Exortações de Hebreus Cap. 12



EXORTAÇÕES DE HEBREUS CAP. 12 

No capítulo anterior, o cap. 11, encontramos o relato da fé e do testemunho de vários grandes homens e mulheres de Deus. E então, o autor aos Hebreus começa dizendo: “Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos...”.

Este capítulo é um capítulo de exortação aos cristãos.

Exortação é um vocábulo que indica chamamento ou estímulo a atos e movimentação para crescimento e desenvolvimento do cristão visando a edificação e para o bem pessoal do próximo e a glória de Deus. Exortação é uma admoestação.

Nós vamos analisar alguns imperativos de Deus neste texto. Observe que os verbos aparecem no modo imperativo, indicando algo que é para ser feito mesmo – uma ordenança. 

1 – Deixemos todo embaraço e o pecado – v. 1

1 Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia...

Aqui está o primeiro passo para uma vida vitoriosa com Cristo: “deixar”. Mas deixar o quê?...

Eis a prova da verdadeira conversão: andar em novidade de vida – 2 Co 5:17 diz “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. 

Deixemos todo o embaraço, e o pecado – Abra agora a sua Bíblia em 2 Tm 2:19 - "Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade" – O embaraço atrofia e mata os embaraçados gradativamente.

O crente não pode viver embaraçado com negócios deste mundo, com coisas que lhes façam pecar. E muito menos ainda com coisas pecaminosas.

(Infelizmente tem crentes embaraçados com dívidas, dá cheques sem fundo, embaraçado no casamento, no trabalho, no trânsito...). 

(v. 1) – O pecado que tão de perto nos rodeia – o pecado é uma sombra. Enquanto estivermos nesta terra ele nos rodeará. Mas nós devemos rejeitá-lo de toda maneira. Eu quero te dizer meu irmão, minha irmã que nós cristãos somos diferentes, porque o pecado pode até ser para nós uma sombra, mas o Espírito Santo não é só nossa sombra em nós, Ele habita na minha e na tua vida. É Ele, somente Ele que pode nos socorrer e nos ajudar nesta tarefa. Nós de nós mesmos não podemos, mas Ele pode por nós. Glória a Deus! 

2 – Corramos com paciência a carreira que nos está proposta – v. 1 b

“... e corramos com paciência a carreira que nos está proposta”.

Quero comparar a vida cristã como uma corrida de atletismo, com barreiras. Quantos já viram?

Os atletas se alinham e ao comando eles então partem, determinados a vencer, cada qual na sua própria faixa. Ao final os vencedores recebem o prêmio, a honra, a coroa, a recompensa...

Na vida cristã também é assim: nos inscrevemos, nos alistamos como atletas, cada um de nós deseja vencer, receber a recompensa, e então partimos em nosso caminho. Nesse caminho há barreiras a serem vencidas e ultrapassadas. A diferença está no fato de que nós não corremos por um prêmio qualquer, não corremos por uma coroa corruptível, mas como disse o apóstolo Paulo, corremos por uma coroa incorruptível, porque ao final de nossa pista de corrida está Cristo Jesus de braços abertos para nos receber. À nossa frente está o céu e a eternidade com Deus.

Não deve haver desespero na caminhada da vida cristã. A estrada (ou a pista) é longa. Para não escorregar ou tropeçar é só ir mais devagar. Como já disse, o atleta de Cristo se absterá de tudo que o atrapalhe na corrida, para poder ganhar a coroa incorruptível – 1 Co 9:24, 25 – “24 Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. 25 E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível”.

Não devemos correr para nós mesmos, mas devemos correr para Jesus. 

O mais importante é permanecer no temor do Senhor todo dia (Pv 23:17 – O teu coração não inveje os pecadores; antes permanece no temor do SENHOR todo dia). 

3 – Olhando para Jesus – v. 2

“2 Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus”. 

Não se pode mirar nos mortais desta terra sob pena de, com certeza, nos frustarmos. Também não podemos olhar para nós mesmos, mas devemos olhar somente para Cristo, única e exclusivamente se quisermos vencer.

Em Cristo Jesus só há virtudes dignas de serem imitadas. Nele há socorro e refrigério. Mateus 17:5 b – Deus diz: “... Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o”.

Is 45:22 – “Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro”.

Na corrida de atletismo, o atleta não olha para o outro concorrente enquanto corre senão pode tropeçar nas barreiras ou sair da faixa que lhe está demarcada na pista. Olhe para Cristo! 

4 – Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores – v. 3

“3 Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos”. 

Considerai – significa: amar, temer, obedecer...

As afrontas dos pecadores caíram sobre Cristo. Sua vida foi de opressão e dor, mas ele não abriu a sua boca – Is 53:7 “Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca”.

Irmãos, a vida cristã não é uma doçura permanente. Não existe o evangelho da vida de mar de rosas. Há momentos de choro, mas a Palavra de Deus diz no Salmos 30:5 “Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”. Há calúnias contra o crente, mas Jesus disse claramente em Mateus 5:10-12 “10Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; 11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. 12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós”. (Aleluia!) - Há zombaria contra os crentes, mas a Palavra de Deus garante em 2 Timóteo 3:11 “Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o SENHOR de todas me livrou”. Há discriminação contra o povo de Deus, mas a Palavra do Senhor diz em Mateus 10:22 “E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo”.

Foi Jesus quem disse em João 16:33 “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. E depois a Palavra diz em Romanos 8:37 “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou”. 

5 – Não desprezes a correção do Senhor – v. 5

O maior erro do crente é não admitir a correção do Senhor; rejeitar crer que é falho, limitado... Quando nos julga, o Senhor cuida para que “não sejamos condenados com o mundo” – 1 Co. 11:32 diz: “Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo”. É uma correção amorosa. No salmos 119:71 o salmista diz: “Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos”.

O objetivo de o cristão ser repreendido está em permanecer participante da santidade de Deus. Veja o que diz o v. 10 – “Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade”). 

6 – Tornai a levantar as mãos fracas e os joelhos desconjuntados – v. 12

Na carreira cristã não devemos desanimar nunca. O desânimo e o cansaço espiritual são duas coisas do maligno que não devem fazer parte de nossas vidas. Cuidado com isso! Mas, glória a Deus que quem nos fortalece é o Espírito Santo. Ele é o nosso Ajudador. Achegai-vos a Ele, irmãos e Ele se chegará a vós outros.

Levantar as mãos significa dizer: pedir socorro, apelar para Deus. Os joelhos desconjuntados devem ser refeitos na oração. É tempo de renovação.

A determinação de 'não canseis' deve atingir a totalidade do homem: mãos, joelhos e pés! Estes membros, por sua vez, são os responsáveis pela movimentação do homem, o que remete a veredas, desviar e seguir dos versos 12 e 13. 

7 – Fazei veredas direitas para os vossos pés – v. 13

Significa dizer: andar em santidade, ter vida reta, fugir do pecado; não sair do traçado da pista da corrida.

Como lemos em Provérbios 4:11,12 – “11No caminho da sabedoria te ensinei, e por veredas de retidão te fiz andar. 12 Por elas andando, não se embaraçarão os teus passos; e se correres não tropeçarás”, assim devemos proceder. Não tropeçar e não se embaraçar dependerá de por onde estamos caminhando e se o nosso caminho está iluminado. Como disse o salmista no Salmos 119:105 “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho”. Deixe a Palavra de Deus iluminar o teu caminho. 

8 – Segui a paz com todos e a santificação – v. 14

É quase impossível desfrutar de paz com todas as pessoas, mas o esforço deve ser feito nesse sentido. Diz a Palavra em Romanos 12:18 “Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens”. Tratar com dignidade, andar a segunda milha e orar pelo nosso semelhante são chaves poderosas para se ter paz com todos. 

Paz e santificação – as duas coisas estão relacionadas. Só sou santificado quando no meu coração habita a paz de Deus – A paz que excede a todo o entendimento.

(Pv 16:7 – “Sendo os caminhos do homem agradáveis ao SENHOR, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele”).

A santificação é um processo crescente de aumento na comunhão e intimidade com o Senhor; é participar de seus segredos e natureza – afastando-se do mal. Para ver o Senhor é necessária uma vida de santidade que deve ser construída a cada segundo do nosso viver.

Esses são alguns dos versículos imperativos e convidativos de Deus, a todos os que desejam ter uma vida frutífera, harmônica e vitoriosa. Aos que desejam ser usados pelo Espírito Santo de Deus e estar habilitados ao encontro com o Senhor Jesus Cristo em sua vinda. 

Oração:

- Para que Deus fortaleça a igreja, cada irmão ou irmã que esteja se sentindo fraco, desanimado...

- Para que Deus renove, restaure...

- Que o Espírito Santo nos ajude a vencer na carreira, que Ele nos ajude a romper e a chegar.

- Repreendendo todo espírito de egoísmo, de egocentrismo, de falta de amor... de falta de sensibilidade espiritual para com as vidas...

Não existe evangelho sem proclamação” – Unge os lábios de cada pessoa para proclamar as tuas boas novas...

- Para que o Senhor nos ensine a amar como Ele... Que Deus ponha o Seu amor em nossos corações...

- Que Deus abra a nossa visão para ver a grandeza da Sua misericórdia, da Sua bondade... de nos dar tantas coisas... de estarmos vivos...

- Para que o Espírito Santo nos ajude a ser santos, a andar em santidade... 

Por Cirlley Bandeira - [email protected]


Autor: Cirlley Bandeira


Artigos Relacionados


Estudo Sobre Primícias

Inflação

Aprendizados Bíblicos Sobre A Oração (parte 7 De 7)

Aprendizados Bíblicos Sobre A Oração (parte 2 De 7)

Eu Sou A RessurreiÇÃo E A Vida

Uso Racional De Medicamentos

Liberdade! Liberdade!