Comentário do livro: As três ecologias



UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB 

Por: José Carlos de Oliveira Ribeiro, 2006.

As Três Ecologias

No livro “As Três Ecologias" de Guattari, ele questiona que a degradação do meio ambiente e as doenças incuráveis ameaçam a vida no Planeta Terra e paralelamente ao desenvolvimento técnico-científico que cada vez mais substitui o homem. Dessa forma, é preciso pensar de maneira coerente frente a essas mudanças no Planeta, buscar meios para que homem/natureza vivem em harmonia e equilíbrio. Nesse sentido, há relação do subjetivismo com sua exterioridade, corpo e mente na luta em busca de soluções.

Para Guattari, o capitalismo impulsiona parte dos desequilíbrios ecológicos, por conta do consumismo e do querer mais. Dessa forma tem utilizado tecnologias para aquisição de capital sem se preocupar muito com as questões ecológicas, a exemplo disso, são a proliferação das centrais nucleares na França, coloca as populações em grande risco, pois uma pequena falha nessas centrais poderá" causar danos bruscos ao meio ambiente e prejudicar as pessoas e os animais. Além dos riscos permanentes há um problema maior a estocagem de agivas nucleares, para tanto, além dos países capitalistas, países que se dizem socialistas também convivem na aparência de igualdade social. pois o que acontece é o contrário, introjetaram os sistemas de valor “unidimensionalizantes" tudo é controlado pelo Estado, moda música etc. Faz o mesmo ideal de status, mas a fome continua em meio das ideologias.

É verídico que mesmo em países desenvolvidos existem uma camada cada vez maior de pessoas desempregadas, famintas e trabalhadores desvalorizados, sobretudo, de populações jovens sem nenhuma perspectiva de futuro e uma vida melhor. Portanto, de um lado vê o desenvolvimento da tecnologia capaz de resolver os desequilíbrios ecológicos, mas a tensão social continua sem providências a serem tomadas capaz de sana-las. Por mais que a população jovem ver-se deixada de lado por período Estado, ela procura subjetivar a cultura a cultura rock como forma de expressar os seus ideais, pensamentos e reivindicações, assim, como foi no início do século XIX que nos Estados Unidos os jovens da Europa estão se reproduzindo da mesma forma porem com outros meios para protestarem e cobrar do Estado o direito à dignidade que a eles o Estado deve e que foi negado por conta do preconceito racial entre outros.

Do ponto de vista do autor, as ciências precisão sempre se renovar, para que desenvolva cada vez melhores resultados, pois cada tratamento seja ele médico, educação deveria ter sempre a preocupação permanente, fazer evoluir tanto na prática quanto na teoria. Dessa forma, seria de fato uma evolução dos processos de subjetivação. Segundo o autor, precisamos aprender a aprender "transversalmente", porque a cultura e a natureza estão juntas, à medida que, aprendemos a pensar sobre cultura e natureza e entendê-las, será capaz de interpretar os problemas e apontar soluções para melhores condições de vida das populações. Daí então seria capaz de entender a palavra a subjetividade da "ecosofia" de Guattari descreve sobre mesma.

Referência Bibliográfica:

GUATARRI, Félix. As Três Ecologias.ed. 7a, ED. Papirus,2001

 

 


Autor: José Carlos De Oliveira Ribeiro


Artigos Relacionados


Matemática Ambiental

Que Economia!

Resenha Do Livro:saberes Necessários à Prática Educativa. In:pedagogia Do Oprimido

Os Desequilíbrios Psicossociais Frente Ao Mundo Moderno Capitalista E Uma Possível Mudança De Paradigmas

Credibilidade(s)

Comentário "décadas Decisivas" Da Revista Cartacapital

Resenha CrÍtica Do Livro O Direito À Cidade