Fichamento texto de Gatti, Bernardete Angelina



GATTI, Bernardete Angelina. A produção da pesquisa em educação no Brasil e suas implicações. In:______ A Construção da Pesquisa em Educação no Brasil. Brasília: Plano Editora, 2002.  p. 09-40.

 Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Câmpus Naviraí

Curso: Pedagogia/ 2º Semestre

Disciplina: Trabalho Acadêmico

Professora: Michelle Milhorança Moreira Schneider

Acadêmicas: Ana Caroline, Jaqueline de Paula e Taís Caetano

 

Fichamento Bibliográfico

 “Pesquisa é o ato pelo qual procuramos obter conhecimento sobre alguma coisa” (GATTI, 2002, p. 9). Então, pesquisar é o ato de se buscar o conhecimento sobre algo, serve para suprir nossas necessidades, esclarecer dúvidas, ampliar o conhecimento ou ajudar a fazer escolhas. Devemos ir além dos fatos, não se contentar com o primeiro resultado, mas ir sempre em  busca de novas informações.

“Não há um modelo de pesquisa cientifica, como não há o método cientifico para o desenvolvimento da pesquisa” (GATTI, 2002, p. 11). Ou seja, tudo irá depender do pesquisador e as escolhas feitas por ele, os métodos serão o que ele escolher.

“Na pesquisa, muito importante são os dados com que trabalhamos” (GATTI, 2002, p. 11). Diz respeito a que recursos e métodos o pesquisador irá analisar, o que será levado em consideração, e não deixando de verificar a veracidade destas fontes.

“Pesquisar em Educação significa trabalhar com algo relativo a seres humanos ou com eles mesmos, em seu próprio processo de vida” (GATTI, 2002, p. 12). A pesquisa em educação não consiste em analisar questões ligadas à educação humana e sim abranger questões filosóficas, sociológicas, psicológicas, políticas, biológicas, administrativas, etc., afirma Gatti.

A pesquisa começa a desenvolver-se no Brasil com a criação do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), que servia de auxilio na construção e formulação de pesquisas no país. E em seguida com conferências de educação desenvolvidas pela ANPED (Associação Nacional de Pesquisa de pós-graduação em Educação) que tinha finalidade de desenvolver e consolidar o ensino de pós-graduação e da pesquisa em educação no Brasil.

“A pesquisa educacional traz desafios teóricos e metodológicos que permanecem em aberto” (GATTI, 2002, p. 22). Precisamos analisar a forma de coletar os dados necessários à construção da pesquisa, tendo que saber ao certo o que se quer pesquisar.

“A pesquisa não pode estar a serviço de solucionar pequenos impasses do cotidiano, porque ela, por sua natureza e processo de construção, parece não se prestar a isso, vez que o tempo da investigação científica, em geral, não se coaduna com as necessidades de decisões mais rápidas” (GATTI, 2002, p. 23).

E por parte das instituições de ensino falta o apoio à pesquisa educacional, estão preocupados somente em dar diplomas, não se preocupam se há um aprendizado. No final da década de 80 e início dos anos 90 é que ocorreram as mudanças, que se deu com a criação dos programas de mestrado e doutorado, estes que davam incentivos às pesquisas e faziam mais cobranças ao aluno.

Um dos maiores problemas na realização das pesquisas é o uso dos métodos, pois não se é discutido com profundidade o uso destas técnicas. Métodos estes podendo ser quantitativos ou qualitativos.

“A pesquisa nos serve a cima de tudo para dar uma base de entendimento sobre uma realidade e a partir disso transformá-la”. (GATTI, 2002, p. 33). Não somente para obter e ampliar conhecimento a pesquisa também nos auxilia na compreensão da realidade, num melhor entendimento do que nos rodeia e que muitas vezes não entendemos, fazemos então uma pesquisa para melhor se informar e através disto poder dar nossa opinião com base e argumentos pesquisados, abordando dados críticos e através deles dar sugestões de possíveis melhoras, não apenas levantando o problema, mas propor sugestões de melhorias.

 

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Autor: Ana Caroline Da Silva Sales


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