Vestibular: Uma Etapa Da Vida



Chegou a véspera do vestibular. Às vezes temos a sensação de que o ano voou e os ponteiros do relógio bateram o recorde dos 100 metros rasos. Devemos nos lembrar que não temos o poder de controlar tudo, e o vestibular é um desses eventos que estão além do nosso controle.

Durante a preparação anual, a carga emocional pode ser tão pesada que alguns vestibulandos ficam deprimidos, o que facilita o surgimento de intensos períodos de desgaste físico, psíquico e emocional. Todos esses sintomas podem intensificar-se com a aproximação da data marcada para o primeiro dia de prova. E então, o que fazer para manter a serenidade? Gostaria de achar a fórmula mágica para resolver essa questão, mas uma possível solução deve ser pensada com muita prudência.

Todo evento que tem uma elevada importância em nossas vidas, também vem acompanhado de ansiedades e expectativas que são inerentes a todo ser humano. Essas expectativas podem estar atreladas a sentimentos de necessidade de auto-afirmação, capacidade, grandeza e preservação da auto-estima. A partir daí podemos imaginar a complexidade de fatores que se colocam presentes na cuca do vestibulando às vésperas da prova.

Repense a sua vida e planeje suas metas, dando o melhor de si para conseguir o que você quer. Tente por um breve instante esquecer que o vestibular existe. Pois o mundo é muito maior que o vestibular.

O vestibular é apenas um, dos muitos desafios que você já enfrentou e irá enfrentar futuramente. O vestibular não é uma forma de avaliar a grandeza, plenitude e muitas qualidades magníficas que um ser humano possui. O vestibular é apenas uma forma rápida de selecionar alunos mais aptos para cursar uma faculdade.

Entrar para universidade é algo importante, dê o melhor de si para que isso aconteça, mas lembre-se: o valor do homem como pessoa integral é maior que qualquer representação fragmentada de suas realizações. Por não perceber isso, muitos jovens acabam supervalorizando o vestibular, criando fantasias em torno de uma possível reprovação. Não sou digno de ser amado, eu não tenho valor, será que sou importante para minha família? são algumas dessas fantasias.

Como sugere Goldoni: O mundo é um belo livro, mas pouco útil para quem não o sabe ler. Portanto aprenda aos poucos a ler o livro da vida, e dê o melhor de si nesta batalha. Batalha que com certeza não será a única, pois você terá diversas oportunidades de crescer e amadurecer ao longo do tempo. E é isso que faz a vida valer a pena.

Autor: Thiago Mucenecki


Artigos Relacionados


Como Aprender Inglês - Tenha Objetivos

Como As Escolas Preparam Os Alunos Para O Vestibular

Como Passar No Vestibular Da Usp E Unicamp

Ser Universitário é Se Antecipar Aos Acontecimentos Do Mundo

No Que Focar, Concursos Públicos Ou Vestibular ?

Vestibular Como Meio De Conscientização?

Política De Cotas Inclusão E Exclusão