De quem é a culpa



Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Câmpus Naviraí
Texto Crítico referente á disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica I
Professora: Michelle Milhorança Moreira Schneider
Acadêmica: Ana Caroline da Silva Sales- 2º Semestre de Pedagogia


De quem é a culpa

 Atualmente tem-se discutido muito a respeito da educação, esta que é de suma importância para o desenvolvimento de um país. Vários fatos vêem acontecendo que está prejudicando-a.

Muitas pessoas só sabem criticar, dar palpites,mas soluções ninguém encontra, deixam tudo por conta do governo que sozinho não resolve nada. De quem será a culpa da educação estar assim, será dos pais que querem que a escola seja “mil e uma coisas”, como: consultório, assistência social, local de entretenimento; da escola que não tem recursos para atender a população; do governo que não provém estes recursos. Muito não tem esta resposta, mas acredito que deveriam os principais interessados desta história agissem juntos para resolverem a situação.

 

A cada dia que passa as famílias estão mais distantes, pais não participam da vida de seus filhos, deixando-os carentes e querendo chamar atenção, não tem tempo para educá-los e querem que o professor junto da escola faça isso. E por isso acham-se no direito de os cobrarem por que seus filhos irem  mal na escola, e culpam o professor por isto, ao invés de participar mais da vida das crianças e ver o que realmente acontece com eles.

O grande problema é que estas crianças que estão carentes querem uma total atenção, e fazem de tudo para tê-la, não respeitam mais os professores, chegam até a agredi-los, o professor não pode agir, pois a Lei praticamente não existe para ele, se algo ocorre é a palavra do aluno contra a dele, sendo que a do aluno prevalece. O professor não tem mais autoridade dentro da sala e ainda tem que responderem por isso. E não são só as crianças que desrespeitam o professor, mas também os pais delas, elas apenas seguem o modelo que aqueles praticam. Os pais tratam o professor de maneira negativa na frente das crianças que também se sentem no direito de refazerem o ato.

A escola não possui meios de atender a todas as necessidades das crianças, não recebem apoio e verbas o suficiente, não pode fazer um papel que não é delas, e mesmo assim as pessoas não compreendem a culpam sempre.

Acredito que se houvessem um consenso tudo se resolveria, o governo deve cada vez mais investir na educação, o que também pode ser um retorno para ele mais tarde. A escola junto da família deve acompanhar o desenvolvimento da criança, mas cada um em seu devido lugar, junto somando para o crescimento dela. Quando tudo o que prejudica o bom andamento da educação estiver resolvido esta será perfeita.  

 

 

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Autor: Ana Caroline Da Silva Sales


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