Prouni: terceirização da educação



Fazendo uma análise imparcial da medida ProUni é possível notar que ela  tem caráter mais econômica do que educacional, seguindo os moldes do liberalismo econmico corrente.Por 3 principais fatos que eu vou citar.

O primeiro deles é referente aos benefícios que o ProUni traz ao governo, mais gente com diploma de ensino superior, maior aprovação da população ao atual governo, maior mão de obra especializada(mas de um tipo específico eu comentarei depois) e acreditem ou não redução de custos. O custo de um estudante em uma faculdade federal chega a ser de vezes maior do que um bolsista do prouni, em média. Sem contar que o investimento necessário, atualmente, para aumentar vagas nas federais é muito alto, logo podemos caracterizar o ProUni como terceiriação da educação, e como toda terceirização visa uma diminuição nos custos. 

O segundo ponto é a demanda do país de mão-de-obra especializada, mas em um nível semelhante ao técnico, esse é o papel atual da grande maioria das faculdades particulares do país, e o governo, percebendo isso, ao invés de construir faculdades nesse estilo apostou no ProUni que é muito mais em conta,a prova disso,  são as afirmações das próprias instituições particulares que alegam ter professores mais atuantes no mercado e vão para o lado mais prático do ensino, para quem não sabe isto é característica da mão-de-obra técnica, e deixa para seus institutos federais/estaduais, a formação de mão-de-obra altamente especializada(mestre e doutores), pois estas faculdades já na graduação incentivam a isso; novamente caracterizando a terceirização da educação.

O ultimo ponto é a vantagem que o prouni traz maior capital de giro do que traria em instituições públicas, pois as instituições particulares no final buscam lucro e as públicas só arcam com custos operacionais(professores,infra-estrutura,etc). O prouni também serve para mascarar a precariedade do ensino da rede pública, fazendo com que seus alunos compitam entre si  e não mostrando o enorme abismo, também educacional entra as classes sociais brasileiras.

Podemos concluir isto como uma medida socioeconômica clássica de um "país primário" como o Brasil sempre foi, que tem suas vantagens em desvantagens. Entre as vantagens temos como a mais notável a demanda de mão-de-obra necessária aliada a um baixo custo, e como pontos negativos temos a falta de competitividade no mercado o que gera menor qualidade de profissionais, e a estagnação social, pois as classes média e alta continuam hegemonizando a educação.

O julgamento do ProUni como medida eficaz vai do que cada um julgar que crescimento socioeconômico espera do Brasil, pois o ProUni é claramente uma medida de de um país que não busca o desenvolvimento em massa de sua tecnologia, pois o deixa apenas nas mãos da classe média e alta, diminuindo o numero de "mentes", mas ao mesmo tempo garante mão-de-obra para setores especializados, o clássico emergente. Essa estratégia apresenta sólidos e promissores índices de desenvolvimento econômico, porém ainda baseado no abismo social brasileiro.

 


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