Verão x boa forma



Verão X Boa Forma

 

Wanderson Vitor Boareto

Graduado em História e Bacharel em Direito, Pós Graduado em História e Construção Social, Docência do Ensino Superior e Educação Empreendedora.

 

Resumo

  O corpo perfeito e a beleza nunca foram tão discutidos e incentivados pelos meios de comunicação. A questão são as formas e os padrões de beleza que cada dia ficam mais exigentes. O bom viver pede uma atividade física e uma alimentação balanceada, além do acompanhamento por profissionais da área; a questão principal é o preço que se paga para ter o corpo ideal e a boa forma.

 

Palavras Chave

Beleza, Corpo Perfeito, Saúde, Profissionais, Academia

 

No Brasil atual, a boa forma é divulgada e propagada em todas as camadas sociais. É sem dúvida uma das indústrias mais lucrativas da modernidade. Por trás da boa forma milhares de empregos diretos e indiretos surgem diariamente em todo o mundo.

    A questão é: “que preço se paga pare ter beleza e a boa forma?”. No mês de janeiro, as academias de ginástica têm um aumento de mais de 30% de novas matrículas para as várias atividades oferecidas, todos querem perder aqueles quilinhos que estão sobrando ou melhorar de alguma forma o corpo. Esta busca pela beleza é motivada por três fatores: o verão e a pouca roupas, clubes e praias e o carnaval que é uma das festas mais populares do Brasil.

    No entanto, o uso de anabolizantes é ainda constante, principalmente pelos adolescentes que são mais inconsequentes devido á idade e a cobrança sofrida pelo meio. O que mais assusta os estudiosos do assunto é a comercialização dos anabolizantes e dos suplementos alimentares, realizada pelos profissionais da área, ou seja, os professores e proprietários de academias, que nesse caso só pensam no lucro gerado, permitem essa prática ilícita já que os lucros são exorbitantes.  Mesmo sabendo dos riscos á saúde, essa prática é ainda incentivada pelos amigos e garotas que fazem certas exigências pelo corpo perfeito, muitas vezes inspirados nas novelas juvenis e nas revistas de moda.  

    Não há dúvida de que a prática de exercícios físicos é importante para o desenvolvimento dos adolescentes e a manutenção dos adultos e idosos, para que possam ter uma vida saudável. A orientação deve ser feita por um profissional habilitado e uma academia devidamente capacitada para suprir as necessidades dos indivíduos que  propõem o treinamento. No entanto, a avaliação física e a passagem por um médico para se iniciar um bom treinamento é indispensável. Vale salientar que não existe milagre, o corpo desejado leva tempo e a boa forma requer um treinamento contínuo e não somente as “febres de verão”.

     Existem ainda os “atletas” de fim de semana, indivíduos que levam uma vida semanal sedentária e aos sábados ou domingos jogam futebol, fazem caminhada, andam de bicicleta ou qualquer outro esporte, porém essa prática pode gerar riscos a saúde, por que na maior parte das vezes não há  acompanhamento de um profissional.

      Há uma diferença na realidade de cada indivíduo, ou seja, cada pessoa deve adaptar-se ao melhor para sua vida. Lembrando do filósofo grego Aristóteles que nos ensina: “A virtude está no meio termo”. Quer dizer: tudo na medida certa, sem sofrer e com prazer na vida que leva e no corpo que tem.

Bibliografia

Aristóteles, Política, Ed Nova Cultura, 1999, São Paulo – SP

Aristóteles, Poética, Ed Nova Cultura, 1999, São Paulo – SP

VÁZQUEZ,  Adolfo Sánchez,  Ética, Ed Civilização Brasileira, 2005, Rio de Janeiro - RJ

 

 

 

 


Autor: Wanderson Boareto


Artigos Relacionados


Os Dois Evoluem

Incentivos

Uso Racional De Medicamentos

O Espírito Modela

Sinta Minha Dor

Inexplicável

A Destinação Da Sabedoria