoregulação durante o exercício



TERMOREGULAÇÃO DURANTE O EXERCÌCIO

 

 

Durante a pratica de exercícios a nossa temperatura aumenta devido ao aumento da produção de calor e aumenta também a necessidade da transferência desse calor produzido.

Como inicio do exercício a produção de calor aumenta entre 15 e 20 vezes comparada com níveis de repouso, podendo aumentar significativamente nossa temperatura corporal, prejudicando nossas funções vitais.

Porém a temperatura corporal não atinge níveis que prejudicariam nosso organismo devido a mecanismos de termoregulação que transferem o calor produzido, ajustando em torno de 37º.

Os mecanismos de termoregulação são, irradiação, convecção, condução e evaporação.

Irradiação: Qualquer corpo que não possui temperatura igual a zero perde calor na forma de ondas eletromagnéticas, sendo transferido do corpo mais quente para o mais frio.

Convecção: As moléculas de ar são renovadas por outras devido à diferença de densidade, por exemplo, o resfriamento através do vento.

Condução: Quando existe o contato entre os corpos, ocorre a transferência do calor entre eles, sendo transferidas partícula por partícula. Ex: Transferência do calor para a roupa e calçados.

Evaporação: O calor é transferido através da evaporação das moléculas de água do corpo. Ocorre a difusão da água do corpo para o ambiente.

Alguns fatores influenciam a termoregulação, como cor das roupas, hidratação e ambiente. Roupas claras absorvem menos calor do que as roupas escuras, a hidratação adequada favorece o processo de evaporação e ambientes menos quentes e úmidos favorecem os processos de transferência de calor.

Por isso atenção com esses fatores para aumentar a eficiência da sua termoregulação e evitar a hipertermia.  

Download do artigo
Autor: Léo De Paiva Montenegro


Artigos Relacionados


Hidratação E Exercício

Sem Comentário...

Crime De Amor...

Sobre O Conceito De Bill Unruh

Encantadora

Fatboy Slim

Disfarce