O trabalho psicopedagógico do “projeto colorir”: jogos e brincadeiras na intervenção e prevenção de conflitos escolares



RESUMO DA MONOGRAFIA - ESPECIALISTA EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

A presente pesquisa tratará da utilização de uma metodologia                           psicopedagógica  “Projeto Colorir” que desde 2003 vem trabalhando as questões da violência e do vandalismo nas escolas da grande Vitória, inspirada na Educação de Valores Humanos criada pelo professor Tsunessaburo Makiguti (1871 - 1944), que através do afeto, do conhecimento das regras e de uma proposta dinâmica e criativa desenvolve nos envolvidos a responsabilidade coletiva pelo patrimônio e pela convivência pacífica dentro do universo escolar. O trabalho psicopedagógico através de jogos e brincadeiras é uma forma particularmente poderosa de estimular as atividades mentais e que permite despertar a fantasia, a alegria e o prazer no conviver. Sendo assim, os alunos e professores que participam do projeto desde 2003 têm em sua prática e vivência técnicas de resolução de conflitos construídas a partir da realidade vivida, agregando conhecimentos e valores que superam as expectativas (psico) pedagógicas e incentivam os indivíduos a uma convivência em co-responsabilidade pela felicidade individual e coletiva da sociedade, preparando os educandos para a vida.

 

Palavras-chave: Educação. Valores. Aprendizagem e Psicopedagogia.

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Autor: José Eugênio Castro Fernandes


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