Mundo doente



Em meio a era tecnológica onde cientistas estão perto de encontrar a chamada "partícula de Deus", onde engenheiros da Microsoft iram desenvolver uma nave gigante que tera capacidade para realizar voos tripulados ao espaço.
Em meio a tanta tecnologia, que sem dúvida alguma é muito importante para o desenvolvimento, eu me pergunto, como pode sermos capazes de tamanha evolução nas áreas de tecnologia e ao mesmo tempo ainda sermos atrasados em relação a desigualdade social.  O Brasil econômico se distancia do Brasil social e isso faz do nosso país um líder em desigualdades sociais. No Brasil a desigualdade é uma das mais sérias do mundo, todos os dias vemos violência, moradores de rua, preconceito, proatituição infantil. Lendo sobre sociologia pude ver alguns  pontos positivos e negativos do capitalismo. Entre os pontos positivos estavam a evolução da tecnologia e da medicina, o liberalismo econômico, a oportunidade de investir seu dinheiro da maneira desejada, a propriedade privada.
Se você perguntar para alguém os pontos negativo do capitalismo, rapidamente a pessoa dirá que é a desigualdade causada por esse sistema, que o capitalismo apenas visa o lucro e assim ignora a parte ‘humana’ das pessoas, um sistema que valoriza mais o TER do que o SER. A desigualdade nos acompanha a muitos séculos e sempre sem solução.
Seria bom se começarmos a pensar que ser é melhor e ter.
Como falara Renato Russo, um dos mais geniais compositores - " quem me dera, ao menos uma vez, que o mais simples fosse visto como o mais importante, mas nos deram espelhos e vimos um mundo doente".


Autor: Samara Pradie Bertoldi


Artigos Relacionados


Pontos Positivos E Negativos Da Tecnologia

Desigualdade No Brasil

A ProduÇÃo E A ReproduÇÃo Da Pobreza No Meio Rural E Urbano

Desigualdade Social

O Brasil Está Mais Igual

Brasil Desigualdade

A Desigualdade Romantizada